10 dicas para acabar com a retenção de líquidos

10 dicas para acabar com a retenção de líquidos

A retenção de líquidos pode acontecer por diversas razões, se não estiver atrelada a nenhuma patologia grave. Algumas dicas podem ser preciosas para que o corpo retorne ao estado de equilíbrio hídrico. Quer saber o que fazer quando estiver com inchaço no corpo? Leia este conteúdo que foi desenvolvido para você acabar com a retenção de líquidos!

Índice
  • Por que acontece a retenção de líquidos?
  • 10 dicas de como acabar com a retenção de líquidos
  • O que fazer com a retenção de líquidos na gravidez?
  • Principais causas da retenção de líquido

 

Por que acontece a retenção de líquidos?

O corpo humano está constantemente acionando mecanismos para manter seu equilíbrio. A retenção de líquidos, muitas vezes, ocorre porque o organismo está regulando os níveis hídricos e a concentração de sais da parte interna da célula com sua região extracelular.

O fluxo de água corporal tem vários reguladores – e o sistema hormonal das mulheres afeta esse fluxo em maiores proporções que os homens. Esses hormônios aumentam as concentrações de sódio e água durante o ciclo menstrual, na gravidez e quando se toma anticoncepcional.

Outros sistemas que também são pertinentes na retenção ou obstrução de líquidos são o sistema cardíaco, venoso, renal e hepático. Caso o inchaço seja assimétrico, ou seja, só esteja presente em uma perna ou venha acompanhado por outros sintomas, como vermelhidão, dor, febre ou pressão no peito, a busca por orientação médica deve ser imediata. Em casos de outras dúvidas ou suspeita de patologias, o aconselhado é falar com seu médico de confiança, ok?

10 dicas de como acabar com a retenção de líquidos

1. Reduzir o sódio

O sal é formado por cloreto de sódio, que, em excesso, pode causar retenção de líquidos. O quadro de inchaço pode ser pontual ou crônico. De qualquer forma, aderir uma alimentação com menos sal vai trazer melhorias para a saúde. 

2. Beber mais água

Aumentar a ingestão de água pode equilibrar, diluindo o teor de sais minerais no corpo, caso essa seja a causa da retenção de líquidos. O rim é o responsável por adequar a equação e a concentração entre água e sais minerais. Quando a água estiver escassa, será contida e, em excesso, será eliminada através da urina.

3. Alimentos processados e ultraprocessados

Muitos dos produtos alimentícios processados e ultraprocessados apresentam altas concentrações de sal, açúcar e gordura. No processo de digestão, o corpo retém mais água que o habitual para eliminar esses excessos. A melhor solução é evitar os produtos processados, principalmente alimentos e temperos que já estão prontos.

4. Reduzir álcool

As bebidas alcóolicas tem efeito diurético, porém, esse efeito não é benéfico. A ação diurética das bebidas alcoólicas deixam o corpo desidratado, logo, quando o corpo percebe que está se desidratando, começa a reter água. É como se você fosse notificado que ficará um dia sem receber água encanada. A sua primeira ação será economizar o máximo que der de água para conseguir fazer sua higiene básica e talvez lavar alguma louça. 

5. Praticar atividade física

A prática de atividade física é excelente para que o sangue e a água circulem pelo corpo. O nosso coração tem uma função muito louvável de impulsionar o sangue com oxigênio para todas as células e depois trazer o sangue sem oxigênio até o pulmão, onde será novamente oxigenado. Esse fluxo sanguíneo não para até o último suspiro de vida, porém o coração não trabalha sozinho. O músculo da panturrilha, por exemplo, auxilia a pulsar o sangue de volta ao coração. De maneira geral, ter massa muscular, principalmente dos membros inferiores, é excelente para a circulação sanguínea.

6. Repousar

Quando os pés e pernas estão inchados, podemos usar a força da gravidade ao nosso favor. Ao ficar deitado na horizontal e apoiar os pés em almofadas no nível acima do coração, será mais fácil para o corpo retomar o equilíbrio hídrico. Sem contar que relaxar é muito importante e necessário quando se passa muitas horas em pé ou sentado.

7. Fazer massagem

Quando o repouso não é o suficiente, a auto massagem ou drenagem linfática pode ser a solução. Se o corpo não consegue sozinho eliminar o excesso de líquidos, ter essa ação mecânica da massagem é super positiva.

8. Manter uma alimentação saudável

Alimentação saudável: 10 dicas para acabar com a retenção de líquidos

A alimentação saudável é essencial na eliminação do excesso de líquido. Priorizar frutas frescas, vegetais, alimentos integrais e carnes não processadas, assim como  evitar frituras, açúcares, carboidratos refinados e bebidas industrializadas é muito importante. Esses alimentos saudáveis são repletos de nutrientes essenciais, que são as ferramentas necessárias para que seu corpo opere de maneira sadia. 

Aqui na Ocean Drop você encontra muitos produtos que vão auxiliar você no estilo de vida saudável! Todos os suplementos são veganos e desenvolvidos com o melhor que a natureza oferece, fazendo o bem para o corpo e o planeta.

9. Suplementação de magnésio e vitamina B6

A retenção de líquidos em mulheres durante o período pré-menstrual foi amenizada quando suplementadas com magnésio e vitamina B6 durante um estudo científico. Outros sintomas também foram reduzidos, como ansiedade e depressão.

10. Infusões e extratos de fitoterápicos

A infusão de ervas, popularmente chamada de chá, é uma abordagem antiga e muito conhecida. O poder medicinal das plantas, como salsa, hibisco, stévia e dente de leão tiveram seu efeito diurético relatado por diversos estudos científicos. A orientação de quantidade, frequência e dosagem deve ser orientada por profissionais da saúde habilitados. Lembrando que algumas ervas não são recomendadas para gestantes e lactantes. Além disso, podem apresentar interação medicamentosa.

O que fazer com a retenção de líquidos na gravidez?

Principalmente no último trimestre da gravidez, a retenção de líquidos bastante é comum. Apesar de ser normal, é uma sensação desagradável – e algumas dicas podem abrandar os sintomas. 

Fazer repouso, ingerir água e praticar uma alimentação saudável é importante em toda a gravidez e na amamentação. Já o uso de suplementos, chás, infusões, fitoterápicos e a prática de atividade física deve ser supervisionado e orientado pela obstetra. 

Principais causas da retenção de líquido

  • Excesso de sal; 
  • dias muito quente; 
  • ficar muito tempo em pé ou sentado; 
  • deficiência nutricional; 
  • alergias alimentares;
  • efeito colateral de medicamentos; 
  • insuficiência cardíaca, renal, venosa ou hepática;
  • pós-cirúrgico; 
  • disfunção hormonal ou uso de hormônios, como anticoncepcional.

Gostou?

O conteúdo auxiliou você a resolver a retenção de líquidos e como ter mais saúde e qualidade de vida? Espero que sim! Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva nos comentários.

Aqui no Blog da Ocean Drop você encontra muitos outros assuntos sobre o estilo de vida saudável. Quer mais dicas?

Clique aqui e faça o teste para descobrir quais suplementos são ideais para seus objetivos!

Referências

Conteúdo escrito por Vitória C. Diehl, cozinheira chef pela univali e estudante do 7˚ semestre de nutrição na unopar. Atua na área de gastronomia desde 2012 e produção de conteúdo para área da saúde desde 2021

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível