7 Alimentos Termogênicos Naturais para Emagrecer

Eliminar gordura sem comprometer a saúde é o objetivo da maioria das pessoas. Nessa busca por mais qualidade de vida e bem-estar, existem algumas dicas imprescindíveis — e uma delas é o consumo de alimentos com ação termogênica natural. Isso mesmo! Há diversos tipos de comidas e bebidas que você pode facilmente introduzir no dia a dia para obter efeito termogênico no corpo.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? A seguir, vamos explicar mais sobre os seguintes pontos: 

  • o que é um alimento com ação termogênica;
  • 7 tipos de alimentos termogênicos;
  • benefícios;
  • como completar a dieta com superalimentos.

Aproveite todas as dicas e informações para você ter mais saúde e energia!

O que é um alimento termogênico natural?

Quando dizemos que alguns alimentos possuem ação termogênica natural, significa que eles têm a capacidade de elevar a temperatura do corpo e acelerar o metabolismo — duas condições diretamente ligadas à perda de peso.  

Porém, atenção: apenas o consumo desses tipos de alimento não é capaz de fazer milagres. Quem deseja eliminar gordura também precisa balancear a dieta com a prática de atividades físicas.

7 alimentos com ação termogênica natural para a sua dieta

Seu objetivo é a perda de peso? Então você pode começar introduzindo alimentos com  ação termogênica natural no seu cardápio e priorizá-los na dieta. Não faltarão alternativas para todas as refeições! Veja abaixo sete opções:

1. Pimenta

Você gosta de pimenta? Agora você já sabe que ela também é uma ótima aliada para a perda de peso. O seu sabor característico é consequência de duas substâncias presentes na sua composição: a capsaicina e a piperina.

A piperina é antioxidante, com propriedades anti-aging, que ajudam a manter o desempenho. Ela também estimula a produção de melatonina e ácido gástrico, atuando na função digestiva. Já a capsaicina tem uma potente ação termogênica, que provoca o auxílio no aumento da temperatura corporal e na aceleração do metabolismo.

2. Matchá

O Matchá é da mesma família do chá verde, mais puro e concentrado, feito com as folhas ainda jovens da Camellia sinensis. Ele tem altas concentrações de antioxidantes, L-teanina e cafeína quando comparado a outros tipos de chás comuns. É recomendado para quem precisa daquela dose de energia extra para os treinos, necessita de mais concentração e uma ajudinha para a aceleração do metabolismo.

3. Canela

A canela é uma especiaria deliciosa, utilizada como tempero em diversas preparações e que também oferece efeito termogênico. Ela estimula o gasto calórico durante a digestão e o processo metabólico do organismo. Além disso, sua ação anti-inflamatória faz com que ela seja bastante recomendada para pessoas obesas, uma vez que possuem um quadro de inflamação crônica.

4. Café

O café é uma verdadeira paixão nacional, não somente pelo sabor, mas também por auxiliar no aumento de energia. Ele ajuda a acelerar o metabolismo, reduzir a sensação de fadiga, inibir o sono e promover um estado maior de atenção.

5. Cacau

O cacau não precisa ser, obrigatoriamente, um bombom delicioso e cheio de açúcares. Ele, em sua composição em pó, é super versátil e pode ser usado para fazer bolos e biscoitos funcionais. Assim como o café, contém cafeína. Ou seja, um termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura.

6. Gengibre

O gengibre é considerado um excelente alimento com ação termogênico natural por ajudar a acelerar o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia. Além disso, ele tem potencial diurético e ajuda no processo da digestão, atuando contra a azia e os gases intestinais. Experimente tomar água mineral com gengibre durante o dia!

7. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é um ótimo acompanhamento para saladas porque deixa tudo mais gostoso. Ele também é rico em ácido acético e fibras solúveis. E o que isso significa? O ácido acético inibe a ação de algumas enzimas que digerem carboidratos, ou seja, diminui a absorção desse macronutriente. Já as fibras se encarregam de aumentar a saciedade. 

A variedade é excelente, afinal, você pode preparar muitos tipos de pratos e até mesmo bebidas. Tudo de uma forma saudável e, é  claro, para ajudar na perda de gordura corporal.

Outros benefícios desses alimentos

Você já viu que um alimento com ação termogênica natural é uma excelente fonte de energia, né? Isso significa que eles deixam as pessoas mais dispostas e despertas para encarar as tarefas do dia a dia. Também ajudam no aperfeiçoamento dos exercícios físicos, potencializando seus efeitos no organismo.

Como complementar a dieta com superalimentos?

O Matchá, citado na lista de alimentos termogênicos, é considerado um superalimento. Na nossa loja ele está disponibilizado no formato de pó e pode ser consumido quente ou frio. Para prepará-lo é muito fácil: apenas dilua o conteúdo em água!

Outra opção interessante, se você procura um complemento alimentar com a finalidade de auxiliar no emagrecimento, é o Naturbio!

Ele contém quatro ingredientes — Spirulina, Psyllium, Berinjela Liofilizada e Ágar-ágar —, todos com uma composição nutricional incrível, que auxilia no aumento da saciedade e melhora das medidas antropométricas. 

Um exemplo do poder de um destes superalimentos foi relatado em um estudo disponível no PubMed. Nele, foi observado que o consumo de Spirulina melhora eficazmente as medidas antropométricas e os distúrbios metabólicos relacionados à obesidade em indivíduos saudáveis ​​obesos ou com sobrepeso. Incrível, né?

Aproveite para conhecer esses e outros tipos de superalimentos na loja da Ocean Drop e Bloom Bits! Caso tenha dúvidas, fique à vontade para comentar. Continue acompanhando outras como essas dicas aqui no blog para ter uma vida mais saudável!

Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.