Spirulina emagrece?

Spirulina emagrece?

O processo de emagrecimento é realmente complexo e desafiador, mas felizmente existem recursos que podem contribuir para que a perda de gordura aconteça – e tomar Spirulina é um deles! Há diversos mecanismos envolvidos no emagrecimento que podem ser aprimorados pelo consumo dessa cianobactéria, também conhecida alga verde-azulada. Descubra, a seguir, se Spirulina emagrece e como tomar Spirulina para emagrecer.

Índice
  • A relação entre a Spirulina e o emagrecimento
  • Spirulina emagrece?
  • Como tomar Spirulina para emagrecer?
  • Receitas com Spirulina para emagrecer
  • Perguntas frequentes
    • Spirulina emagrece quantos quilos?
    • Chlorella e Spirulina juntas ajudam no emagrecimento?
    • Spirulina e Psyllium juntos auxiliam no emagrecimento?

 

A relação entre a Spirulina e o emagrecimento

O primeiro ponto de conexão entre a Spirulina e o emagrecimento está no fato de que ela é bastante baixa em calorias e densa em nutrientes. Uma colher de sopa dessa cianobactéria possui, em média, apenas 20 calorias. Portanto, dificilmente o seu consumo irá interferir no déficit calórico e nos resultados do emagrecimento. Em adição a isso, incluir a Spirulina em uma dieta de baixa caloria pode ajudar a perder peso sem perder nutrição, pois há uma boa quantidade de nutrientes em uma pequena quantidade dessa alga.

Um outro fator de relação entre Spirulina e emagrecimento é sobre a redução do apetite. E essa relação não é tão nova assim! Em 1981, as primeiras páginas do jornal americano National Enquirer anunciaram a publicação do livro: “Louvor médico: uma pílula dietética segura – você não sentirá fome”. O artigo relatava sobre a incrível capacidade da Spirulina de inibir o apetite de forma segura. Foi a partir disso, que o consumo de Spirulina para o emagrecimento ganhou força nos Estados Unidos.

Boa parte desses efeitos da Spirulina sobre o emagrecimento foram estudados pela ciência contemporânea que confirmaram os efeitos dessa alga verde-azulada sobre a perda de gordura.

Spirulina emagrece?

Para o emagrecimento ocorrer, é preciso ingerir menos calorias do que se gasta, ou seja, é preciso estar em déficit calórico. Esse déficit precisa se manter por um tempo, pois o emagrecimento é um processo crônico. Dito isso, há uma porção de estratégias para sustentar uma dieta baixa em calorias pelo tempo necessário. Lembrando que uma dieta baixa em calorias não deve significar uma dieta baixa em nutrientes.

Segundo os resultados de um estudo duplo-cego controlado por placebo, a Spirulina pode ajudar no emagrecimento e manutenção do peso. Os participantes do estudo estavam com sobrepeso e tomaram suplemento de Spirulina regularmente durante 3 meses. Ao final, os índices de massa corporal e o peso na balança diminuíram significativamente.

Para reforçar o achado anterior, uma revisão sistemática mostrou que a suplementação de Spirulina causou a redução expressiva do peso corporal, circunferência abdominal e percentual de gordura de participantes com obesidade e sobrepeso.

Além disso, a suplementação de Spirulina também pode ajudar no exercício físico, que é um dos fatores indispensáveis para quem busca emagrecer. Um estudo identificou que a suplementação dessa alga melhorou o efeito do exercício entre participantes obesos. A perda de peso, o tempo para atingir a fadiga e o início do acúmulo de lactato no sangue foram melhorados após a suplementação. Os resultados desse estudo atestaram que a Spirulina foi capaz de melhorar sinergicamente os efeitos do exercício sobre a composição corporal e os parâmetros de aptidão cardiorrespiratória em indivíduos com sobrepeso e obesidade. Isso é especialmente importante para o emagrecimento, pois sabe-se que o exercício físico contribui positivamente para uma maior mobilização de gordura como fonte de energia.

Efeitos de redução do apetite também já foram relatados em alguns estudos sobre a Spirulina. A suplementação de 1 g por dia da alga azul por 12 semanas demonstrou ser eficaz na modulação do peso corporal e do apetite. Essa supressão do apetite se deve principalmente ao aminoácido L-fenilalanina presente na Spirulina, o que já foi demonstrado em estudos.  

Como tomar Spirulina para emagrecer?

Para que a Spirulina contribua para o emagrecimento, é necessário associar o seu consumo com uma dieta hipocalórica e uma rotina de exercícios físicos. O nutricionista é o profissional da saúde mais adequado para planejar uma dieta de déficit calórico que seja o mais sustentável possível no longo prazo, além de recomendar a dose mais adequada de Spirulina para cada indivíduo. Para emagrecer de forma efetiva, a Spirulina pode ser incluída na alimentação em forma de pó ou em cápsulas/tablets.

A Spirulina em pó pode ser simplesmente ingerida com água ou adicionada a preparações, como bolos, pães, mingau, iogurtes, vitaminas, frutas, entre outros. Algumas pessoas preferem misturar o pó de Spirulina em receitas devido ao seu sabor marcante que pode ser desagradável a alguns paladares. O mais legal de incluir esse superalimento em receitas é que ela proporciona uma vívida coloração verde-azulada aos alimentos.

A Spirulina em cápsulas/tablets nada mais é do que o pó de Spirulina encapsulado ou comprimido. Além do consumo ser mais prático, nesse formato é possível ter um controle maior sobre a quantidade de Spirulina que está sendo ingerida. Para aquelas pessoas que não gostam do seu sabor,  tomá-las em cápsulas é uma boa solução.

A maioria das recomendações sugerem que o consumo de Spirulina deve ser de 15 minutos a 1 hora antes das refeições. A intenção é suprimir o apetite, tornando fisicamente mais fácil manter as porções das refeições sob controle. Tanto em pó quanto em cápsulas/tablets, cada pessoa pode escolher o formato de consumo de Spirulina que funciona melhor de acordo com seus hábitos alimentares, preferências e rotina.

Receitas com Spirulina para emagrecer

Há diversas receitas deliciosas que incluem a Spirulina em pó como ingrediente e que podem auxiliar no emagrecimento, proporcionando saciedade e muitos nutrientes. Você também pode abrir as cápsulas de Spirulina e usar sua criatividade. Aprenda três receitas fáceis e muito nutritivas  a seguir:

Smoothie proteico com Spirulina

Ingredientes: 1 banana madura congelada, ½ maçã, espinafre a gosto, 1 colher de chá de Spirulina em pó, 1 colher de sopa de linhaça moída, gengibre fresco a gosto, suco de 1/2 limão espremido, 1 scoop de suplemento de proteína em pó (pode ser do soro do leite ou proteína vegetal) e 240 ml de água.

Modo de preparo: adicione todos os ingredientes em um liquidificador de alta potência e bata até ficar homogêneo e cremoso. Sirva em um bowl ou em um copo grande.

Panqueca verde sem glúten

Ingredientes: 1 copo de leite vegetal, 1 colher de chá de vinagre balsâmico, 1 colher de chá de baunilha, uma pitada de sal, ½ banana madura, 1 xícara e meia de farinha de mandioca, 1 colher de chá de fermento em pó e 1 colher de sopa de Spirulina em pó.

Modo de preparo: adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até ficar homogêneo. Com uma concha, coloque as porções em uma frigideira antiaderente bem quente. Sirva ainda quente e coloque o topping de sua preferência.

Docinho de Spirulina

Ingredientes: 1 xícara de chá de tâmaras, 1/2 xícara de chá de uva-passa branca, 1/2 xícara de chá de pistache sem sal, 1 colher de sobremesa de Spirulina em pó e 1 colher de sopa de nibs de cacau. 

Modo de preparo: triture todos os ingredientes em um mixer e modele em bolinhas. Depois coloque na geladeira por 2 horas e sirva.

Perguntas frequentes

Spirulina emagrece quantos quilos?

A perda de peso depende de muitos fatores individuais, por isso não há um número específico de peso que a Spirulina pode ajudar alguém a perder. Idade, peso inicial, frequência e intensidade de atividade física, constância no déficit calórico: tudo isso vai influenciar uma pessoa a perder mais ou menos quilos na balança. A Spirulina pode potencializar o processo de emagrecimento por diversos mecanismos, mas não há como medir quantos quilos essa cianobactéria pode ajudar alguém a perder exatamente.

Chlorella e Spirulina juntas ajudam no emagrecimento?

Tanto os estudos sobre a Chlorella quanto os estudos sobre a Spirulina mostram que essas algas possuem perfis nutricionais impressionantes e oferecem benefícios semelhantes à saúde, incluindo o emagrecimento. No entanto, não há registros científicos que comprovem que as propriedades desses dois superalimentos juntos sejam mais potentes para o emagrecimento. Ambas podem auxiliar na perda de peso provavelmente de forma complementar.

Spirulina e Psyllium juntos auxiliam no emagrecimento?

O Psyllium é um suplemento de fibra muito popular para a perda de peso. A sua composição consiste principalmente em polissacarídeos que, segundo estudos, são capazes de afetar o peso corporal, aumentando a saciedade e retardando o esvaziamento gástrico. A Spirulina, por sua vez, exerce efeitos de supressão do apetite, segundo o que foi relatado em alguns estudos. Sendo assim, a promoção da saciedade do Psyllium em conjunto com os efeitos inibidores de apetite da Spirulina podem vir a contribuir positivamente para o emagrecimento.

Emagrecer é de fato um grande desafio e, por isso, é ótimo poder contar com o auxílio de suplementos como a Spirulina cápsulas da Ocean Drop!

Referências

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível