ágar-ágar

Ágar-ágar é uma gelatina vegetal criada a partir de várias espécies de algas marinhas, que oferece muitos benefícios para a saúde, além de ser um grande aliado para os veganos.

A manipulação desse alimento começou há centenas de anos com os japoneses e os chineses, e ainda hoje vem sendo usado por adeptos da nutrição inteligente.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre este produto, seus diversos usos e os benefícios do seu consumo?

ágar-ágar : rhodophyta

Ágar-ágar: tudo o que deve saber

Neste artigo você descobrirá mais sobre:

  • Composição e nutrientes do Ágar-ágar
  • Benefícios do Ágar-ágar para a saúde
  • Como consumir o Ágar-ágar?
  • Ágar-ágar em tablets x gelatina
  • Ágar-ágar serve para emagrecer?
  • Um grande aliado para veganos

Composição e nutrientes do Ágar-ágar

O Ágar-ágar apresenta em sua composição muitos nutrientes, como, por exemplo:

  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Fibras.

Além disso, contém alto teor de sais minerais, celulose, iodo e fósforo. Vale destacar que ele não recebe adição de açúcares e é naturalmente sem gordura.

É um bom ingrediente para os alérgicos, considerando que tem pouco potencial alergênico. É naturalmente isento de amido, soja, milho, glúten, levedura, trigo, leite, ovo, corantes e conservantes.

Há contra indicação do Ágar-ágar para gestantes e crianças menores de 12 anos. Fique atento!

Mas quais são seus benefícios? Veja abaixo!

Benefícios do Ágar-ágar para a saúde

São listados inúmeros benefícios provenientes do consumo de Ágar-ágar, entre eles:

Auxilia o corpo na destoxificação

A grande quantidade de fibras permite que o Ágar-ágar sirva como agente desintoxicante, pois as fibras, que não são absorvíveis, se ligam às impurezas ingeridas e fazem com que elas sejam eliminadas.

Auxilia também na saúde do coração, pois diminui a absorção de gordura, colaborando para a diminuição dos níveis de colesterol e, consequentemente, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas.

 

Regulação Intestinal

Devido à quantidade e qualidade das fibras, o Ágar-ágar tem a capacidade de estimular os movimentos intestinais, aumentando o volume das fezes e servindo como um laxante natural.

Ainda, atua como prebiótico, que contribui ainda mais para a regulação intestinal e oferece diversos outros benefícios a saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico.

Controle de Peso

Para quem busca o controle de peso, o consumo de Ágar é uma ótima opção. Suas fibras, além de reduzirem a absorção de gordura, são solúveis em água, aumentando até 20x o tamanho – o que gera a sensação de saciedade.

Um estudo com pacientes aleatoriamente designados para receber dieta com Ágar ou convencional, relatou uma acentuada perda de peso devido à ingestão calórica reduzida e à melhora dos parâmetros metabólicos no grupo teste.

Gostou dos benefícios do Ágar-ágar? Encontre esse produto de alta qualidade aqui e desfrute de suas vantagens para o seu corpo!

Como Consumir o Ágar-ágar?

O Ágar pode ser consumido de duas maneiras, como veremos a seguir:

Pode ser utilizado como gelatina vegetal, com a possibilidade de incluí-lo em receitas de tortas, sobremesas de frutas, geleias, cremes, pudins e mousses doces e salgados.

Para quem quer cozinhar como um profissional, o Ágar-ágar é um substituto vegano para a gelatina convencional em diversas receitas da alta gastronomia.

ágar-ágar : gelatina

Muitas vezes, não temos tempo para fazer receitas elaboradas, entretanto, existe uma solução muito prática para resolver esse problema: o Ágar-ágar está disponível em forma de tablets.

Você pode encontrar o Ágar-ágar nesse formato no site da Ocean Drop. A recomendação diária é de quatro unidades (3,6 g), sendo o consumo realizado duas vezes ao dia antes das duas principais refeições.

E quais as diferenças entre o Ágar-ágar em tablets e a gelatina? Descubra a seguir!

Ágar-Ágar em tablets x gelatina

Além dos benefícios já citados, o Ágar em gelatina não altera o sabor dos alimentos e rende muito mais, tendo, assim, melhor custo x benefício e, ainda, maior poder gelificante.

O Ágar-ágar não derrete em temperatura ambiente e é livre de corantes, açúcares, adoçantes e aditivos químicos.

A quantidade e a forma de preparo são diferenciados da gelatina animal, mas os resultados são muito próximos, embora o Ágar tenha uma consistência mais resistente ao final.

O Ágar deve ser fervido com um líquido até adquirir um aspecto gelatinoso (cerca de 3 minutos), ao contrário da gelatina que é apenas hidratada. A solidificação é muito mais rápida, ocorrendo em torno de 20 minutos.

E o Ágar emagrece? Veremos a seguir!

Ágar-ágar serve para emagrecer?

O Ágar pode auxiliar as pessoas que buscam perder peso, pois possui alta composição de fibras. Elas fazem com que o seu sistema digestivo fique mais lento, gerando maior saciedade e evitando que se coma em excesso.

As fibras ajudam, ainda, a limpar o sistema digestivo, livrando o corpo de toxinas nocivas. O Ágar também é pobre em gordura, contendo apenas 0,9 gramas em cada porção, podendo variar de acordo com a marca.

Um grande aliado para veganos

Outra grande vantagem do Ágar é o fato de ser um produto completamente vegetal. Em nenhum momento de sua fabricação entram insumos de origem animal.

Com isso, veganos e vegetarianos não precisarão mais se privar das receitas que usam a gelatina convencional — que é feita principalmente do tutano e dos restos de proteína bovina.

Resumindo…

Como você viu, o Ágar-ágar é um excelente superalimento para incluir nas suas refeições.

Possui grande composição de fibras e minerais marinhos, é capaz de auxiliar na saúde e bem estar.

Ainda, contribui para a regulação do intestino, eliminação de toxinas e redução da absorção de gorduras.

E aí, gostou do nosso blog post “Ágar-Ágar: Benefícios Que Você Precisa Saber?”

Basta clicar neste link para garantir o seu Ágar-ágar para tratamento de dois meses.

Outras dicas estão nas redes sociais da Ocean Drop no Facebook e Instagram. É só acessar e seguir para descobrir mais novidades sobre estes superalimentos!

Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.