As algas marinhas pertencem ao grupo de plantas Thalophytas, são assexuadas e com sistema reprodutor unicelular. São considerados organismos primitivos, por não conterem seiva, raízes, folhas, flores, sementes e frutos.

Elas são importantes para a economia humana, pois são utilizadas como matéria-prima para a indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia e também como meios de cultura para produção de bactérias e fungos.

As algas marinhas são conhecidas por serem utilizadas na culinária chinesa, porém existem outras formas de consumi-las e seus poderes nutricionais são surpreendentes.

E você, já experimentou? Conhece os benefícios desses superalimentos?

Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

  • O que são algas marinhas
  • Benefícios das algas
  • Tipos de algas

O que são algas marinhas

As algas marinhas são consideradas o pulmão do mundo. Elas produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que utilizam para respirar, e esse oxigênio que não é utilizado, é liberado para o ambiente.

O excedente vai para atmosfera, que corresponde a quase 55% de todo oxigênio do planeta.

As algas são subdivididas em microalgas e macroalgas.

As macroalgas são vísiveis a olho nu por serem maiores. Em sua maioria são encontradas fixadas em rochas, porém podem também ser encontradas em recifes de coral, pilares de portos, cascos de barcos e raízes de mangue. Sempre em ambientes com presença de nutrientes e luz.

Já as microalgas pertencentes ao fitoplâncton são as algas azuis, as algas verdes, dinoflagelados, euglenofíceas, pirrofíceas e crisofíceas.

As algas marinhas são essenciais no ciclo de vida marinho visto que elas sustentam os animais herbívoros. Estes sustentam os carnívoros, e assim por diante.

As principais funções das algas são a produção de oxigênio para toda a fauna e também servir de alimento para animais herbívoros, como caranguejos e peixes.

Elas são capazes de liberar mais oxigênio do que a Amazônia, pois a floresta consome grande parte do oxigênio que produz.

E você sabe quais os principais benefícios que essas algas podem trazer à nossa saúde? Confira a seguir!

Benefícios das algas marinhas

Algumas algas apresentam alto teor de iodo e são capazes de atuar protegendo o organismo contra a radiação e também sendo importantes para a tireoide.

algas marinhas : mulher felizPor conterem bastante magnésio, são excelentes para ajudar na prevenção de inflamações das artérias coronárias, enxaquecas, sintomas da asma e menopausa.

Um estudo da Universidade de Berkeley descobriu que dietas contendo algas marinhas, reduziram a ocorrência de câncer no ovário, mama e câncer do endométrio.

Mas quais são os tipos de algas marinhas que podemos consumir? Descubra abaixo!

Conheça 9 tipos de algas

Podemos identificar alguns tipos de algas que nos trazem grande quantidade de nutrientes, incluindo vitaminas e minerais para uma alimentação balanceada. Confira a seguir:

1. NORI

Conhecidas como algas vermelhas por causa da presença se biliproteinas, que opacam a cor verde da clorofila. São espécies ricas em vitaminas, minerais e com boas quantidades de proteínas.

2. ÁGAR-AGAR

O Ágar é uma substância que estrutura as paredes das células de algas marinhas do Mar Vermelho. Auxilia na regulação do trânsito intestinal.

Além disso, tem vitaminas que ajudam a fortalecer as unhas e os cabelos, contribui para a saciedade e controle de peso

3. DULSE

Caracteriza-se pela cor vermelha e é muito utilizado como tempero devido seu sabor. Apresenta na composição minerais, como ferro, potássio, magnésio, iodo e fósforo.

4. HIZIKI

É riquíssima em cálcio e ferro. Apresenta textura semelhante a do Arame, porém é mais espessa e possui um sabor mais forte.

5. IRISH MOSS

Utilizada para solidificar os alimentos, essa alga também é conhecida como “musgo da Irlanda”.

6. KELP

Utilizada em muitas preparações prontas, ela tem uma coloração que varia entre castanho claro e verde escuro.

7. KOMBU

De cor escura, pode ser cozida junto com feijão para tornar os grãos mais macios e fáceis de digerir. Também pode ser utilizado em sopas e caldos.

8. WAKAME

É rico em iodo, magnésio, ferro e proteínas. A alga é indicada para acompanhar sopas e legumes e tem sabor suave e adocicado.

9. LITHOTHAMNIUM CALCAREUM

Fonte de cálcio, essa alga traz inúmeros benefícios ao corpo humano, ajudando na manutenção dos tecidos musculares e na prevenção de doenças ósseas e nas articulações.

Ainda, é um nutriente importante para fortalecer a imunidade. As algas Lithothamnium também contém magnésio que auxilia na fixação do cálcio nos ossos. 

As formulações para consumo são enriquecidas com vitaminas D e K que aumentam ainda mais a absorção e fixação do cálcio nos ossos, dentes e articulações.

Resumindo:

Embora muito semelhantes aos vegetais, as algas possuem uma estrutura mais simples, pois não contêm caule, folhas ou raízes. 

Como vimos, elas são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema marítimo e os benefícios também são de extrema importância para a saúde humana.

As algas marinhas são compostas por nutrientes como iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro.  

Ajudam a fortalecer o sistema imunológico, a melhorar o funcionamento da tireoide, atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes.

Gostou?

Acesse o site e inclua em sua alimentação!

Para fechar, estou deixando um presente para você que leu o blogpost até o final: um cupom de 15% de desconto no Cálcio, no Ágar-ágar e outros superalimentos no site da Ocean Drop!

Basta clicar neste link para acessar o site e aplicar o cupom “superblog” no check-out para economizar na compra!