Conheça 2 alimentos ricos em TCM e 1 incrível suplemento

Conheça 2 alimentos ricos em TCM e 1 incrível suplemento

Os TCMs, triglicerídeos de cadeia média (em inglês, Medium Chain Triglycerides), são um tipo de óleo presente em alguns alimentos. Quando os cientistas iniciaram os estudos sobre a composição e os tipos de gorduras, perceberam que os ácidos graxos de 6 até 12 carbonos tinham em comum algumas características, como, por exemplo, a forma que o corpo os absorvia. Isso porque, esses tipos de ácidos graxos são absorvidos muito mais rápido, oferecendo benefícios funcionais.

Você já conhece as propriedades e os alimentos ricos em TCM? Siga lendo para saber tudo sobre o assunto.
Índice
  • O que é TCM? 
  • Benefícios do TCM
  • Onde encontrar TCM?

O que é MCT?

Existem quatro tipos de ácidos graxos de cadeia média: ácido caproico, ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico. Os que são encontrados em maior quantidade nos alimentos são o ácido caprílico e o cáprico. Quando nos referimos a eles, dizemos que são os triglicerídeos de cadeia média (TCM) ou, em inglês, medium chain triglycerides (MCT)

O consumo isolado do TCM, como forma de suplementação, começou em dietas via sonda. Foi notado que a absorção dele era mais rápida, poupando energia na hora da digestão e fazendo com que o corpo não acumulasse gordura no fígado.  

Quando observaram a função energética do TCM, assim como a ausência de carboidratos e sua pureza, foi iniciado o uso desse suplemento fora do ambiente hospitalar, principalmente nas dietas cetogênicas, que usam as gorduras como principal fonte de energia. 

Você deve estar se perguntando: como é que o TCM é absorvido mais rápido que as outras gorduras? Bom, o nosso corpo produz sais biliares. A função deles é de se unirem com as moléculas de gordura que chegam no intestino. Assim, conseguem passar pela parede intestinal e ir até a corrente sanguínea. 

A diferença do TCM em relação às outras moléculas de gordura é que ele não precisa desses sais biliares, já que passa a parede intestinal e chega na corrente sanguínea sozinho. É por esse motivo que a absorção dele é mais rápida e fácil, já que nós não precisamos gastar energia produzindo e liberando sais biliares. Os benefícios do TCM não param por aqui, continue lendo! 

Benefícios do TCM

O TCM chega no fígado mais rápido que as outras gorduras – e isso você já entendeu nos parágrafos acima. Agora, uma outra característica do TCM é que ele não se acumula no fígado, gerando gordura hepática ou formando mais tecido adiposo. O TCM segue fluindo para dentro das células e consegue entrar na mitocôndria, onde produzimos a nossa energia. 

Conseguiu perceber que o TCM é praticamente uma gordura independente e com passe livre no organismo? A seguir, observe os benefícios do TCM, de forma prática:

  • rápida fonte de energia;
  • auxilia no aumento da saciedade;
  • ajuda a aumentar a oxidação de gorduras durante exercício aeróbico (em comparação aos carboidratos);
  • contribui com a melhora da palatabilidade em dietas cetogênicas;
  • tem a capacidade de auxiliar na função cognitiva de adultos e idosos.

Onde encontrar?

1. Óleo de coco

O óleo de coco extravirgem contém, em média, de 40 até 55% de triglicerídeos de cadeia média na sua composição. Apesar da mídia e alguns artigos defenderem que seu consumo está associado à perda de peso e aos benefícios semelhantes do TCM, pesquisas atuais alegam que não tem como o óleo de coco possuir os mesmos efeitos do TCM. Contudo, o óleo de coco apresenta uma composição mais diversificada dependendo da forma de extração, que pode incluir probióticos e vitamina E. Atualmente, os estudos estão explorando as possibilidades de ações antifungicidas, antibióticas e antivirais do óleo de coco extra-virgem.   

2. Óleo de babaçu

O óleo de babaçu, também chamado de óleo de cusi, é extraído de palmeiras de grande porte. Os coquinhos ficam presos em cachos na copa da árvore em meio à região amazônica ou mata atlântica. 

Seu consumo ainda não é  muito popular em todas as regiões do Brasil e do mundo, mas é um produto de grande valor cultural e econômico em várias comunidades do norte e nordeste brasileiro. Os estudos já alegam que sua composição oferece muitos benefícios, tanto no uso cosmético quanto no uso alimentício.  

As propriedades do óleo de babaçu são semelhantes ao óleo de coco extravirgem, já que ele é rico, principalmente, em ácido láurico e vitamina E. Na sua composição, também encontramos em menor quantidade o ácido mirístico, ácido palmítico, o ácido esteárico, ácido oleico e ácido linoleico. 

3. Suplementação de TCM (ou MCT)

É possível encontrar a suplementação de TCM em pó ou em óleo – e essa é a melhor forma para ter o benefícios dos triglicerídeos de cadeia média na dieta. A composição do TCM em pó da Ocean Drop é: 

  • ácidos caprílico (C8:0; 50-80%);
  • ácido cáprico (C10:0; 20-50%).

A suplementação pode ser diluída em água ou outras bebidas.  

Gostou de conhecer mais sobre os alimentos ricos em TCM?

Para saber mais sobre o TCM em pó da Ocean Drop, clique aqui.

Caso ainda tenha alguma dúvida, escreva aqui nos comentários. Ficaremos felizes em sanar suas dúvidas.  

Referências

Conteúdo escrito por Vitória C. Diehl, cozinheira chef pela Univali e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unopar. Atua na área de gastronomia desde 2012 e produção de conteúdo para área da saúde desde 2021.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível