A vitamina B12 é responsável por oferecer diversos benefícios ao organismo, sobretudo ao sistema nervoso.

Um estudo clínico publicado no The American Journal of Clinical Nutrition que acompanhou indivíduos utilizando suplementação oral  diária de ácido fólico e vitamina B12 por dois anos, observou que houve melhora cognitiva e na memória.

Dados de 194 idosos foram analisados em um estudo que evidenciou que que a osteoporose ocorreu mais frequentemente entre as mulheres com níveis de vitamina B12 deficiente ou no limite dos valores de referência, sugerindo que os níveis de vitamina B12 estão associados à saúde óssea.

Mas, você sabe quais são os alimentos ricos em vitamina B12? Descubra como complementar a sua alimentação e, consequentemente, ter mais qualidade de vida! 

Como consumir vitamina B12?

É possível consumir vitamina B12 por meio de alimentos naturais (de origem animal) ou, ainda, com o uso de suplementos. De qualquer forma, é interessante buscar um acompanhamento médico ou nutricional, já que a ingestão excessiva pode causar alguns problemas à saúde, por exemplo, alteração dos linfócitos. 

Alimentos ricos em vitamina B12

Como a B12 é de origem animal, é possível construir um plano alimentar com bastante variações para serem consumidas em diferentes períodos do dia. Veja a lista de 10 alimentos ricos em vitamina B12: 

  1. bife magro (fígado é uma excelente opção);
  2. salmão;
  3. leite desnatado;
  4. coração de galinha cozido;
  5. queijo muçarela;
  6. atum;
  7. iogurte sem gordura;
  8. ovos;
  9. frango;
  10. queijo suíço. 

Suplementos alimentares a base de vitamina B12

Nos casos em que pessoas não conseguem suprir a necessidade fisiológica só por meio de alimentos ricos em vitamina B12, existe a possibilidade de usar suplementos alimentares. Essa situação é bastante comum, por exemplo, em pessoas vegetarianas e veganas. 

A suplementação pode ser feita por meio da ingestão de whey protein e, também, com superalimentos. Uma ótima indicação é a Algae Protein, suplemento proveniente de proteínas de origem vegetal e que contém B12 em sua composição. 

Dicas para melhorar a absorção da vitamina B12

Para conseguir melhorar a saúde, não basta apenas aumentar a ingestão de suplementos ou de alimentos ricos em vitamina B12, é preciso ainda tomar alguns cuidados para melhorar a absorção do nutriente no organismo. 

Os alimentos ricos em fibras podem atrapalhar a ingestão da B12. Além disso, o álcool e o tabaco também interferem negativamente, por isso, o melhor é estabelecer um estilo de vida mais saudável. Com todas essas dicas, sem dúvidas, você vai conseguir ter muito mais bem-estar!

Aproveite para conhecer mais informações sobre vitamina B12 aqui no blog e não deixe de aproveitar mais superalimentos na Ocean Drop

 

Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.