Aminoácidos Essenciais — Funções e Benefícios Para o Corpo

por Murilo Camano | 07 jun de 2019 | em Desempenho

Este conteúdo foi revisado pela nutricionista Elizabeth Moraespósgraduada em Nutrição Esportiva e em Nutrição Clinica Funcional. Elizabeth era atleta profissional de ciclismo até 2010 e continua a supervisar outros atletas de resistência. 

Nadador em lago

Algo muito importante e que precisa ser levado em consideração em um estilo de vida saudável é a ingestão correta de aminoácidos. Esses nutrientes são muito importantes para o funcionamento correto e adequado do organismo de uma pessoa que deseja ser saudável, ainda mais se forem os aminoácidos essenciais.

Uma alimentação de qualidade aliada à prática constante de atividades físicas — independente da modalidade esportiva — é praticamente um requisito para viver bem hoje.

Tipos de aminoácidos

Os aminoácidos nada mais são do que monômeros (composto constituído de moléculas capazes de se combinarem entre si para formarem polímeros) que constituem proteínas.

De forma mais simplificada, podemos definir que são pequenos pedaços de proteínas, mas que quando unidos formam uma grande proteína que desempenha funções específicas.

Existem diferentes tipos de aminoácidos, que trazem diversos benefícios para o corpo, como a recuperação de tecido muscular até o bom funcionamento do sistema imunológico.

Entre suas principais funções estão:

  • construção de novos tecidos no corpo, músculos e órgãos, além do fortalecimento e renovação das unhas;
  • inibição do catabolismo, que previne o uso de massa magra como fonte de energia;
  • regulação da síntese hormonal e de processos metabólicos corporais;
    atuar como matéria prima na construção de proteínas no corpo.

Existem 20 diferentes aminoácidos, que são classificados em duas classes: os aminoácidos essenciais e os não essenciais.

Aminoácidos essenciais e não essenciais

Aminoácidos : Tabela aminoácidos essenciais e não essenciais

A diferença básica entre os aminoácidos essenciais e não essenciais se dá na capacidade de nosso organismo sintetizá-los, ou seja, produzi-los. Os essenciais não são produzidos (ou sintetizados) pelo nosso organismo, e precisam ser adquiridos por meio da alimentação. Não essenciais são aqueles que nós somos capazes de produzir, e não precisam necessariamente ser obtidos por alimentação ou suplementos.

Sabia que existe um superalimento que contém 18 dos 20 aminoácidos e todos os essenciais? É a spirulina, e você pode encontrá-la aqui em nossa loja!

Benefícios dos aminoácidos essenciais e não essenciais

Uma ingestão adequada de aminoácidos oferece muitas vantagens para quem quer ter uma vida saudável!

  • Fortalecimento das unhas, cabelos e pele
  • Regeneração de tecidos
  • Estabilização
  • Manutenção de funções corpóreas básicas
  • Alívio de estresse
  • Crescimento e desenvolvimento tecidual

Veja detalhes sobre esses benefícios:

Este formulário de contato está disponível apenas para usuários conectados.

Fortalecimento de unhas, cabelos e pele

Aminoácidos : Mulher com cabelos e unhas lindas

A metionina, um dos aminoácidos essenciais, fortalece o cabelo, unhas e peles de quem a ingere em níveis corretos. Além disso, esse aminoácido é benéfico para a degradação de gorduras, evitando acúmulo em fígado, veias e artérias. Isso evita graves doenças e ainda proporciona um melhor funcionamento do coração, rins e cérebro.

Regeneração de tecidos

Muitos praticantes de atividades físicas se submetem a grandes esforços que acabam por lesionar tecidos corporais, como a musculatura e os tendões — fato que nem sempre é percebido por nós. A valina é um aminoácido com grande potencial de reconstrução muscular, capaz de regenerar esse tipo de tecido e deixá-lo ainda mais resistente.

Estabilização das atividades do organismo

As funções do corpo precisam estar estabilizadas para um bom funcionamento do organismo. A isoleucina é capaz de estabilizar os níveis de colesterol e glicose, algo fundamental para a produção de hormônios e também da hemoglobina, responsável por carregar oxigênio para todo o corpo humano.

Manutenção de funções corporais básicas

Glândulas, vasos e órgãos precisam trabalhar em harmonia. A fenilalanina, por exemplo, auxilia no funcionamento da tireoide (glândula secretora de hormônios que contribuem para o bom funcionamento de todo o organismo) e mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Crescimento e desenvolvimento tecidual

Durante a fase de crescimento são formados tecidos ósseos, musculares e cartilaginosos.
Os aminoácidos essenciais treonina e histidina, além do não essencial argininina, são responsáveis por essa formação de novos tecidos, que tem início ainda quando somos bebês.

Na vida adulta, precisamos buscar sempre renovar e manter os tecidos em perfeito estado, para evitar problemas posteriores. Ou seja: essa preocupação nos acompanha por toda a vida!

Controle do estresse

Aminoácidos : 2 pessoas meditando na praia

A ingestão adequada do triptofano é capaz de proporcionar uma sensação de tranquilidade e calma, aliviando o estresse. Isso porque ele auxilia na produção da serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”. Uma ingestão adequada do triptofano pode, inclusive, ajudar no tratamento da depressão e da ansiedade!

Alimentação adequada gera saúde

Manter uma alimentação saudável é fundamental para um bom funcionamento de todo o organismo, e, diferente do que muita gente pensa, não basta apenas ingerir doses corretas de carboidratos, proteínas e lipídios. É necessário que haja, também, uma ingestão correta de todos os aminoácidos essenciais.

Se você quer dar um gás nas suas atividades físicas ou então apenas melhorar seu sistema imunológico você pode ainda contar com a Spirulina. A Spirulina nada mais é do que uma microalga considerada um superalimento. Ela contém em sua composição um total de 18 aminoácidos, sendo que todos os essenciais estão presentes.

Acesse o site da Ocean Drop para incluir a Spirulina na sua alimentação!

Para fechar estou deixando um presente para você que leu o blogpost até o final: Um cupom de 15% de desconto na Spirulina e nos outros superalimentos no site da Ocean Drop!

Basta clicar neste link para acessar o site e aplicar o cupom “superblog” no checkout para economizar na compra.

Para mais dicas, confira nossos outros textos aqui no blog da Ocean Drop!

Facebook Comentários

Murilo Camano

Formado em biomedicina pela Uniararas e com especialização em Nutrição Esportiva pela UNIMEP. Fascinado pelo universo da alimentação e interação dos alimentos com o organismo. Está sempre em busca de novas metodologias e alimentos que possam tornar a vida das pessoas mais saudáveis. No tempo livre gosta de praticar atividades físicas, pilotar sua moto e conhecer novos lugares.
Curta a Ocean Drop no Facebook!


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial