astaxantina

Astaxantina é um pigmento vermelho da classe dos carotenoides, conhecido como o “rei dos carotenoides”. Entre os benefícios da astaxantina se destaca a sua ação antioxidante, que é de 10 a 100 vezes maior do que outros carotenoides, conforme relata este estudo.

Confira o vídeo abaixo para saber mais sobre os benefícios da astaxantina!

Afinal, o que é a Astaxantina?

A astaxantina é um pigmento de cor vermelho – alaranjada da família dos carotenoides, conferindo a coloração característica a alguns crustáceos (camarão e lagosta), peixes (truta e salmão) e microalgas (Haematoccocus pluvialis). 

No ambiente marinho ela é produzida pelas microalgas.

astaxantina : células

Os peixes e crustáceos adquirem esse pigmento se alimentando diretamente das microalgas ou de outros organismos.

Um dos principais benefícios da astaxantina é sua propriedade antioxidante, protegendo as células sadias da ação maléfica dos radicais livres.

Os Benefícios da Astaxantina

Incluir os benefícios da astaxantina em seu dia a dia pode ser vantajoso para muitos aspectos da sua saúde. Confira os principais:

  • proteção contra o envelhecimento;
  • melhora no desempenho esportivo;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • prevenção e combate a doenças cardiovasculares;
  • proteção do sistema nervoso;
  • proteção para a pele;
  • ação anti-inflamatória.
  •  

Abaixo, você verá mais detalhes sobre cada um deles!

Proteção contra o envelhecimento

Em um estudo clínico com mulheres saudáveis, que receberam astaxantina foi evidenciada proteção da pele em relação aos danos causados pelo meio ambiente, devido ao seu potencial anti-inflamatório.

Melhora no desempenho esportivo

Protege e acelera o tempo de recuperação do organismo combatendo os radicais livres produzidos durante o exercício, reduz a produção e armazenamento do ácido lático que causa dor muscular e protege a mitocôndria, responsável pela produção de energia no corpo.

Confira abaixo o depoimento de uma consumidora da Astaxantina!

astaxantina : depoimento de consumidor

 

Sistema imunológico

Um estudo publicado na revista Nutrition & Metabolism evidenciou que a astaxantina estimulou a proliferação de linfócitos, aumentou a atividade citotóxica das células natural killer, diminuindo os danos ao DNA e melhorando a resposta imune.

Proteção para a pele

Foi realizado uma  pesquisa com japoneses, que receberam astaxantina por 10 semanas. Foi sugerido que a astaxantina protege contra a deterioração da pele induzida por raios UV e ajuda a manter a pele saudável.

Ação anti-inflamatória

Estudos clínicos demonstraram que a administração da astaxantina está relacionada a redução de marcadores de estresse oxidativo e inflamação.

astaxantina : pele saudavel

Doenças cardiovasculares

A astaxantina atua na redução dos níveis de triglicerídeos e no aumento do colesterol-HDL, considerado o colesterol bom, conforme relata esta revisão.

Sistema nervoso

Foi realizado um estudo publicado no Journal of Clinical Biochemestry and Nutrition, com homens que apresentavam comprometimento cognitivo leve, e o uso da astaxantina por 12 semanas melhorou o desempenho nos testes cognitivos.

Fontes dos benefícios da astaxantina. Como consumir?

Confira uma lista com alimentos ricos em astaxantina:
  • salmão selvagem;
  • camarão;
  • truta;
  • lagosta.

A quantidade diária de consumo são 4 mg ao dia.

Apesar desses alimentos citados acima serem ricos em astaxantina, é difícil que você consiga consumir salmão e crustáceos em quantidade diária suficiente para obter todos os benefícios da astaxantina. Afinal, para isso você teria que consumir cerca de meio quilo de salmão selvagem por dia!

Então, para adquirir todos os benefícios, o mais adequado é o consumo em cápsulas de astaxantina natural.

Astaxantina : salmão

A Ocean Drop é a primeira a trazer a Astaxantina natural em cápsulas para o Brasil. Sua origem é vegetal, proveniente da microalga Haematococcus pluvialis, que possui cerca de 8000 vezes mais astaxantina que o salmão.

Você pode conferir e adquirir este superalimento em nosso site.

astaxantina : depoimento de consumidor

Efeitos colaterais

A astaxantina não oferece perigo quando consumida em quantidades encontradas nos alimentos antioxidantes.

Estudos relataram que o consumo de 6 mg de astaxantina por dia não causam reações adversas em seres humanos.

Todavia, não há estudos suficientes sobre o uso da astaxantina durante a gravidez e amamentação. Por isso, deve ser evitada. Pessoas alérgicas a frutos do mar também devem evitar consumir esse superalimento.

Ficou interessado nos benefícios da Astaxantina?

Que tal incluir o antioxidante mais poderoso da natureza em seu dia-a-dia? Clique aqui e encontre esse superalimento protetor em nosso site!

Para você que leu até aqui, deixamos um presente especial, um cupom de 15% de desconto na Astaxantina e nos outros superalimentos no site da Ocean Drop!

Basta clicar neste link para acessar o site e aplicar o cupom “superblog” no checkout para economizar na compra.

Atenção, apenas será possível aplicar o cupom fora de épocas promocionais.

Você encontra outras dicas aqui no blog da Ocean Drop. É só acessar para descobrir mais novidades sobre estes superalimentos!
alimentos!

Conteúdo escrito por Daruã Valente. Oceanógrafo pela Universidade do Vale do Itajaí, realiza pesquisas com microalgas desde 2011. Trabalhando com taxonomia de microalgas e com cultivo de microalgas. Tem grande interesse em ciências e em praticar mergulho autônomo