capa: astaxantina para o coração
Astaxantina em formato de cápsula

A astaxantina para o coração pode ser muito benéfica, isso porque ela é considerada um dos antioxidantes mais poderosos da natureza, segundo a ciência. Nesse sentido, os compostos antioxidantes estão relacionados com a prevenção e o tratamento de diversas doenças, inclusive das cardiovasculares.

No Brasil, as doenças do coração e da circulação são as maiores responsáveis pelo número de óbitos, você sabia? A nível mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por causa de doenças cardiovasculares no ano de 2015.

No entanto, é possível prevenir a maioria dessas doenças através do cuidado com os fatores comportamentais de risco, evitando o uso de tabaco e o consumo nocivo de álcool, assim como, mantendo a prática regular de atividades físicas e uma alimentação adequada e funcional.

Quer saber mais sobre os benefícios que a ingestão de astaxantina pode oferecer para a saúde do seu coração e da sua circulação? Então continue ligado no conteúdo para descobrir isso e muito mais informações importantes acerca do assunto! Boa leitura!

Índice

  • O que é astaxantina e como consumir;
  • Benefícios da astaxantina para o coração.

Ou assista o vídeo abaixo que gravamos sobre os benefícios da astaxantina para o coração! 

O que é astaxantina e como consumir

Sintetizada pela espécie de uma rara microalga, de nome científico Haematoccocus pluvialis, e por fungos, Phaffia rizoma, a astaxantina é um importante carotenoide vermelho. Esse tipo de substância é referente a um pigmento que também é capaz de oferecer muitos benefícios à saúde do organismo.

Ainda falando de pigmento, você pode perceber que alguns animais marinhos, como o camarão, a lagosta, o caranguejo e o salmão, apresentam cores avermelhadas. Isso acontece devido a presença de astaxantina nos tecidos, adquirida por eles a partir da alimentação com a microalga sintetizadora.

Você pode consumir astaxantina mantendo um cardápio rico nesses animais. Porém, teria que ingerir, em média, 180 g de salmão selvagem por dia¹, por exemplo, para obter as recomendações capazes de oferecer benefícios para à saúde. Desafiador diante da dieta usual do Ocidente, não acha?

A boa notícia é, que com todos os relatos científicos positivos sobre esse carotenoide, agora ele é comercializado em cápsulas, para, além de tudo, oferecer praticidade. Depois de saber que é muito fácil incluí-lo na sua rotina, veja o porquê de consumir astaxantina para o coração logo abaixo!

Benefícios da astaxantina para o coração

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) podem ser agravadas pelo estresse oxidativo², que é o desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade antioxidante do organismo. Uma das formas para evitar que esse desequilíbrio ocorra se dá através do consumo de antioxidantes pela alimentação.

Assim, o organismo estará recebendo uma “ajuda extra” para neutralizar as moléculas que, em grandes quantidades, são prejudiciais, inclusive, para a saúde cardiovascular. É por esse motivo que o consumo de astaxantina é bom para o coração, pois ela é considerada como o antioxidante mais potente do mundo.

Um estudo clínico publicado em 2020 relatou que a suplementação de astaxantina por três meses em pacientes com insuficiência cardíaca e disfunção sistólica do ventrículo esquerdo, reduziu o estresse oxidativo suprimido e melhorou contratilidade cardíaca³.

Ainda, foi sugerido que a correlação entre a supressão do estresse oxidativo e melhora da contratilidade cardíaca significa que o carotenoide tem potencial terapêutico para melhorar o funcionamento cardíaco4. Contudo, é importante ressaltar que a alimentação saudável no geral é importante para a qualidade de vida.

Gostou do conteúdo?

Agora você sabe quais são os benefícios da astaxantina para o coração. Ficou interessado e quer incluí-la no seu dia a dia? Entre aqui e encontre esse superalimento em nosso site!

Você pode ter em sua casa um dos antioxidantes mais poderosos do Mundo para o tratamento de dois meses investindo menos de R$2,65 ao dia! Incrível, não é mesmo?

A Ocean Drop é a primeira empresa a trazer a Astaxantina 100% vegetal no formato de cápsulas para o Brasil. Dúvidas sobre a opção ideal? Veja aqui como escolher a melhor marca de astaxantina!

Ficou com dúvida ou tem uma sugestão? Escreva nos comentários! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo nossa equipe especializada irá respondê-lo!

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais assuntos sobre saúde, bem estar e qualidade de vida! Temos vários conteúdos disponíveis para a leitura. Até a próxima!

Referências

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.