Astaxantina – para que serve o poderoso antioxidante vegano?

Partindo do pressuposto, a astaxantina é um importante carotenoide vermelho sintetizado principalmente pela espécie de microalga Haematoccocus pluvialis e por fungos Phaffia rizoma.
Os carotenoides são substâncias químicas abundantemente encontradas na natureza, que compreendem pigmentos e são extremamente benéficos para a saúde humana.
Você pode perceber que o camarão, a lagosta, o caranguejo e o salmão apresentam cores avermelhadas. Isso se explica devido a presença de astaxantina nos tecidos, adquirida a partir da alimentação dos animais.
Ainda, é possível encontrar o carotenoide nos flamingos, já que eles se nutrem de crustáceos – que se alimentam das algas sintetizadoras de astaxantina. Por esse motivo, também possuem a cor rosa.
Para os seres humanos, a astaxantina é principalmente conhecida por ser um poderoso antioxidante com inúmeros estudos sobre seus benefícios. Neste artigo você descobrirá mais sobre:
- 5 benefícios da astaxantina;
- Qual a quantidade diária recomendada de astaxantina;
- Perigos do uso de astaxantina à saúde;
- Astaxantina vegana x astaxantina de origem animal;
- Tabela nutricional da Astaxantina 100% Vegetal da Ocean Drop;
- Onde comprar.
5 benefícios da astaxantina
1. Ação antioxidante
A astaxantina é descrita pela ciência como o antioxidante mais poderoso da natureza, como indicou um estudo publicado em 2018 no Journal of Molecular Pathophysiology.
Ela age combatendo os radicais livre e contribuindo para a redução de estresse oxidativo no organismo. Esse pigmento apresenta eficiência superior à vitamina C na proteção do envelhecimento das células.
Ao contrário dos outros antioxidantes, a astaxantina nunca se torna pró-oxidante no corpo. Isso acontece porque ela não se converte em Vitamina A, que em grandes quantidades é tóxica ao organismo.
2. Anti-inflamatório
A astaxantina possui propriedades anti-inflamatórias naturais e, ao contrário de analgésicos com prescrição, não oferece riscos de complicações.
Ela age bloqueando uma série de substâncias químicas que causam inflamação no corpo, o que significa que os humanos podem se beneficiar de sua suplementação no tratamento de algumas doenças.
Um estudo realizado em mais de 180 pessoas, demonstrou que a astaxantina tem potencial como agente terapêutico anti-inflamatório em modelos de doenças cardiovasculares.
3. Saúde para a pele
A astaxantina contribui para a saúde da pele reduzindo a perda de umidade, bem como proporcionando melhorias na aspereza e textura, como indicou um estudo de 2017 realizado no Japão.
Além disso, outros estudos relatam que ela auxilia a manter uma pele saudável por protegê-la da deterioração induzida pelos radiação ultravioleta (UV) e pelos processos de envelhecimento.
4. Sistema imunológico
A astaxantina tem a capacidade de aumentar a imunidade do organismo, pois eleva o número e a atividade dos linfócitos, responsáveis pela proteção do corpo contra invasores.
Um estudo de duração de 8 semanas, realizado em jovens do sexo feminino, observou que a suplementação de astaxantina melhorou a resposta imune dos participantes.
5. Fadiga mental
Os sintomas, como lapso de memória e bloqueios mentais soam familiares para você? Você pode estar com o cérebro extremamente cansado e passando por um processo de fadiga mental.
Um estudo realizado com voluntários, controlado por placebo e com o objetivo de avaliar a fadiga mental, associou a recuperação significativa dos pacientes ao uso do suplemento de astaxantina.
Qual a quantidade diária recomendada de astaxantina
A quantidade de astaxantina recomendada pelos especialistas é de 2 a 4 mg ao dia. Com esse número já é possível aproveitar todos os benefícios oferecidos por esse incrível antioxidante natural.
Perigos do uso de astaxantina à saúde
Dentre os inúmeros estudos na literatura sobre a suplementação de astaxantina, não há nenhum até o momento reportando perigos e efeitos colaterais preocupantes.
Como já mencionado, esse carotenoide nunca se torna pró-oxidante no organismo e, por isso, sua ação no corpo não é capaz de causar nenhum tipo de dano às células e tecidos.
O único efeito colateral da astaxantina relatado é o desenvolvimento de uma pele levemente rosada — o que geralmente não é considerado prejudicial, pois essa característica é atribuída às pessoas saudáveis.
Todavia, não há relatos suficientes sobre o uso de astaxantina durante a gravidez e a amamentação. Portanto, não é recomendado. Pessoas alérgicas a frutos do mar também devem evitar o consumo.
Astaxantina vegana x astaxantina de origem animal
Apesar desse carotenoide ser encontrado em peixes e crustáceos, não é preciso adotar uma dieta baseada nesses alimentos para conseguir inserir a astaxantina no seu dia a dia.
Mesmo por opção, apenas através da alimentação, você teria que consumir 180 g de salmão selvagem por dia, por exemplo, para obter as recomendações capazes de oferecer benefícios para a saúde.
Há diversos suplementos no mercado para complementar a ingestão de astaxantina e satisfazer as suas necessidades, que incluem opções de origem animal e também veganas.
O óleo de Krill é um tipo de suplemento de origem animal, que é extraído de espécies semelhantes ao camarão. Elas se tornam fonte de astaxantina por se alimentarem da alga sintetizadora do carotenoide
Já a suplementação vegana é retirada diretamente da fonte, ou seja, da espécie de microalga que produz o pigmento vermelho: a Haematoccocus pluvialis.
A Astaxantina da Ocean Drop é 100% vegetal, extraída diretamente dessa rara microalga através de um processo biotecnológico no Atacama com água de extrema pureza da Cordilheira dos Andes.
Tabela nutricional da Astaxantina 100% Vegetal da Ocean Drop

Onde comprar
Gostou dos benefícios da astaxantina e quer incluí-la no seu dia a dia? Encontre esse superalimento e vários outros em nosso site!
Você pode ter em sua casa um dos antioxidantes mais poderosos do mundo para o tratamento de dois meses investindo R$ 4,15 ao dia!
A Ocean Drop é a primeira empresa a trazer a Astaxantina 100% vegetal em cápsulas para o Brasil.
Oferecemos superalimentos de extrema qualidade, certificados pela Anvisa, sem agrotóxico e sem modificação genética.
Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários, nossa equipe especializada estará disponível para ajudá-lo!
Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais dicas como essa! Temos vários assuntos disponíveis para a leitura.
Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.
Este conteúdo foi revisado e validado por Camile Cecconi Cechinel Zanchett. Consultora Científica da Ocean Drop. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UNIVALI). Pós-graduada em Fitoterapia aplicada à Nutrição Clínica e Pós-graduada em Nutrição aplicada à Estética.

Dúvidas?
Tem alguma dúvida sobre este produto? Pergunte ao lojista e a outros compradores!