Astaxantina: Haematoccocus pluvialis

Partindo do pressuposto, a astaxantina é um importante carotenoide vermelho sintetizado principalmente pela espécie de microalga Haematoccocus pluvialis e por fungos Phaffia rizoma.

Os carotenoides são substâncias químicas abundantemente encontradas na natureza,  que compreendem pigmentos e são extremamente benéficos para a saúde humana.

Você pode perceber que o camarão, a lagosta, o caranguejo e o salmão apresentam cores avermelhadas. Isso se explica devido a presença de astaxantina nos tecidos, adquirida a partir da alimentação dos animais.

Ainda, é possível encontrar o carotenoide nos flamingos, já que eles se nutrem de crustáceos – que se alimentam das algas sintetizadoras de astaxantina. Por esse motivo, também possuem a cor rosa.

Para os seres humanos, a astaxantina é principalmente conhecida por ser um poderoso antioxidante com inúmeros estudos sobre seus benefícios. Neste artigo você descobrirá mais sobre:

  • 5 benefícios da astaxantina;
  • Qual a quantidade diária recomendada de astaxantina;
  • Perigos do uso de astaxantina à saúde;
  • Astaxantina vegana x astaxantina de origem animal;
  • Tabela nutricional da Astaxantina 100% Vegetal da Ocean Drop;
  • Onde comprar.

5 benefícios da astaxantina

1. Ação antioxidante

A astaxantina é descrita pela ciência como o antioxidante mais poderoso da natureza, como indicou um estudo publicado em 2018 no Journal of Molecular Pathophysiology.

Ela age combatendo os radicais livre e contribuindo para a redução de estresse oxidativo no organismo. Esse pigmento apresenta eficiência superior à vitamina C na proteção do envelhecimento das células. 

Ao contrário dos outros antioxidantes, a astaxantina nunca se torna pró-oxidante no corpo. Isso acontece porque ela não se converte em Vitamina A, que em grandes quantidades é tóxica ao organismo.

2. Anti-inflamatório

A astaxantina possui propriedades anti-inflamatórias naturais e, ao contrário de analgésicos com prescrição, não oferece riscos de complicações.

Ela  age bloqueando uma série de substâncias químicas que causam inflamação no corpo, o que significa que os humanos podem se beneficiar de sua suplementação no tratamento de algumas doenças.

Um estudo realizado em mais de 180 pessoas, demonstrou que a astaxantina tem potencial como agente terapêutico anti-inflamatório em modelos de doenças cardiovasculares.

3. Saúde para a pele

A astaxantina contribui para a saúde da pele reduzindo a perda de umidade, bem como proporcionando melhorias na aspereza e textura, como indicou um estudo de 2017 realizado no Japão.

Além disso, outros estudos relatam que ela auxilia a manter uma pele saudável por protegê-la da deterioração induzida pelos radiação ultravioleta (UV) e pelos processos de envelhecimento.

4. Sistema imunológico

A astaxantina tem a capacidade de aumentar a imunidade do organismo, pois eleva o número e a atividade dos linfócitos, responsáveis pela proteção do corpo contra invasores.

Um estudo de duração de 8 semanas, realizado em jovens do sexo feminino, observou que a suplementação de astaxantina melhorou a resposta imune dos participantes.

5. Fadiga mental

Os sintomas, como lapso de memória e bloqueios mentais soam familiares para você? Você pode estar com o cérebro extremamente cansado e passando por um processo de fadiga mental. 

Um estudo realizado com voluntários, controlado por placebo e com o objetivo de avaliar a fadiga mental, associou a recuperação significativa dos pacientes ao uso do suplemento de astaxantina.

Qual a quantidade diária recomendada de astaxantina

A quantidade de astaxantina recomendada pelos especialistas é de 2 a 4 mg ao dia. Com esse número já é possível aproveitar todos os benefícios oferecidos por esse incrível antioxidante natural.

Perigos do uso de astaxantina à saúde

Dentre os inúmeros estudos na literatura sobre a suplementação de astaxantina, não há nenhum até o momento reportando perigos e efeitos colaterais preocupantes.

Como já mencionado, esse carotenoide nunca se torna pró-oxidante no organismo e, por isso, sua ação no corpo não é capaz de causar nenhum tipo de dano às células e tecidos.

O único efeito colateral da astaxantina relatado é o desenvolvimento de uma pele levemente rosada — o que geralmente não é considerado prejudicial, pois essa característica é atribuída às pessoas saudáveis.

Todavia, não há relatos suficientes sobre o uso de astaxantina durante a gravidez e a amamentação. Portanto, não é recomendado. Pessoas alérgicas a frutos do mar também devem evitar o consumo.

Astaxantina vegana x astaxantina de origem animal

Apesar desse carotenoide ser encontrado em peixes e crustáceos, não é preciso adotar uma dieta baseada nesses alimentos para conseguir inserir a astaxantina no seu dia a dia.

Mesmo por opção, apenas através da alimentação, você teria que consumir 180 g de salmão selvagem por dia, por exemplo, para obter as recomendações capazes de oferecer benefícios para a saúde.

Há diversos suplementos no mercado para complementar a ingestão de astaxantina e satisfazer as suas necessidades, que incluem opções de origem animal e também veganas.

O óleo de Krill é um tipo de suplemento de origem animal, que é extraído de espécies semelhantes ao camarão. Elas se tornam fonte de astaxantina por se alimentarem da alga sintetizadora do carotenoide

Já a suplementação vegana é retirada diretamente da fonte, ou seja, da espécie de microalga que produz o pigmento vermelho: a Haematoccocus pluvialis.

A Astaxantina da Ocean Drop é 100% vegetal, extraída diretamente dessa rara microalga através de um processo biotecnológico no Atacama com água de extrema pureza da Cordilheira dos Andes.

Tabela nutricional da Astaxantina 100% Vegetal da Ocean Drop

Astaxantina: tabela nutricional da Ocean Drop

Onde comprar

Gostou dos benefícios da astaxantina e quer incluí-la no seu dia a dia? Encontre esse superalimento e vários outros em nosso site!

Você pode ter em sua casa um dos antioxidantes mais poderosos do mundo para o tratamento de dois meses investindo R$ 4,15 ao dia!

A Ocean Drop é a primeira empresa a trazer a Astaxantina 100% vegetal em cápsulas para o Brasil. 

Oferecemos superalimentos de extrema qualidade, certificados pela Anvisa, sem agrotóxico e sem modificação genética.

Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários, nossa equipe especializada estará disponível para ajudá-lo!

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais dicas como essa! Temos vários assuntos disponíveis para a leitura.

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.