chlorella beneficios : chlorella

Você sabe quais são os benefícios da Chlorella e as utilidades desse alimento tão poderoso? No mundo atual, às vezes nos sentimos como se estivéssemos em guerra com o ambiente ao nosso redor – e isso ocorre porque são inúmeros fatores externos que atacam nosso corpo a todo o momento.

Você pode fazer o seu melhor para evitar a poluição e as toxinas, comendo apenas alimentos saudáveis, bebendo somente água filtrada e evitando a exposição à substâncias químicas sintéticas, mas, infelizmente,  as fontes desses componentes indesejáveis são inúmeras, silenciosas e inevitáveis.

Nesse sentido, a Chlorella se destaca, pois, além de proporcionar nutrição extra e ajudar a desintoxicar o organismo, ela está ligada a diversos outros benefícios. Para saber mais, comece assistindo o vídeo abaixo:

Aqui você aprenderá:

  • O que é Chlorella;
  • Quais os benefícios da Chlorella e seus principais compostos;
  • Informações importantes sobre o consumo de Chlorella;
  • Como tomar Chlorella;
  • Contraindicações da Chlorella.

O que é a Chlorella

A Chlorella é uma microalga verde de água doce, sendo uma das espécies mais estudadas no Mundo. É muito mencionada como sendo um alimento quase perfeito devido a sua alta concentração de nutrientes e compostos bioativos, além da variedade de benefícios que oferece à saúde.

Os efeitos da Chlorella estão ligados a sua composição diversificada. Seus componentes, separadamente, oferecem suas próprias e valiosas vantagens à saúde. Não é por menos que foi utilizada como suplemento por astronautas da NASA em viagens espaciais. Incrível, não é mesmo?

Além disso, a potência dos benefícios da Chlorella pode ser atribuída à sinergia dos componentes, que ficam exponencialmente mais poderosos unidos, do que quando consumidos separadamente.

Veja abaixo a tabela nutricional:

chlorella para que serve : tabela composição

Quais os benefícios da Chlorella e seus principais compostos

A Chlorella é formada por uma camada exterior fibrosa não-digerível e seus nutrientes interiores. A parte fibrosa é a principal responsável pelo potencial desintoxicante e a parte interna pelo seu poder nutritivo.

Você pode entender para que serve a Chlorella a partir dos principais compostos presentes nesse superalimento e os benefícios que eles oferecem para o seu corpo. Veja a lista:

  1. Fator de Crescimento Chlorella (FCC OU CGF);
  2. poder antioxidante;
  3. alta concentração de aminoácidos essenciais;
  4. auxílio no funcionamento intestinal;
  5. proteção da saúde cardiovascular;
  6. regulação de funções do organismo por sais minerais;
  7. ajuda no combate aos radicais livres;
  8. contribuição com o detox corporal;
  9. grande presença de vitaminas;
  10. atuação na neutralização da acidez do sangue;

1. Fator de crescimento Chlorella (FCC ou CGF)

O FCC é um composto único e exclusivo dessa microalga e é conhecido pela sua capacidade de reparação e desenvolvimento celular. Em sua composição é possível encontrar altos níveis de ácidos nucleicos, ácido ribonucleico (RNA) e ácido desoxirribonucleico (DNA).

Graças ao FCC, a Chlorella é capaz de:

    • contribuir com a produção e reconstrução de tecidos;
    • acelerar o processo de cicatrização e recuperação de feridas;
    • ajudar a retardar o envelhecimento.

2. Poder antioxidante

A Chlorella apresenta em sua composição vitaminas, minerais e outras substâncias que atuam no corpo como agentes antioxidantes, neutralizando e combatendo a ação dos radicais livres. São exemplos a clorofila, a vitamina C e a vitamina E.

Um estudo realizado com fumantes, com idades entre 20 e 65 anos, que receberam Chlorella ou placebo todos os dias por 6 semanas, observaram que a microalga desempenha papel antioxidante e, por isso, a indicaram como um importante complemento alimentar.

3. Alta concentração de aminoácidos essenciais

A alta concentração de proteínas da Chlorella oferece diversos benefícios, principalmente porque engloba muitos aminoácidos essenciais, como o triptofano. Esse aminoácido não é produzido naturalmente pelo corpo humano e, por isso, devemos obtê-lo através da nossa dieta.

O triptofano está relacionado à produção de serotonina, que é chamada de “hormônio da felicidade” por causa do seu papel importante na sensação de bem-estar geral. Por esse motivo, ele auxilia na depressão e em transtornos de ansiedade, que podem levar a outras condições, como bruxismo e déficit de atenção.

O triptofano também é responsável por um grande número de processos neurológicos. Ainda, pode ajudar a proporcionar alívio para as mulheres que sofrem com a Desordem Disfórica Pré-menstrual (PMDD), uma forma grave de síndrome pré-menstrual.

4. Auxílio no funcionamento intestinal

A Chlorella apresenta fibras na composição, que representam certa de 10% a 20% de sua composição. Esses elementos fazem com que ela seja um excelente regulador intestinal natural e, juntamente com a clorofila, capazes de se ligar às toxinas presentes no corpo, incluindo metais pesados e pesticidas.

Como as fibras não são digeridas pelo nosso corpo, elas são excretadas através das fezes unidas às substâncias tóxicas. Assim, a Chlorella auxilia a desintoxicar o organismo, ao mesmo tempo que estimula o funcionamento digestivo adequado e evita o intestino preso.

Além disso, as fibras também ajudam a promover o crescimento das bactérias benéficas do intestino, como o Lactobacillus. Logo após iniciar o consumo, você entenderá para que serve Chlorella, pois os benefícios em termos de digestão e regulagem da flora intestinal podem ser notados rapidamente.

5. Proteção da saúde cardiovascular

A Chlorella contém ácidos graxos poli-insaturados, tais como ômega-3 e 6, também conhecidos como ácidos graxos essenciais, uma vez que não são produzidos pelo próprio corpo e necessitam ser obtidos através da alimentação ou suplementação.

O ômega-3 atua na proteção da saúde cardiovascular, pois funciona como um vasodilatador, e na saúde cerebral, uma vez que age auxiliando a produção de proteínas que permitem a entrada de cálcio nos neurônios e reduzem a morte das células.

6. Regulação de funções do organismo por sais minerais

Na composição da Chlorella encontram-se diversos mineiras e, entre eles, estão em maior concentração o  potássio e o fósforo, que são indispensáveis para que as reações metabólicas das nossas células, órgãos e tecidos ocorram adequadamente.

O fósforo está entre um dos elementos mais abundantes nos tecidos humanos, perdendo somente para o cálcio. Isso se deve às numerosas funções críticas que ele assume no organismo, como a formação do DNA, RNA, correntes de energia e estruturação dos ossos e dentes, aos quais oferece maior resistência.

7. Ajuda no combate aos radicais livres

Os antioxidantes são moléculas reativas que combatem os radicais livres, produzidos durante o metabolismo normal do corpo, mas intensificadas em situações de exposição à toxinas e prática de atividades físicas intensas.

Os radicais livres em excesso acabam desencadeando uma reação em cadeia de degradação e destruição das células e tecidos. Muitas formas de câncer, inclusive, têm sido relacionadas a esse tipo de impacto sobre o DNA das células.

A Chlorella contém uma grande variedade de antioxidantes que auxilia do combate aos radicais livres e, consequentemente, na prevenção de problemas de saúde decorrentes do excesso deles. Mais um ponto para que serve a Chlorella!

Confira os principais antioxidantes e seus benefícios na tabela abaixo:

chlorella benefícios : antioxidantes

Gostou dos benefícios? Então inclua você também a Chlorella no seu dia a dia assim como outros adeptos de alimentação inteligente! Encontre-a aqui!

8. Contribuição com o detox corporal

A Chlorella é reconhecida como um dos alimentos com maior quantidade de clorofila do planeta. Isso faz dela um dos mais eficazes agentes desintoxicantes encontrados na natureza, ajudando a eliminar do corpo uma variedade de substâncias tóxicas, incluindo metais pesados, como mercúrio, chumbo e cádmio.

Uma vez que o corpo humano ou animal não pode por si só quebrar metais pesados, ele tenta em velocidade muito lenta eliminá-los. Nesse processo, esses metais acumulam-se em órgãos internos, como  fígado, cérebro, ossos e rins, e também na pele, unhas e cabelo. 

Por isso, o consumo de alimentos que aceleram o processo e evitam doenças causadas pelo acúmulo excessivo de toxinas é muito importante. Se você ainda está se perguntando para que serve Chlorella, saiba que a alta concentração de clorofila presente nela pode ajudar a livrar seu corpo de toxinas.

Outros benefícios da clorofila:

    • fortalece o sistema imunológico aumentando o número de anticorpos;
    • nutre e fortalece o sistema circulatório e intestinal;
    • reduz risco de inflamações e a retenção de líquidos no corpo;
    • aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos.

Confira o depoimento de uma consumidora de Chlorella abaixo:

9. Grande presença de vitaminas

A Chlorella também é muito rica em vitaminas, extremamente necessárias para o funcionamento saudável do organismo. As principais presentes em sua composição estão na lista abaixo:

    • vitamina E e vitamina C: importantes no combate aos radicais livres e aumento da imunidade;
    • vitamina B3:  desempenha funções na circulação sanguínea, no metabolismo energético, controle do diabetes, produção de determinados hormônios, entre outras.

10. Atuação na neutralização da acidez do sangue

Para manter o corpo saudável é ideal manter o pH em equilíbrio, com um valor entre 7,2 e 7,4. Infelizmente, devido ao estilo de vida da maioria das pessoas, estresse e má alimentação, o pH do corpo está comumente desequilibrado, tendendo para a acidez.

O ambiente ácido no organismo predispõe a muitas doenças, que poderiam ser evitadas com um pH neutro ou básico. A Chlorella, por possuir um pH alcalino, ajuda a neutralizar a acidez do sangue e regular o desequilíbrio causado pela má alimentação.

Entendeu para que serve Chlorella?

A Chlorella realmente pode fazer a diferença no seu dia a dia devido aos seus benefícios realmente abrangentes, que vão desde os órgãos internos até a pele, cabelos e outros tecidos.

Ainda tem dúvidas a respeito da importância do consumo desse superalimento?

Confira outro depoimento de quem já aproveita os efeitos da ingestão de Chlorella:

Informações importantes sobre o consumo de Chlorella

Na hora da escolha de um suplemento de Chlorella, alguns pontos devem ser levados em consideração para, então, você comprar. Separamos 2 importantes, confira a seguir mais sobre eles:

Verifique a “quebra da parede celular”

A chave para a capacidade de desintoxicação da Chlorella encontra-se dentro da parede celular fibrosa que não é digerível pelo organismo. Por isso, é necessário verificar se no processo de fabricação da Chlorella consta a etapa de quebra da parede celular.

Se a parede celular não for quebrada, ela vai simplesmente passar através de você, sem que você possa absorver as substâncias, como a clorofila e, assim, aproveitar os benefícios da Chlorella, como a eliminação de toxinas prejudiciais à saúde.

Possibilidade de contaminação

Uma vez que essa incrível microalga se liga às toxinas, é preciso verificar se durante a fabricação ela não foi contaminada por esses compostos. A lei exige que nesses produtos não hajam contaminantes, mas, se você sentir necessidade, pode solicitar ao fabricante as análises relacionadas pra tal quesito.

A Ocean Drop tem um compromisso com a eficiência dos superalimentos e com a sua saúde, e, para tranquilizá-lo, disponibiliza todas as análises em sua plataforma de qualidade, assim você terá certeza do que está consumindo!

Como tomar Chlorella

De nada adianta saber para que serve Chlorella e conhecer seus benefícios se você consumi-la de maneira errada, não é mesmo? Sendo assim, abaixo você conhecerá sugestões para o consumo:

Apesar da dificuldade que muitas pessoas têm em consumir suplementos várias vezes ao dia, é importante fazer isso com a Chlorella.

Ao consumi-la com suas refeições, ela não irá  apenas ajudar a retirar as toxinas presentes no seu corpo, mas presentes nos novos alimentos que está ingerindo também.

O consumo mais prático e comum é na forma de cápsulas ou tablets, com uma dose diária recomendada de 2,1 g (4 unidades), antes das refeições. Isso é o suficiente para aproveitar os nutrientes da Chlorella.

Suco de chlorella
suco detox com chlorella

Caso não seja possível o consumo repartido, indicamos que seja feito pela manhã, para que você obtenha os benefícios ao longo do dia.

Contraindicações da Chlorella

A Chlorella é contraindicada para mulheres grávidas ou lactantes e para crianças menores de 11 anos sem prescrição ou acompanhamento de um profissional da saúde. Pessoas alérgicas a frutos do mar também devem tomar cuidado ao consumir a microalga.

Gostou de saber os benefícios da Chlorella?

Em nosso site você encontra esse superalimento maravilhoso, além de outras opções e diversas informações interessantes. Basta clicar aqui para encontrá-la!

Para mais artigos e informações sobre superalimentos, siga acompanhando o blog da Ocean Drop!

Gostou do conteúdo?