chlorella detox pó

Você é do tipo de pessoa que procura por alimentos detox após abusar da alimentação? Ou faz parte do grupo que não acredita em dietas e receitas detox “milagrosas”? Ou, ainda, já ouviu falar sobre Chlorella detox e quer saber como ela atua na desintoxicação?

Seja você qualquer uma das pessoas acima, não deixe de ler este artigo! Aqui você vai entender:

  • Porque a microalga Chlorella é considerada uma aliada no processo de desintoxicação;
  • Como a Chlorella age no organismo para retirar as toxinas;
  • Quais os meios de entrada das toxinas no corpo e os problemas causados pelo acúmulo desses compostos;
  • Informações importantes sobre o consumo de Chlorella para se obter o beneficio detox.

Você já deve ter ouvido falar em dietas detox e as diversas teorias sobre o funcionamento desse protocolo. Afinal, já faz um tempo que o termo virou febre na mídia.

Sem dúvidas, no mundo da nutrição não há milagres. Não adianta comer excesso de alimentos pouco nutritivos e levar uma vida desregrada, esperando que em um dia ou em uma semana de dieta detox seus problemas estejam resolvidos.

Isso não vai funcionar!

No entanto, manter uma dieta correta, com diversos alimentos saudáveis, in natura e com nutrientes equilibrados, faz com que o seu corpo funcione melhor.

Além disso, dá uma ajuda extra para que ele fique menos sobrecarregado e elimine o que há de ruim. Afinal, você não está ingerindo corantes, conservantes e aromatizantes, por exemplo.

Também está evitando alimentos pesados, ricos em gorduras ruins e açúcar. O resultado é que, com os alimentos naturais, você se sinta melhor no geral, já que está se nutrindo de fato.

chlorella detox : po e capsulas

Também há a possibilidade de ingerir alguns alimentos específicos para ajudar na eliminação de substâncias tóxicas, como é o caso da Chlorella. É possível contar nos dedos os alimentos que realmente são capazes de retirar toxinas acumuladas do organismo, em especial os metais pesados e pesticidas.

Um estudo realizado no Japão que avaliou o consumo de Chlorella em lactantes, observou diminuição significativa de uma toxina comumente presente no leite materno de mulheres daquela região, muito menor do que no grupo controle.

Mas como a  Chlorella é capaz de fazer isso?

Além de ser um alimento muito completo na questão de vitaminas e minerais, oferecendo contribuição para uma nutrição de qualidade e aumento da imunidade, a Chlorella é composta por dois itens em especial, fibras e clorofila, que a tornam um alimento especial, capaz de auxiliar na eliminação de toxinas.

Fibras

Experimentos de laboratório demonstraram que a parede celular da Chlorella é formada por uma espessa camada de fibras únicas, as quais têm a excepcional capacidade de formar uma rede muito fina que captura os metais pesados presentes no trato digestivo e tecidos adiposos dos órgãos.

chlorella detox : camada celular fibrosa

Como essas fibras da parede celular não podem ser digeridas, elas formam resíduos que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos intestinais.

Isso propicia a regulação do hábito intestinal e a eliminação dos tóxicos capturados.

Outra grande importância sobre a quantidade de fibras da Chlorella, é que o acumulo de toxinas, principalmente de metais pesados, é intensificado em pessoas que sofrem de constipação intestinal.

O intestino é uma das maiores portas de absorção do organismo, e quando as fezes permanecem muito tempo ali, as toxinas que não foram acumuladas ou que já foram eliminadas têm grandes chances de serem reabsorvidas. Ou seja, manter um intestino funcionante ajuda na desintoxicação do organismo.

Clorofila

A Chlorella é considerada uma das maiores e mais potentes fontes de clorofila pura do planeta. Curiosamente, a clorofila possui uma estrutura molecular muito semelhante ao sangue humano.

A hemoglobina, em especifico, tem sua estrutura diferenciada da clorofila apenas pelo átomo central, que é composto principalmente por ferro, e na clorofila por magnésio.

Diversos estudos científicos já documentados revelam que a alta concentração de clorofila faz com que o consumo de Chlorella auxilie na eliminação de toxinas e poluentes industriais.

A clorofila também aumenta a produção de sangue e ajuda a oxigenar o mesmo, assim como a  hemoglobina. A abundância de oxigênio auxilia na desintoxicação do corpo.

Segundo pesquisas da Universidade de São Paulo (USP), devido a quantidade de clorofila, o consumo adequado de Chlorella durante um mês é capaz de remover até partículas radioativas, comumente acumulada por quem realiza tratamentos com radioterapia ou para pessoas que vivem expostas a radiação.

Os benefícios do consumo de Chlorella como detox para pacientes de quimioterapia também foram documentados por pesquisadores da Virginia Commonwealth University Medical College.

Eles alegaram que os componentes e as funções do sistema imune ficam perto dos níveis normais e são menos afetados negativamente quando os pacientes submetidos a quimioterapia e/ou medicamentos imunossupressores consomem Chlorella.

A clorofila também estimula o abastecimento de magnésio no cérebro e sistema nervoso assim como protege contra a acumulação de tóxicos no sistema nervoso central.

Experimentos relatam que o “sangue da plantas”, como é chamada a clorofila , é capaz de ativar o receptor de PPAR dentro do núcleo da célula. Assim ajudando a abrir a membrana celular, essencial para a desintoxicação celular e normalização da resistência à insulina.

E o melhor de tudo é que a Chlorella é exclusivamente desenhada para não se ligar aos minerais e nutrientes que seu corpo naturalmente necessita para funcionar. Ela não se liga aos minerais benéficos como cálcio, magnésio ou zinco. É como se ela soubesse quais os metais pertencem ao seu corpo e quais os químicos que precisam ser eliminados. Incrível, não?

Se quiser saber mais sobre a clorofila, acesse esse post que escrevemos sobre seu funcionamento.

Toxinas ao nosso redor

Mas você deve estar se perguntando se você realmente possui toxinas acumuladas no seu corpo e como elas chegaram até ali.

Não é preciso ir muito longe para ver que o seu corpo está sob ataque constante da poluição externa. Ao nosso redor, os metais pesados e toxinas estão presentes em múltiplas formas.

Destacamos a seguir alguns mais habituais:

  • Canos de chumbo
  • Frutos do mar, acumulam facilmente metais pesados em especial os de grande porte
  • Termômetro de mercúrio (quando quebrado)
  • Lâmpadas de baixo consumo (quando quebrada)
  • Utensílios de cozinha de alumínio que contenham outros metais pesados
  • Pesticidas
  • Produtos de higiene e cosmética convencional
  • Gasolina
  • Cigarros
  • Aditivos alimentares
  • Medicamentos
  • Água subterrâneas contaminadas e outras águas não tratadas
  • Obturações dentais de mercúrio

Na verdade, a própria legislação autoriza certos níveis que consideram aceitáveis ​​de muitos venenos, como por exemplo flúor, cloro e níveis baixos de metais pesados.

A questão é que muitas dessas substâncias são acumulativas então ser exposto durante muito tempo a elas faz com que seu corpo depois de um certo tempo esteja com níveis preocupantes.

O acumulo em excesso destes compostos além de ocasionar o mau funcionamento do organismo e suas reações metabólicas como um todo, pode resultar em:

  • Fadiga
  • Aflição digestiva e redução da capacidade de assimilar adequadamente e utilizar gorduras e outros nutrientes
  • Articulações doloridas
  • Depressão
  • Desregulação da glicose e colesterol do sangue
  • Problemas reprodutivos

Informações importantes sobre o consumo da Chlorella para se obter o benefício detox

Nutricionistas recomendam a Chlorella para uma dieta detox, considerado como um dos métodos naturais mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas.

Mesmo assim, é preciso ficar atento com algumas questões

É bastante comum nos primeiros dias de consumo sentir um desconforto estomacal e intestinal, com o aumento de número de vezes de idas ao banheiro e até mesmo um aumento de gases. 

Isso acontece pois seu corpo esta iniciando a eliminação das toxinas. Caso preferir você pode diminuir a dose, para que o processo ocorra mais lentamente diminuído assim os efeitos sentidos.

chlorella detox : smoothie com nozes e abacate

A Chlorella possui uma grande quantidade de vitamina K, vitamina responsável pela coagulação sanguínea. Pessoas que consomem remédios para distúrbio de coagulação devem informar seu médico sobre o consumo.

Como este superalimento promove a desintoxicação do organismo, jogando muitas toxinas na corrente sanguínea, não é indicado que pessoas que realizam hemodiálise e que têm problemas renais façam seu consumo sem a orientação de um médico ou nutricionista.

Como já especificados em um outro post, para que se tenha sucesso no consumo deste superalimento, mas principalmente quanto ao seu benefício detox, é preciso prestar atenção na hora de escolher o seu produto.

É preciso se certificar, solicitando laudos técnicos em caso de desconfiança, de que a alga consumida não foi previamente contaminada por metais pesados.

Bem como é preciso saber se a parede celular da alga foi previamente quebrada, já que só se obtém os benefícios da nutrição e desintoxicação quando é rompida e seu conteúdo interior é disponibilizado para absorção.

Por fim o último e mais importante ponto para que você usufrua da desintoxicação através do consumo de Chlorella, é preciso disciplina para que o consumo seja regular a regrado.

O indicado é que sejam consumidas 500mg 4x/dia junto com as refeições, para que as toxinas dos alimentos não sejam absorvidas e as já acumuladas sejam eliminadas. Mas nada impede que o consumo seja feito de uma só vez durante a manhã.

De forma resumida…

Consumir Chlorella é como convocar um exército microscópico para lutar a favor do seu corpo, na luta contra todas as toxinas que o atacam diariamente.

Um exército que além de nutrir seu corpo com a alta diversidade de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, que possui, traz benefícios de uma nutrição completa.

Também retira metais pesados acumulados nos órgão e tecidos; elimina toxinas acumuladas na corrente sanguínea, rins e fígado; melhora a qualidade do sangue, o funcionamento dos órgãos, e a resposta imune do corpo.

Gostou?

Dá uma olhadinha no nosso site! você encontrará a Chlorella, esse superalimento maravillhoso, além de outras microalgas e diversas informações interessantes!

Deixamos um presente para você que leu o blogpost até o final: um cupom de 15% de desconto na Chlorella e nos outros superalimentos do site da Ocean Drop!

Basta clicar neste link para acessar o site e aplicar o cupom “superblog” no checkout para economizar na compra 🙂

Ainda fica em dúvida sobre o processo detox da Chlorella? 

Deixe sua pergunta nos comentários!