A coenzima Q10 (coQ10) é uma substância produzida pelo nosso corpo e está presente em maior concentração no coração, nos rins, no cérebro e no fígado.

Também chamada de ubiquinona ou ubiquinol, apresenta propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e também ajuda a proteger o sistema nervoso e cardiovascular.

Após os 30 anos, sua produção é diminuída e o consumo da substância é interessante para manter o funcionamento saudável do organismo.

Alguns alimentos contém coenzima Q10, mas a suplementação também é uma opção, já que apresenta as quantidades adequadas para suprir as necessidades.

Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

  • O que é;
  • Para que serve;
  • Coenzima Q10: alimentos ricos;
  • Sintomas de deficiência;
  • Como tomar.

O que é

A coenzima Q10 é encontrada em todas as células do nosso organismo e está diretamente envolvida nos processos de produção de energia.

Sendo fundamental para diversas funções do corpo, é considerada uma substância bioativa. Além disso, é classificada como lipossolúvel, ou seja, é solúvel em gordura.

Como visto, a coenzima Q10 pode ser encontrada em alguns alimentos ou na forma de suplementos.

Para que serve

A coenzima Q10 é um composto que com o tempo tem produção pelo corpo diminuída. Portanto, repô-la pode ser interessante para diversos benefícios.

A coQ10 está relacionada à melhora do rendimento físico, sendo importante no processo de produção de energia e vasodilatação por ser capaz de impulsionar o transporte de oxigênio e nutrientes para o músculo.

Por ser um composto presente em todas as células do nosso organismo, também atua na regulação do crescimento e na diferenciação celular.

Além disso, a coQ10 tem poder anti-inflamatório, antioxidante e ajuda na prevenção da insuficiência cardíaca.

Em um estudo com 420 pessoas com insuficiência cardíaca, o tratamento com coQ10 por dois anos melhorou os sintomas e reduziu o risco de morte por problemas cardíacos.

Coenzima Q10: alimentos ricos

Existem alguns alimentos fontes de coenzima Q10, confira os 10 melhores:

1. Nozes

Além de muitas vitaminas e minerais, as nozes contém boas doses dessa substância. Com a presença também de gorduras boas, são alimentos que ajudam a manter a saúde cardiovascular.

2. Frutas e vegetais

Algumas frutas e vegetais contém a coenzima Q10 e podem ser adicionadas facilmente a dieta. As principais frutas que podemos encontrar a substância são o brócolis, a couve, espinafre, a laranja e o abacate.

3. Amendoim

O amendoim é também boa fonte vegetal saudável da coenzima Q10.

4. Peixe

Os peixes contêm boas quantidades de coenzima Q10. São exemplos os peixes gordos, como o atum e o salmão.

5. Carne

A carne é o alimento mais rico em coenzima Q10, tanto a bovina quanto a de frango. Essa última se destaca por ser uma carne magra fornecedora de ubiquinona, contendo menos gordura que a carne bovina.

6. Tofu

O tofu é uma espécie de queijo vegano e também uma fonte de proteína que contém a coQ10.

7. Pão integral

O pão integral também contém o composto, além de ser mais saudável que o tradicional e rico em fibras.

8. Soja

A soja contém a coenzima Q10 e pode ser encontrada em grãos, farelos, na forma de carne, entre outros.

9. Cereais Integrais

Cereais integrais são fontes da substância e podem ser acrescentados a frutas, smothies e iogurtes, por exemplo.

Sintomas de deficiência

Como foi visto, a coenzima Q10 com o passar dos anos têm sua produção diminuída no organismo.

Por volta dos 30 anos, a deficiência da substância já pode ser observada.

Além dessa causa natural, medicamentos para regular o colesterol podem resultar na deficiência da coenzima Q10.

A deficiência da coQ10 também está relacionada a retardo mental, fraqueza muscular, problemas na visão, na coluna, entre outros.

É importante entender que a coenzima q10 obtida dos alimentos não é altamente absorvida pelo organismo, sendo apenas 10%.

Neste sentido, o ideal para manter os níveis da substância equilibrados é recorrer à suplementação.

Como tomar

O indicado para o consumo de forma geral é de 90mg a 200mg da substância.

O consumo pode ser feito através de cápsulas e o ideal é consumir próximo a refeição.

Tomar suplementos de coQ10 com alimentos pode ajudar seu corpo a absorvê-lo até três vezes mais rápido do que em jejum, por exemplo.

Resumindo…                                   

A coenzima Q10 é um nutriente fundamental para todo o organismo sendo encontrada em todas as células.

Ela melhora o rendimento físico, previne doenças cardiovasculares e têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Como vimos, alguns alimentos contêm a substância porém por sua absorção ser pequena o ideal é adquiri-la em forma de suplemento.

Ficou curioso para saber onde encontrar a Coenzima Q10? Acesse o site da Ocean Drop para incluir a Coenzima Q10 na sua alimentação. 

Clique aqui para acessar.

Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.