como aliviar cólicas menstruais (capa)

A dúvida sobre como aliviar cólicas menstruais é frequente, já que essa é uma queixa muito comum entre o sexo feminino.

Também chamada de  menalgia, algomenorreia ou, ainda, dismenorreia, trata-se de dor pélvica antes ou durante a menstruação

Estima-se que até 90% das mulheres em idade reprodutiva apresentem cólicas menstruais, e, dentro disso, cerca de 10% de forma incapacitante. 

A dismenorreia influencia de maneira negativa a qualidade de vida, e é um dos principais motivos de falta na escola ou no trabalho, por exemplo.

No entanto, existem alguns métodos para aliviar as cólicas menstruais durante e entre as crises. Fique ligado na leitura para ver as dicas sobre o assunto!

Saiba mais sobre as cólicas menstruais

A dismenorreia é um dos principais sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), e está diretamente ligada com a produção de prostaglandinas. Isso porque elas provocam contrações no útero, responsáveis pelas dores. 

A cólica menstrual pode ser classificada de acordo com 3 fatores. São eles: intensidade da dor, época inicial dos sintomas e presença ou não de doença orgânica associada

A dismenorreia primária, também chamada de essencial, é quando não há doença orgânica associada. Inicia-se na adolescência, 2 a 3 anos após a primeira menstruação, e coincide com o início dos ciclos ovulatórios. 

Enquanto a primária melhora em torno dos 25 a 30 anos de idade ou após o parto, a secundária, relacionada com presença de doença orgânica pélvica, tende a piorar se a doença subjacente não for tratada.

São exemplos de doenças pélvicas: endometriose, adenomiose e doença inflamatória pélvica crônica. Elas costuma se manifestar tardiamente, por volta dos 25 anos de idade.

Como Aliviar Cólicas Menstruais Durante e Entre as Crises

O  tratamento para o alívio das cólicas menstruais pode ser feito em dois momentos: durante a crise e entre as crises

Durante a crise

Essas dicas não agem diretamente na causa da dor e, por isso, são consideradas medidas paliativas, e precisam ser repetidas em cada crise.

Nesse caso, o tratamento é feito para o controle dos sintomas, com o único objetivo de aliviar a dor. Podem ser realizados:

  • Uso de analgésicos

Médicos costumam recomendar os analgésicos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como uma ótima opção para o alívio das cólicas menstruais.

  • Uso de antiespasmódicos

Os antiespasmódicos agem sobre as contrações dolorosas, aliviando as cólicas de forma rápida e prolongada

  • Calor local

Uma solução alternativa aos medicamentos para a dor, pode ser o uso de uma bolsa de água quente sobre o abdômen. 

Ela auxilia no relaxamento dos músculos, que tendem a ficar rígidos durante a cólica, promovendo maior conforto.

Entre as crises

Nos casos de dismenorreia secundária, deve ser realizado o tratamento definitivo de acordo com a doença orgânica.

Na dismenorreia primária, algumas medidas gerais ajudam a prevenir novas crises de cólicas menstruais, como:

  • Dieta

É importante ingerir alimentos que ajudem a reduzir o fator inflamatório do corpo e que tenham capacidade antioxidante.

Pensando nessas propriedades nutricionais, boas opções para incluir em seu plano alimentar são as fontes de ômega 3 e a cúrcuma.

  • Vitamina B6

A vitamina B6 (piridoxina) ajuda a reduzir a dor menstrual, já que atua na síntese de dopamina, que ajuda a promover o bem estar físico e emocional. 

Boas fontes de vitamina B6 incluem bananas, lentilhas, grão-de-bico e aveia. Veja outras Fontes e Benefícios das Vitaminas do Complexo B clicando aqui

  • Exercícios físicos

Muitos mecanismos já conhecidos explicam o potencial analgésico que a atividade física desempenha no corpo.

Ela também estimula moléculas que atuam contra a inflamação no organismo, que estão ligadas aos desconfortos do período menstrual.

  • Acupuntura

A acupuntura refere-se a aplicação de agulhas em alguns pontos do corpo, e é muito indicada para o tratamento de quem sofre com cólicas menstruais. 

Seus resultados podem ser altamente eficazes, inibindo elementos emocionais negativos e não possuindo efeitos colaterais.

Gostou do conteúdo?

Se o problema persistir, consulte um ginecologista, afinal, a cólica menstrual pode indicar outros problemas no sistema reprodutivo feminino.

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de mais assuntos sobre saúde, beleza e bem estar!

A Ocean Drop e a Bloom Bits são especializadas em superalimentos do mar e da terra. Você pode encontrar o Ômega 3 de Algas e a Super Cúrcuma em nosso site!

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários! Nossa equipe especializada ficará feliz em ler e ajudar!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.