Como aliviar o estresse: 10 dicas simples e eficientes!

Como aliviar o estresse: 10 dicas simples e eficientes!

Procurar maneiras de aliviar o estresse é uma forma de manter o autocuidado. Isso porque o estresse pode prejudicar a qualidade de vida, predispondo doenças, dificuldades de memória e concentração, diminuição da libido e prejuízos no relaxamento.

A boa notícia é, que alguns hábitos podem ser inseridos na rotina para prevenir e diminuir a tensão, incluindo a prática de exercícios físicos, utilização de óleos essenciais, táticas de respiração e até o consumo de certos suplementos.

Então, deseja continuar sabendo mais sobre o assunto? Para isso, não deixe de seguir lendo o artigo! Aqui você aprenderá como aliviar o estresse e muito mais!

Índice

  • O que é estresse?
  • O que níveis extremos de estresse podem causar?
  • Quais são os sintomas de estresse?
  • 10 dicas fáceis para aliviar o estresse
  • O que fazer para se acalmar no trabalho?

O que é estresse?

É importante deixar claro que o estresse nem sempre é algo ruim! Ele é uma resposta física do organismo a um estímulo: quando estamos estressados, o corpo ativa o modo “luta ou fuga”. Nossos ancestrais usavam o estresse como um alerta para fugir de animais e, sem ele, talvez nem houvesse a evolução da espécie.

Durante o estresse, adrenalina, cortisol e norepinefrina são liberados para preparar o corpo para ação. No dia a dia, lidados com o estresse através do trabalho, relacionamentos, mudança de emprego, entre outras situações. O problema se dá, justamente, quando nos estressamos em situações inadequadas e por longos períodos!

O que é estresse emocional?

Essa condição, nada mais é, do que uma resposta normal do organismo à situações de conflito, tensão e medo, por exemplo. Ele afeta não só o corpo físico, mas, principalmente, a saúde mental. Bons exemplos de estresse emocional são os que mais lidamos diariamente e foram citados acima.

O que níveis extremos de estresse podem causar?

Com certeza você já ouviu falar que ficar estressado por muito tempo é prejudicial à saúde, não é mesmo? O cortisol, liberado durante o estresse, predispõe o aumento dos níveis de açúcar e pressão arterial. Sendo assim, o estresse está atrelado ao surgimento de diabetes e doenças cardiovasculares, como arritmias e infartos.

O extresse oxidativo também aumenta durante situações de estresse prolongado, ocasionando o envelhecimento precoce. O resveratrol é um composto bioativo com incrível ação antioxidante!

Leia mais em: Resveratrol: o que é, para que serve e como consumir!

Além disso, o estresse pode causar insônia, alterações hormonais, diminuição da libido e problemas cognitivos, como dificuldades de memória e concentração. No próximo tópico, você conhecerá os sintomas mais comuns de estresse que também podem ser encarados como efeitos colaterais! Siga lendo e atente-se para prevenir graves danos desde já!

Quais são os sintomas de estresse?

A lista de sintomas de estresse é grande e varia entre os indivíduos. Ela envolve sintomas físicos, cognitivos e emocionais. Confira mais a seguir:

  • Dor de cabeça, dor de estômago e/ou dor no peito;
  • Gastrite;
  • Problemas intestinais (diarreia ou prisão de ventre);
  • Imunidade baixa;
  • Libido baixa;
  • Problemas de pele, como dermatites e rosácea;
  • Dificuldades de memória e concentração;
  • Pensamentos negativos;
  • Ansiedade;
  • Preocupação excessiva e constante;
  • Instabilidades de humor;
  • Irritabilidade;
  • Incapacidade de relaxar;
  • Sentimento de sobrecarga;
  • Depressão ou infelicidade geral.

Identificou-se com alguns dos sintomas? Agora você deve estar se perguntando: “e como diminuir o estresse do dia a dia?” No próximo tópico você aprenderá 10 maneiras simples e eficazes para ficar mais calmo!

10 dicas fáceis para aliviar o estresse

1. Praticar exercícios físicos

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é o melhor exercício para aliviar o estresse. A resposta é, que qualquer atividade física auxilia na liberação de endorfina, um neurotransmissor atuante no relaxamento e diminuição do estresse. Quando sentir que está precisando desopilar, procure sair para correr, caminhar ou ir a academia!

2. Consumir suplementos

Assim como no exercício físico há liberação de um neurotransmissor que ajuda a aliviar a tensão, alguns suplementos também têm essa capacidade. A fenilalanina e a niacina, por exemplo, são encontradas em suplementos para o estresse!

3. Utilizar óleos essenciais

A aromaterapia utiliza óleos essenciais com finalidade terapêutica para atuação direta em questões físicas, como estresse e ansiedade. Óleo de alecrim, laranja doce, lavanda, sândalo e limão são ótimas opções para melhorar o bem-estar. Você pode deixar um difusor de óleo essencial ligado antes de dormir e, se possível, até durante o trabalho.

4. Aprender a dizer não

Muitas vezes não queremos desagradar nossos amigos, colegas de trabalho ou familiares e nos sobrepomos a situações em que, na verdade, não podemos ou não queremos. Isso acaba gerando sobrecarga e, como consequência, aumento de estresse. Aprender a expor seus limites e suas vontades é uma maneira simples de não se estressar!

5. Parar de procrastinar

Quando há alguma tarefa difícil para realizar, a fim de evitar lidar com a situação, é comum procrastinar. De fato, essa não é a melhor solução! Primeiro porque a mente não relaxa quando se tem algo pendente; segundo porque, quanto mais tempo deixar para resolver, menos tempo terá para lidar com imprevistos. Não procrastine e evite estresses desnecessários!

6. Utilizar táticas de respiração

A todo o momento estamos respirando, afinal, para estar vivo, é preciso respirar. No entanto, isso não significa que estejamos respirando direito! A respiração tem relação íntima com o nosso estado emocional. Podemos controlar a inspiração e a expiração para induzir a calma e diminuir o estresse.

7. Manter contato físico positivo

Carinhos, beijos, abraços e sexo podem ajudar a aliviar o estresse. O contato físico positivo ajuda a liberar ocitocina, o “hormônio do amor” e reduzir o cortisol, o “hormônio do estresse”. Além disso, manter contato físico pode auxiliar na redução da pressão arterial e frequência cardíaca, que são sintomas físicos do estresse.

8. Ouvir música relaxante

Ouvir música é bom para tirar o estresse do corpo, você sabia? É justamente por isso que elas estão presentes em práticas, como ioga e meditação. Os sons da natureza também podem ser muito calmantes – e não é preciso estar, necessariamente, na natureza para ouvi-los! Basta procurar no YouTube ou Spotify, por exemplo.

9. Praticar atenção plena

A atenção plena (ou Mindfulness) descreve práticas que ancoram ao momento presente.  Resultados de um estudo publicado no Journal of Psychosomatic Research sugeriram que a redução do estresse baseada na atenção plena pode ajudar uma ampla gama de indivíduos a lidar com seus problemas clínicos e não clínicos.

10. Conversar sobre o assunto

Falar sobre o que está estressando você ajuda a aliviar o estresse. Curioso, não é? Isso acontece porque verbalizar os sentimentos gera diminuição da tensão. Lembre-se que a ideia não é permanecer em padrões negativos, mas sim, utilizar como um método de alívio. O mais indicado é procurar um psicólogo para obter ajuda profissional adequada.

O que fazer para se acalmar no trabalho?

Não precisamos lidar com o estresse apenas na hora em que situações estressantes ocorrem. A melhor forma é a prevenção e, para isso, é possível seguir todas as dicas comentadas acima para ter calma no dia a dia do trabalho. 

Você gosta de praticidade e tem se sentido estressado(a) e ansioso(a)? ACESSE O SITE DA OCEAN DROP E CONHEÇA O CALMARIA, O SMART BLEND PARA VOCÊ CONQUISTAR A PAZ COM O SEU BEM-ESTAR!

Gostou do artigo?

Agora que você já sabe como aliviar o estressel! Caso ainda tenha ficado com dúvidas, deixe nos comentários! Logo irei responder você!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais artigos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida! Até a próxima!

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível