como combater a ansiedade: capa

Você tem interesse em saber como combater a ansiedade? Primeiro entenda isto: a ansiedade é natural do ser humano – e é responsável por diversas funções importantes para que possamos evoluir.

Ela passa a ser reconhecida como doença quando é exagerada, desproporcional em relação ao estímulo ou qualitativamente diferente do que se tem como normal em determinada faixa de idade.

O transtorno de ansiedade generalizada não pode ser encarado com descaso, pois tem a capacidade de interferir na qualidade de vida, afetando o conforto emocional e o desempenho diário nas mais diversas atividades.

A boa notícia, é que existem maneiras de controlar a ansiedade naturalmente, seja pelo incremento de suplementos naturais ou exclusão de algumas substâncias que servem como gatilho. Fique ligado no conteúdo para saber mais! Aqui como aprenderá:

  • Ansiedade x transtorno de ansiedade generalizada (TAG);
  • Como combater a ansiedade com 5 suplementos naturais;
  • Ansiedade induzida por substâncias.

Ansiedade x transtorno de ansiedade generalizada

Como visto, a ansiedade é normal do ser humano. Ela se manifesta como um sinal de alerta para nos preparar para desafios e, mesmo que eles não sejam superados, funciona igual como ponto-chave para a nossa evolução.

É normal presenciar ansiedade antes de algumas situações, como entrevistas de emprego, início em um novo ambiente de estudo ou trabalho, nascimento de um filho, viagens importantes e cirurgias delicadas, por exemplo.

No entanto, quando a vida torna-se um constante estado de ansiedade, caracterizado por preocupações excessivas ou expectativas demasiadas, ela passa a não ser mais normal, virando motivo de preocupação.

O transtorno de ansiedade generalizada, também conhecido apenas por TAG, precisa de diagnóstico médico. Um dos critérios a serem levados em conta é a presença dos sintomas por mais de seis meses, de forma prejudicial ao dia a dia.

como combater a ansiedade: infográfico

Como combater a ansiedade com 5 suplementos naturais

Alguns suplementos naturais possuem nutrientes e outras substâncias benéficas que contribuem para o tratamento da ansiedade. Neste artigo separamos 5 deles com estudos científicos a respeito. Confira a seguir:

1. 5-HTP

O 5-hidroxitriptofano é um tipo de aminoácido não-essencial, ou seja, é produzido naturalmente pelo corpo. O organismo utiliza-o para o processo de produção da serotonina, um neurotransmissor que atua regulando o humor.

Níveis baixos de serotonina estão associados a alterações no humor e quadros de ansiedade e depressão. É possível encontrar o 5-HTP na forma de suplemento, extraído da planta Griffonia simplicifolia, e consumi-lo para ajudar no tratamento do transtorno.

2. Magnésio

O magnésio é um mineral que atua no funcionamento muscular e neuromuscular, sendo responsável pelo relaxamento dos músculos, por exemplo. Além disso, tem a capacidade de melhorar a eficiência do sono

Durante os períodos de ansiedade é comum presenciar noites mal dormidas e tensão, que funcionam como um ciclo vicioso para o aumento dos sintomas. O suplemento de magnésio é um ótimo aliado para ajudar a regular o quadro.

3. Matchá

O matchá é um chá feito com as folhas de Camellia sinensis, a mesma planta do chá verde, que contém L-teanina na composição, um aminoácido com efeitos positivos no relaxamento da mente e do corpo, status emocional e qualidade do sono.

Todos esses benefícios do consumo de matchá auxiliam no controle dos sintomas da ansiedade e fazem dele uma opção interessante para incluir no dia a dia. Para saber mais sobre o matchá, clique aqui!

4. Maca Peruana

A maca peruana, de nome científico Lepidium meyenii, é um tubérculo originário do Peru, cultivada há mais de 2000 anos. Entre seus inúmeros benefícios, está a capacidade de contribuir para o tratamento de ansiedade.

Um estudo clínico relatou que a suplementação de maca aumentou a sensação de bem estar geral em homens com disfunção erétil. Além disso, outro estudo indicou que ela reduziu a ansiedade e depressão em mulheres pós-menopausa.

5. Cúrcuma

Também chamada de açafrão-da-terra, a cúrcuma (Curcuma longa L.) é uma raiz de cor alaranjada, que ficou conhecida pelo seu poder anti-inflamatório e antioxidante. Sua composição contribui, inclusive, para a diminuição dos sintomas de ansiedade.

Um estudo de 2020, realizado na Arábia Saudita, observou a relação entre a administração de cúrcuma e o alívio nos sintomas do transtorno de ansiedade em mulheres – e relatou que ela é positiva para o tratamento.

Substâncias para evitar quadros de ansiedade

A fim de combater a ansiedade, além de adicionar os suplementos citados em sua rotina, você pode rever sua alimentação e conferir se há excesso de algumas substâncias, como cafeína, álcool e sal. Saiba mais a seguir:

  • Cafeína

A cafeína é conhecida como uma opção fácil e barata para manter energia em alta. Além do café, ela está presente na composição de alguns chás, refrigerantes, chocolates e até medicamentos. 

Quando consumida com moderação, a cafeína, que é uma substância psicoativa, ajuda a contribuir para a sensação de bem estar. No entanto, quando consumida em excesso pode provocar ansiedade e insônia.

  • Álcool

O álcool é uma substância tóxica para o nosso organismo e interfere na capacidade de absorção de nutrientes importantes para o seu funcionamento. Além disso, possui efeito depressor no sistema nervoso central. 

Tudo isso afeta negativamente o corpo, prejudicando a qualidade do sono, o funcionamento de neurotransmissores no cérebro, além de outras funções – que faz com que ele se torne um possível desencadeador de ansiedade.

  • Sódio

O sódio, presente no sal de cozinha e nos alimentos industrializados e embutidos, por exemplo, faz parte das substâncias que servem como gatilho para aumentar a ansiedade e que precisam ser evitadas em excesso.

Isso porque ele contribui para promover a diminuição dos níveis de potássio, outro mineral, que é importante para o funcionamento do sistema nervoso. Além disso, tem a capacidade de aumentar a pressão arterial.

Gostou do conteúdo?

Para conhecer os 10 alimentos que diminuem a ansiedade, clique aqui!

A Ocean Drop e a Bloom Bits são especializadas em superalimentos do mar e da terra.

Você encontra o Magnésio Marinho, o Super Matchá, a Super Maca Peruana e a Super Cúrcuma em nosso site!

Todo o nosso portfólio é certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), possui produtor reconhecido, não contém agrotóxicos e não sofre modificação genética!

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários! Sua contribuição é muito importante!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para mais assuntos sobre saúde e bem estar! Até a próxima!

 

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.