Como lidar com a ansiedade: entenda de uma vez por todas!

Como lidar com a ansiedade: entenda de uma vez por todas!

Sabe aquela sensação de batimentos acelerados, mãos suando e inquietude em resposta a uma situação estressante? Isso é ansiedade! Esse sentimento incômodo é vivenciado pela maioria das pessoas antes de uma reunião no trabalho, uma conversa difícil, um novo emprego ou uma prova – e é normal do ser humano.

O problema aparece quando a ansiedade vira parte da rotina, como vêm acontecendo nos últimos anos. Diante disso, surge a dúvida: “e como lidar com a ansiedade?” Há diversas maneiras para isso! É possível controlar a ansiedade através da prática de exercícios físicos, táticas de respiração e até uso de suplementos, por exemplo.

É fato que a ansiedade prejudica a qualidade de vida, causando baixo desempenho profissional, dificuldade de relacionamento com os outros e até problemas na relação sexual. Então, quer saber como lidar com a ansiedade e ter maior bem-estar? Siga lendo!

Índice

  • O que a ansiedade faz com a mente?
  • O que fazer em uma crise de ansiedade?
  • O que pode piorar a ansiedade?
  • Como lidar com a ansiedade? 10 dicas práticas

O que a ansiedade faz com a mente?

A serotonina (5-HT), conhecida como o “hormônio do bem-estar”, é um dos neurotransmissores mais importantes no estudo neuroquímico da ansiedade. O bloqueio de seus receptores, assim como de sua síntese, são observados em quadros da desordem, produzindo parte significativa dos efeitos ansiolíticos.

Além disso, na relação entre ansiedade e mente, é importante não esquecer do GABA (ácido gama-aminobutírico). Ele está presente em quase todas as regiões do cérebro e, quando reduzido, predispõe a ansiedade. Inclusive, alguns remédios para ansiedade – naturais ou não – estimulam a sua ação no organismo.

O que fazer em uma crise de ansiedadE?

Antes de saber como agir em uma crise de ansiedade, é importante que você entenda exatamente o que é isso. Para facilitar a compreensão, veja a comparação abaixo entre ansiedade, transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e crise de ansiedade:

Ansiedade

Normal dos seres humanos, é comumente presenciada antes de situações rotineiras, como entrevistas de emprego, início em um novo ambiente de estudo ou trabalho, nascimento de um filho, viagens importantes e cirurgias delicadas.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Caracterizado pela ansiedade excessiva, sem motivos óbvios, diante dos eventos da vida cotidiana. O TAG precisa de diagnóstico médico e um dos critérios levados em conta é a presença dos sintomas por mais de seis meses, de forma prejudicial à saúde.

Crise de ansiedade

Também chamada de ataque de pânico, é o momento em que os sintomas da ansiedade se manifestam de forma abrupta e intensa. Na maioria das vezes, quem sofre de crise de ansiedade já possui um histórico de TAG ou síndrome do pânico.

Como lidar com a crise de ansiedade?

  • Desvie a atenção dos sintomas;
  • diminua o ritmo da respiração;
  • relaxe os músculos;
  • distraia-se;
  • use a imaginação guiada;
  • procure um médico.

O que pode piorar a ansiedade?

Estudos científicos já evidenciaram que a genética predispõe a ansiedade, mas os fatores externos aos quais uma pessoa se expõe podem importar muito mais. Além disso, também são os fatores ambientais que pioram os quadros de ansiedade, como:

  • estresse diário;
  • pressão sob si mesmo;
  • divórcio;
  • abuso, violência e assédio moral;
  • morte de um ente querido;
  • mudança de emprego, escola ou até mesmo de cidade ou país;
  • efeito colateral de medicamentos e substâncias, como drogas, álcool, cafeína e nicotina;
  • excesso de açúcar nos alimentos e bebidas, além de outros ingredientes do cardápio;
  • problemas financeiros e desemprego;
  • relacionamento difícil com o parceiro, membro da família e amigos.

Quem sofre de ansiedade pode tomar café?

O café é uma bebida estimulante, mas sozinho ele não pode ser considerado a causa da ansiedade. Quem tem ansiedade pode retirar o café e observar se a bebida está piorando o quadro. O café descafeinado é uma alternativa para quem perceber problemas com a cafeína para a ansiedade, mas não abre mão do sabor da bebida.

Quem tem ansiedade não pode comer o que?

Assim como quem tem ansiedade precisa observar se o café está piorando o quadro, o mesmo necessita acontecer com certos alimentos estimulantes. A lista inclui:

  • doces em geral;
  • sucos industrializados, refrigerantes e energéticos;
  • bolos, biscoitos, salgados e pães brancos;
  • embutidos, incluindo salsichas, linguiças, presunto, mortadela e peito de peru;
  • fast foods, comida pronta congelada e outros alimentos industrializados.

Como lidar com a ansiedade? 10 dicas práticas

1. Praticar atividades físicas

Fazer exercícios funciona como um remédio natural para ansiedade, já que produz efeitos ansiolíticos. Isso ocorre porque a atividade física estimula a produção de neurotransmissores, como serotonina e endorfina, relacionados ao bem-estar. 

2. Evitar bebidas e comidas estimulantes

Como mencionado, entre os alimentos e bebidas que devem ser evitados na ansiedade estão os que possuem efeito estimulante no organismo, como refrigerantes, energéticos, bebidas alcoólicas, café, doces, industrializados e embutidos. 

3. Tomar chás relaxantes

Camomila, erva-cidreira, mulungu, valeriana, maracujá e matchá fazem parte da lista de chás com propriedades de relaxamento que fazem bem para os sintomas de ansiedade. Gostou? Siga lendo sobre em: Como diminuir a ansiedade através da fitoterapia

4. Manter um cardápio balanceado

“O que comer para aliviar a ansiedade?” é uma pergunta frequente, já que nessa situação é comum recorrer aos “alimentos proibidos para os ansiosos”. Semente de abóbora e cúrcuma são ótimas opções para incluir no cardápio! Acesse para conferir a lista completa: 10 alimentos que diminuem a ansiedade

5. Consumir suplementos para ansiedade

Fenilalanina, um aminoácido essencial, e resveratrol, um composto com ação antioxidante, são propostas interessantes para estarem presentes em um suplemento para ansiedade. Saiba como combater a ansiedade com suplementos naturais aqui!

6. Ter controle dos gastos

Um dos gatilhos para a ansiedade é não ter controle sobre as finanças. Para evitar essa preocupação, faça um planejamento financeiro, não compre nada sem pesquisar antes e estude sobre o assunto! Na internet é possível encontrar conteúdos bons e gratuitos. 

7. Respirar corretamente

A respiração tem relação importante com o nosso estado emocional. Podemos controlar a inspiração e a expiração para induzir a calma e diminuir a ansiedade. Uma regra básica é prestar atenção em como o ar entra pelo nariz e sai do organismo pela boca. 

8. Dormir bem

O sono de qualidade é essencial para a saúde cerebral. Pesquisas científicas mostram que, quando o assunto é ansiedade, uma boa noite de sono é essencial no combate do problema. 7 a 8 horas de sono por noite sem interrupções é uma boa média.

9. Meditar

Cada vez mais se fala em meditação e Mindfulness (também conhecido como atenção plena) e estudos  já apontam como essas técnicas podem ajudar quem sofre com ansiedade. Existem meditações guiadas que facilitam para os iniciantes!

10. Procurar ajuda psicológica

A ansiedade torna-se patológica quando entra em um nível elevado e permanece por  longos períodos de tempo. Um acompanhamento psicológico de qualidade pode se tornar a sua melhor escolha nesse caso. Não hesite em procurar ajuda!

Gostou do artigo?

Agora você já sabe como lidar com a ansiedade, mas não acabou por aí! Temos mais uma ótima notícia para você que gosta de praticidade e tem se sentido estressado(a) e ansioso(a)!

ACESSE O SITE DA OCEAN DROP E CONHEÇA O CALMARIA, O SMART BLEND PARA VOCÊ CONQUISTAR A PAZ COM O SEU BEM-ESTAR!

Você também pode assistir ao nosso vídeo do YouTube relacionado ao assunto:

Referências

display-superalimentos-ocean-drop-e-bloom-bits

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível