Como Soltar o Intestino Preso? 10 Dicas para Prisão de Ventre

Como Soltar o Intestino Preso? 10 Dicas para Prisão de Ventre

Como soltar o intestino preso?” Cerca de 20% da população sofre com prisão de ventre e possui essa dúvida! A boa notícia é, que existem maneiras de prevenir e tratar a constipação. Para isso, é recomendado tomar bastante água, comer frutas com bagaço e ingerir prebióticos, por exemplo.

Manter o intestino regulado não é bom apenas para ter conforto no dia a dia. Quando o órgão está funcionando bem, também oferece muitos benefícios à saúde, você sabia?! Ainda, a maior parte encontrada no organismo de serotonina – hormônio relacionado ao prazer e bem-estar – é produzida no intestino.

Então, ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Para isso, basta ficar ligado(a) na leitura do artigo! Aqui você conhecerá 10 dicas para regular o intestino e outras informações relevantes acerca desse problema – que é o intestino preso –  totalmente incômodo e de prevalência tão frequente. 

Índice

  • O que é constipação
  • Intestino – o nosso segundo cérebro
  • Causas do intestino preso
  • 10 dicas para soltar o intestino
  • Fosfiber para acabar com a prisão de ventre

O que é constipação

Para contextualizar, primeiro é importante saber quando, de fato, acontece a constipação. Segundo o Ministério da Saúde (MS), não existe uma definição universal. No entanto, de acordo com as queixas mais comuns da população, ela pode ser referida como fezes endurecidas e esforço excessivo para evacuar.

Ainda, evacuações infrequentes, sensação de esvaziamento incompleto e até mesmo permanência excessiva no banheiro costumam fazer parte das características da constipação. Diante disso, considera-se normal a frequência de evacuação de, no mínimo, três vezes por semana. Menos que isso é motivo para preocupação!

Passar mais de quatro dias sem ir ao banheiro também deve ser motivo para se atentar e, assim, rever os hábitos que possam estar prejudicando o fluxo intestinal e cogitar usar um regulador intestinal natural.

Como você verá no próximo tópico, um intestino preso é negativo para diversos aspectos da saúde e, portanto, deve ser prevenido e tratado devidamente. 

Intestino - o nosso segundo cérebro

Cada vez mais se tem conhecimento de que milhares de neurônios estão presentes em nosso intestino e, por esse motivo, ele é chamado de “segundo cérebro”. Incrível, não é mesmo?! Embora essa informação já esteja presente em diversos estudos científicos, muitas pessoas ainda têm desconhecimento.

Além disso, diversas células que fazem parte do nosso sistema imunológico vivem nesse órgão – e esse é mais um dos motivos importantes para manter o intestino saudável! Não é novidade que a imunidade alta torna o nosso corpo uma estrutura mais forte contra o ataque de patógenos.

Um intestino que funciona bem é capaz de absorver melhor os nutrientes obtidos na alimentação e colonizar de forma positiva a flora intestinal. Portanto, como mencionado, a preocupação em ficar longe da constipação vai muito além dos incômodos diários que isso trás e que diminuem a qualidade de vida.

Benefícios de um intestino regulado

Como você observou, um intestino saudável é benéfico para a saúde no geral. Confira os benefícios a seguir:

  • Melhora do humor e do bem-estar
  • Otimizada absorção de nutrientes
  • Minimização de desconfortos diários
  • Diminuição do risco de doenças e desordens
  • Fortalecimento da imunidade
  • Melhora da saúde no geral

Causas do intestino preso

Mudanças na rotina, como férias e viagens, podem desregular o intestino. No entanto, outros hábitos relacionados ao cardápio diário também podem causar constipação. Veja as principais causas:

  • Baixo consumo de alimentos ricos em fibras (vegetais, frutas e grãos integrais);
  • Mudanças na rotina;
  • Estresse;
  • Pouca ingestão de água;
  • Intolerância à lactose ou ao glúten;
  • Não realizar atividade física;
  • Uso de alguns medicamentos.

10 dicas para soltar o intestino

A grande parte das dicas para constipação está relacionada à mudanças na alimentação, você sabia? Veja 9 dicas práticas e funcionais para aderir ao cardápio ou mudar na rotina para melhorar a sua saúde intestinal:

  1. Vá ao banheiro quando estiver com vontade;
  2. Coma frutas com casca e bagaço;
  3. Ingira bastante água;
  4. Consuma alimentos integrais;
  5. Inclua probióticos na rotina;
  6. Coma regularmente salada;
  7. Inclua azeite de oliva nas preparações;
  8. Realize a prática de atividades físicas regularmente;
  9. Faça a ingestão de prebióticos, como o fruto tamarindo;
  10. Use um remédio natural para prisão de ventre.

Abaixo você entenderá melhor a explicação de cada uma dessas nove dicas para soltar o intestino preso!

1. Vá ao banheiro quando estiver com vontade

Essa dica, embora possa parecer simples à primeira vista, é extremamente importante e comumente negligenciada. Muitas pessoas, por vergonha, evitam a ida ao banheiro fora de casa, o que acaba ocasionando fezes endurecidas e faz com que o corpo reabsorva água e toxinas que seriam eliminadas.

2. Coma frutas com casca e bagaço

Mamão, ameixa, manga, melancia, abacate e abacaxi são frutas que podem ajudar a regular o intestino. Isso porque elas contêm grande quantidade de água e fibras. Para aproveitar ao máximo o alimento, sempre que possível, é indicado consumi-lo com casca e bagaço. Goiaba, banana e caju podem fazer o efeito contrário.

3. Ingira bastante água

Água é essencial para ajudar a fazer com que o bolo fecal transite melhor pelo intestino até ser eliminado. A recomendação diária do líquido fica em torno 2 a 3 l – isso dá, no mínimo, 4 garrafinhas de 500 ml por dia. Uma maneira de evitar o esquecimento é andar sempre com uma garrafinha na bolsa ou na mochila.

4. Consuma alimentos integrais

Como o nome mesmo já diz, os alimentos integrais estão em sua forma mais íntegra, ou seja, com mais nutrientes, como vitaminas, mineras e fibras. Por isso, ao invés de comer arroz branco, prefira o integral. Essa orientação também vale para o macarrão e para a escolha de farinhas, como aveia, chia e linhaça. 

5. Inclua probióticos na rotina

Probióticos são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas e suficientes, conferem benefícios à saúde de quem os consome. Eles ajudam a constituir a microbiota de todo corpo, também localizada no intestino. Você pode consumi-los através do leite fermentado, kefir e kombucha.

6. Coma regularmente salada

As folhas, como alface, couve, acelga, rúcula e espinafre possuem alta quantidade de fibras e baixa caloria. Ótima pedida para iniciar uma refeição, concorda?! Ainda, vegetais crus e cozidos, como abóbora, abobrinha, aipo, aspargos, beterraba, brócolis, batata-doce também ajudam a aumentar consumo de fibras no cardápio.

7. Inclua azeite de oliva nas preparações

O azeite pode ser utilizado para acompanhar a salada que, como você viu no tópico anterior, também oferece benefícios à regulação do intestino. Essa gordura boa faz com que o bolo fecal fique lubrificado e a ida ao banheiro seja realizada com maior facilidade, sem ter que fazer tanta força para eliminar as fezes.

8. Realize a prática de atividades físicas regularmente

Não é novidade que a prática regular de exercícios é capaz de controlar o peso, auxiliar no emagrecimento e atuar na prevenção de doenças. Mas você sabia que a atividade física também ajuda no bom funcionamento do intestino? Ela proporciona movimentação do trânsito intestinal, evitando a constipação. 

9. Faça a ingestão de prebióticos

Alimentos prebióticos, ao contrário dos probióticos, não são as bactérias propriamente ditas, mas servem como combustível para que elas vivam e se multipliquem. O Fosfiber, que você conhecerá logo abaixo, é um suplemento rico em fibras prebióticas que aumentam o bolo fecal para facilitar que ele seja eliminado.

10. Use um remédio natural para prisão de ventre

Optar por um remédio natural para a prisão de ventre pode ser uma ótima saída para soltar o intestino preso. Constituído apenas por ingredientes naturais, esse composto é formulado idealmente para acabar com a constipação. Siga lendo e conheça uma incrível opção: o Fosfiber.

Assista o vídeo “Como soltar o intestino preso? 9 Dicas da Nutri para Acabar com Prisão de Ventre!” a seguir:

Fosfiber para acabar com a prisão de ventre

Uma rotina corrida às vezes dificulta a prática de todas as dicas apresentadas, não é mesmo?! Por isso, o Fosfiber foi formulado para ajudar a soltar o intestino preso de maneira natural e extremamente prática! Como? Através do consumo de quatro c´ápsulas todos os dias!

Esse composto funcional combina ingredientes do oceano e da terra para proporcionar regulação e aumento do fluxo intestinal. Ágar-ágar, spirulina, tamarindo, psyllium, berinjela liofilizada e frutooligossacarídeos estão presentes na composição para você se sentir mais leve

Conheça seus principais benefícios:

Regulação intestinal

A formulação é rica em fibras solúveis e, quando esses elementos atingem o intestino, formam um gel e ajudam o bolo fecal a transitar melhor, aprimorando o funcionamento do órgão.

Melhora da microbiota

As fibras prebióticas são a principal fonte de alimento para a microbiota intestinal. Mantê-la saudável tem a capacidade de otimizar a absorção de nutrientes e o desempenho do organismo no geral. 

Estabilização de humor

Alterações intestinais podem ocasionar mudanças de humor ou comportamento, afetando o cérebro. Isso porque a maior parte da serotonina corporal, cerca de 95%, é produzida no trato gastrointestinal.

Leia já o conteúdo especial sobre o Fosfiber e descubra tudo sobre esse incrível composto natural e efetivo para soltar o intestino preso:  Fosfiber: 6 ingredientes para um intestino saudável

Gostou do conteúdo?

Clique aqui e encontre o Fosfiber – A fibra que faz muito mais do que ajudar a soltar o intestino preso! Além da regulação intestinal, o suplemento à base de fibras é benéfico para a microbiota e para o humor!

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira deixar uma sugestão, comente ao final do artigo! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo nossa equipe responsabilizada irá respondê-lo(a)!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais assuntos sobre nutrição, bem-estar e saúde. Toda a semana produzimos conteúdos novos para deixar você informado. Até a próxima!

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível