Descubra como ter mais energia com 7 alimentos

por Lucas Marder | 27 abr de 2017 | em Nutrição - Desempenho


Você já pensou em como ter mais energia para enfrentar seu dia a dia com mais disposição? A forma como você se alimenta influencia diretamente no seu corpo. Saiba que se você incluir, em sua rotina, alguns alimentos poderosos — ricos em nutrientes essenciais para a saúde — é possível, sim, enfrentar seus dias com mais força, energia e diposição.

Uma simples mudança em seus hábitos alimentares pode trazer resultados surpreendentes e garantir muito mais vigor e saúde para sua vida. Continue a leitura e confira quais são esses alimentos fantásticos!

Como ter mais energia: 7 alimentos a consumir!

1. Banana

A banana é uma fruta muito nutritiva e muito consumida pela população brasileira. É rica em carboidrato, componente que fornece uma boa quantidade de energia ao organismo.

O alimento também contém magnésio e é fonte rica de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina — um neurotransmissor que possui funções importantes, como regular o humor, o sono e prevenir distúrbios emocionais.

A fruta conta, ainda, com um nutriente essencial para a saúde: o potássio — responsável por evitar cãibras, fadiga, fraqueza muscular e apatia mental.

2. Spirulina

Devido a sua alta concentração de nutrientes, a spirulina é considerada um superalimento e muito utilizada como suplemento alimentar. Pode ser usada em bebidas e sucos, além das cápsulas encontradas facilmente no mercado.

O alimento contém uma concentração alta de proteína — entre 60-70% da sua composição. É rico também em vitaminas do complexo A, B e C; em minerais, como manganês, zinco, cobre, selênio e ferro, além de aminoácidos e carotenoides.

O nutriente que influencia mais na questão de energia é o ferro. Ele é um componente essencial para os glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio ao redor do corpo. Isso significa que ele nos ajuda a produzir energia em nossos músculos. Quantidades insuficientes de ferro reduzem o consumo de oxigênio e podem resultar em cansaço e redução momentânea do desempenho atlético.

O alimento também conta, em sua composição, com lipídeos, ácidos nucleicos e clorofila, aumentando, dessa forma, a energia corporal.

Ficou interessado? Clique aqui  e inclua este superfood em sua alimentação, ou saiba mais sobre a spirulina neste blogpost que escrevemos.

3. Chocolate amargo

Esse alimento saboroso — e o mais desejado por 9 entre 10 mulheres — fornece uma boa quantidade de energia ao organismo. O bom da história é que se ele for consumido moderadamente pode, ainda, contribuir para emagrecer.

O chocolate amargo, com grande concentração de cacau, contém os antioxidantes polifenóis, substâncias que fortalecem o organismo e potencializam a ação da cafeína, o que torna o corpo mais disposto e aumenta o estado de alerta.

4. Aveia

A aveia integral é um alimento poderoso que, além de conter uma quantidade relevante de fibras, essenciais para o funcionamento intestinal, conta com carboidratos de baixo índice glicêmico. Assim, ela garante energia para o organismo e ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue.

5. Mel

O mel, além de delicioso, é muito nutritivo. O consumo do alimento garante mais energia para o organismo, já que contém dois tipos de carboidratos — a glicose e a frutose.

Além disso, o alimento é fonte de vitamina C, antioxidante potente que protege o organismo de muitas doenças. As vitaminas do complexo B também são componentes importantes do alimento, pois participam do metabolismo de produção de energia, garantindo a desintoxicação do organismo. Ele ainda conta com os seguintes minerais: cálcio, potássio, fósforo, magnésio e enxofre.

6. Açaí

Essa é uma das frutas mais energéticas — não é a toa que é consumida por praticantes de vários esportes. O açaí é rico em carboidratos e, por isso, garante mais energia e vitalidade ao organismo. Além disso, o alimento conta com gorduras insaturadas, que ajudam no controle do colesterol e da pressão alta. É, também, fonte rica em vitamina C e as vitaminas do complexo B (B1 e B2).

7. Oleaginosas

Nozes, avelã, amendoim, amêndoa e castanha são frutas oleaginosas ricas em proteína vegetal e gorduras insaturadas — nutrientes que agem na redução da pressão alta, dos triglicérides e do colesterol. Contam, também, com os minerais cobre, selênio e magnésio, que contribuem para a diminuição do estresse e garantem mais energia e uma melhor memória.

A amêndoa é também rica em arginina, um aminoácido precursor de óxido nítrico que pode contribuir para a melhora da performance esportiva, pois favorece a vasodilação.

É impressionante como esses alimentos tão comuns e saborosos contêm tantas propriedades nutricionais, não é mesmo?

Se você gostaria de saber mais sobre o alimento mais poderoso da nossa lista acima, clique aqui e conheça todos os benefícios da Spirulina – eleito “o melhor alimento para o futuro” pelo OMS.

Facebook Comentários
Lucas Marder

Lucas Marder

Diretor de Inovação em Ocean Drop
Oceanógrafo com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais envolvendo trabalhos inovadores com microalgas, área que se dedica desde os 15 anos de idade. Ainda jovem foi finalista da International Science and Engineering Fair, maior feira de jovens cientistas do mundo.
Na universidade desenvolveu técnicas inovadoras de cultivo de microalgas e posteriormente atuou internacionalmente, criando novas tecnologias e processos para o setor em Portugal.
No tempo livre, gosta de se reunir com os amigos, cozinhar e viajar para conhecer novas praias.
Lucas Marder

Últimos posts por Lucas Marder (exibir todos)