Como Ter mais Energia? Conheça 13 Alimentos que Dão Energia

Como Ter mais Energia? Conheça 13 Alimentos que Dão Energia

Já pensou em como ter mais energia para enfrentar o dia? A forma como você se alimenta influencia diretamente no seu corpo e na sua disposição! Existem alimentos que dão energia para estudar, trabalhar e realizar outras atividades da rotina – eles são ricos em nutrientes essenciais para saúde, força e ânimo!

Além de simples mudanças na sua alimentação, aderir a outros hábitos diários também pode trazer resultados surpreendentes para você, garantindo mais vigor, produtividade e bem-estar para a sua vida.

Continue a leitura para conferir quais são os alimentos fantásticos que darão um up no seu dia a dia! Para introduzir o tema, assista, logo abaixo, o vídeo especial do YouTube que fizemos sobre o assunto:

Índice

  • Sofrendo com falta de energia?
  • O que fazer para ter mais energia e disposição?
  • 13 alimentos que dão energia
  • O que tomar para ter mais disposição no dia a dia?

Sofrendo com falta de energia?

Depois do almoço costuma ser um horário complicado para trabalhadores, aposentados, mamães em jornada integral, enfim, para qualquer ser humano que acorda cedo. Nem o café consegue fazer mais efeito e a hora de dormir ainda está muito distante – é um momento tenso para a maior parte das pessoas.

Isso tem relação direta com a energia que o corpo recebe diariamente! Se você tem sentido cansaço constante fisicamente e mentalmente, está na hora de repensar a sua dieta e seus hábitos. A boa notícia é, que existem alimentos que dão energia para estudar e encarar o dia – e podem ser encontrados facilmente!

Quer saber quais são eles? Primeira veja como ter mais energia com a lista de 9 hábitos no próximo tópico!

O que fazer para ter mais energia e disposição?

Com a prática de alguns hábitos, é possível influenciar positivamente na nossa disposição diária. Veja como:

  1. Pratique atividades físicas;
  2. Aprenda algo novo todos os dias;
  3. Dê uma volta “do lado de fora”;
  4. Escute uma playlists que dê ânimo;
  5. Tire uma soneca de 30 minutos no horário do almoço;
  6. Alongue-se;
  7. Respire profundamente;
  8. Tome muita água;
  9. Mantenha uma boa alimentação.

13 alimentos que dão energia

No geral, os alimentos que dão energia para estudar, trabalhar e se exercitar possuem nutrientes e compostos bioativos, como carboidratos e cafeína. O melhor é que alguns deles também são comercializados em forma de cápsulas, assim fica mais fácil garantir energia para o nosso corpo.

1. Açaí

Essa é uma das frutas mais energéticas — não é a toa que é consumida por praticantes de vários esportes. A sua polpa é altamente nutritiva, possuindo grande teor de carboidratos e ácidos graxos, além da presença de antocianinas, que atuam como poderosos antioxidantes.

O açaí  ajuda a garantir mais energia e vitalidade ao organismo. Além disso, oferece outros benefícios, contribuindo com o controle do colesterol e da pressão alta. É também uma rica fonte de vitamina C e vitaminas do complexo B, como B1 e B2.

2. Banana

A banana é a fruta mais consumida no Mundo, pois além de ser muito gostosa, também possui alto poder nutricional e baixo custo. É rica em carboidratos de fácil absorção que fornecem uma boa quantidade de energia ao organismo de forma rápida.

O alimento também contém magnésio, potássio e vitamina C. Ainda, possui triptofano, um aminoácido precursor de serotonina, considerada um neurotransmissor com funções importantes, como regulação do humor e do sono, além da prevenção de distúrbios emocionais.

3. Mate

O mate, também conhecido como erva-mate, é consumido na forma de chá, chimarrão e tererê, por exemplo. Em sua composição se encontra cafeína e alguns compostos fenólicos que desempenham efeitos estimulantes no organismo. Portanto, é uma boa pedida para dar mais disposição!

4. Guaraná

O guaraná age como estimulante tanto fisicamente quanto mentalmente, pois contém em sua composição a cafeína, assim como o mate. Mas fique atento: o guaraná contido nesta lista não é a bebida açucarada e, sim, a fruta pura, que é comumente encontrada em pó.

5. Chocolate

Esse alimento saboroso fornece uma boa quantidade de energia ao organismo. Isso porque ele possui cafeína e teobromina, que potencializa a ação do estimulante. Quanto maior a quantidade de cacau no chocolate, melhor o efeito e mais antioxidantes!

6. Maca Peruana

Artigos científicos relatam que essa raiz originária do Peru, semelhante ao rabanete, apresenta poderosa ação antioxidante e atua melhorando a vitalidade, disposição, humor e libido. Ficou interessado(a)? Leia mais em: Maca Peruana Funciona? Conheça os Benefícios e Como Tomar!

7. Mel

O mel, além de delicioso, é muito nutritivo. O consumo do alimento ajuda a garantir mais disposição para o organismo, já que contém dois tipos de carboidratos facilmente absorvidos e rapidamente convertidos em energia — a glicose e a frutose.

Além disso, o alimento é fonte de vitamina C, um antioxidante potente que ajuda a proteger o corpo de muitas doenças, vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo da produção de energia, e os minerais cálcio, potássio, fósforo, magnésio e enxofre.

8. Matchá

Esse chá é muito parecido com o chá verde, sendo também feito a partir das folhas da Camellia sinensis, mas mais potente. O matchá tem na composição cafeína, L-teanina e também flavonoides, principalmente catequinas. Ele tem ação estimulante, melhorando fadiga mental e física e também atua como antioxidante.

9. Abacate

O abacate apresenta grande quantidade de gordura boa em sua composição e, por isso, é uma ótima fonte energética. Ainda, ele tem muitos nutrientes interessantes, como vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e fósforo. Uma ótima opção para começar o dia com energia, não é verdade?!

10. Aveia

A aveia integral é um alimento poderoso que, além de conter uma quantidade relevante de fibras, essenciais para o funcionamento intestinal, conta com carboidratos de baixo índice glicêmico. Assim, ela garante energia para o organismo e ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue.

11. Oleaginosas

Nozes, amêndoas e castanhas são oleaginosas ricas em proteína vegetal e gorduras insaturadas. Contam também com minerais, como cobre, selênio e magnésio. A amêndoa é rica em arginina, um aminoácido precursor de óxido nítrico que contribui para a melhora da performance esportiva.

12. Óleo de coco

O óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média (TCM) e, por isso, fornece energia rápida para o corpo e ´para a mente, aumentando a disposição e acelerando o metabolismo. Conheça o Ándale, Ándale – O Café Termogênico Natural com TCM clicando aqui!

13. Spirulina

Devido sua alta concentração de nutrientes, a spirulina é considerada um superalimento, sendo muito utilizada como suplemento alimentar. O formato em pó pode ser acrescentado em bebidas e sucos ou ela também consumida através de cápsulas – opção mais prática e segura.

De acordo com um estudo, a cianobactéria fornece gorduras essenciais, possui teor excepcionalmente alto de vitamina B12, além de betacaroteno, ferro, cálcio e fósforo.

O ferro é o nutriente que influencia mais na questão de energia. Esse mineral é um componente essencial para os glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio pelo corpo. Quantidades insuficientes de ferro reduzem o consumo de oxigênio e podem resultar em cansaço.

14. Ômega-3

O ômega-3 é um forte aliado na luta contra o cansaço mental. Ele auxilia não só na memória, mas também ajuda a reduzir o tempo de reação, deixando quem consome esse superalimento muito mais atento e pronto para agir em qualquer situação.

Em termos de alimentos que dão energia para estudar, o ômega-3 contribui principalmente na redução do esforço necessário para assimilar conteúdos.

spirulina-ocean-drop

O que tomar para ter mais disposição no dia a dia?

Além dos alimentos para dar energia apresentados, existem vitaminas, minerais e ativos que trabalham no corpo para combater a fadiga mental e física, ajudando a oferecer mais disposição, memória, concentração e disciplina. Acesse o artigo: Melhor Suplemento para o Cérebro e descubra o que tomar para ter mais energia!

Gostou do conteúdo?

É impressionante como alimentos tão comuns e saborosos contêm tantas propriedades nutricionais que ajudam a dar mais disposição, não é mesmo?!

Encontre algumas das opções citadas, como a Maca Peruana, o Matchá, a Spirulina e o Ômega-3 no Site da Ocean Drop! Continue acompanhando o Nosso Blog para mais artigos sobre nutrição, saúde e bem-estar! 

Conteúdo escrito por Lucas Marder. Oceanógrafo com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais envolvendo trabalhos inovadores com microalgas.

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível