Chlorella e Spirulina – Como tomar? Qual das duas é melhor?

Chlorella e Spirulina – Como tomar? Qual das duas é melhor?

“Qual é melhor: Spirulina ou Chlorella?” Essa é uma pergunta muito frequente em quem se depara com os dois superalimentos à primeira vez. Dúvidas sobre como tomar Spirulina e Chlorella também!

A Spirulina é uma cianobactéria e a Chlorella é uma microalga verde. De fato, ambas apresentam uma composição nutricional incrível e servem como ótimos complementos alimentares. Práticas e 100% naturais, ajudam a  fornecer energia e substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Para entender mais sobre todas essas questões e saber como você pode incluir Spirulina e Chlorella em sua alimentação, continue de olho na leitura do conteúdo que escrevemos!

Índice

  • O que é Spirulina e para que serve
    • Composição da Spirulina
    • Quais são os benefícios da Spirulina
  • O que é Chlorella e para que serve
    • Composição da Chlorella
    • Quais são os benefícios da Chlorella
  • Como tomar Spirulina e Chlorella
    • Qual a quantidade de Spirulina por dia? E de Chlorella?
    • Quem não pode tomar Spirulina e Chlorella?
    • Quanto tempo demora para a Spirulina e Chlorella fazerem efeito?
  • Qual é melhor: Spirulina ou Chlorella?
  • Ficaram claras as diferenças entre Spirulina e Chlorella?

O que é Spirulina e para que serve

A Spirulina é uma cianobactéria, mais conhecida como alga-azul, que serve como superalimento para incluir na rotina alimentar. Fonte de proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes, já foi considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “O Melhor Alimento para o Futuro”.

Composição da Spirulina

A coloração azual da da Spirulina é caracterizada pela presença de ficocianina em sua composição, um pigmento azul com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A Spirulina apresenta grande teor de proteínas de alta digestibilidade, maior quando comparado com a Chlorella. Na composição da Spirulina se fazem presente todos os aminoácidos essenciais, ou seja, todos aqueles que precisamos consumir de alguma fonte alimentar, já que o corpo não é capaz de produzir. 

Cerca de 7% do seu conteúdo é composto por ácidos graxos essenciais. Além disso, segundo estudo, ela contém teor excepcionalmente alto de vitamina B12 e é boa fonte de betacaroteno, ferro, cálcio e fósforo. 

Quais são os benefícios da Spirulina

  • Contribui para a melhorar as condições da pele;
  • Desempenha efeitos favoráveis na capacidade antioxidante do organismo;
  • Ajuda a reduzir fadiga mental e física;
  • Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Contribui para a redução de peso, circunferência da cintura e gordura corporal;
  • Ajuda a melhorar a pressão arterial.

O que é Chlorella e para que serve

A Chlorella, um tipo de microalga de água doce, também oferece uma rica diversidade de nutrientes para o nosso corpo e serve como complemento alimentar. Inclusive, já foi utilizada na alimentação de astronautas da NASA em viagens espaciais devido a sua fantástica capacidade nutricional.

Composição da Chlorella

A Chlorella apresenta coloração esverdeada, pois é um dos alimentos que mais contém clorofila na composição. Além disso, ela contém vitamina B3, C e E, e minerais, como fósforo e potássio.

A Chlorella ainda possui o Fator de Crescimento Chlorella, um complexo nucleotídeo-peptídeo exclusivo da microalga verde, que é responsável por diversos benefícios. Também apresenta na composição ácidos graxos, incluindo ômegas 3,6 e 9, antioxidantes e fibras.

Quais são os benefícios da Chlorella

Veja a seguir o que o consumo da Chlorella é capaz de proporcionar, segundo alguns estudos científicos:

  • Tem a capacidade de aliviar o estresse oxidativo;
  • Ajuda a eliminar metais pesados;
  • Auxilia na melhora do perfil lipídico;
  • Contribui para diminuir significamente o risco de anemia, proteinúria e edema em grávidas;
  • Desempenha efeito para aumentar a imunidade baixa.

Leia o relato de uma consumidora de Chlorella:

como tomar spirulina e chlorella : depoimento

Como tomar Spirulina e Chlorella

Tanto a Spirulina quanto a Chlorella são super versáteis para o consumo. Você pode incluí-las em sua rotina alimentar escolhendo a forma que preferir, já que elas estão disponíveis em pó, tablets e cápsulas.  

  • : a opção dos superalimentos em pó tem gosto parecido, intenso e peculiar, que pode levar um tempo para acostumar ao paladar. Pode ser incorporado aos alimentos e receitas, como bolos, sucos e shakes.
  • Cápsulas ou tablets: o formato de tablets e cápsulas da  Spirulina e Chlorella apresenta sabor quase imperceptível, pois não é saboreado ao consumir. É ideal para quem gosta ou necessita de praticidade.

O consumo de cápsulas pode ser mais vantajoso, já que é possível saber exatamente a dosagem ingerida, oferece facilidade na ingestão e, ainda, ajuda na inibição do odor característico que pode ser um problema para algumas pessoas.

É importante saber que o consumo com água ajuda na absorção dos nutrientes. Por isso, é indicado sempre tomá-las junto ao líquido.

Geralmente, devem ser ingeridas cerca de meia hora antes das duas principais refeições do dia, sendo que ambas podem ser consumidas simultaneamente.

como tomar spirulina e chlorella : cápsulas de spirulina e chlorella

Qual a quantidade de Spirulina por dia? E de Chlorella?

Para ter melhores orientações de como tomar Spirulina e Chlorella é importante consultar com um profissional especializado, como o nutricionista, que, depois de avaliar as necessidades e composição física do paciente, poderá indicar as doses certas de acordo com a individualidade.

Normalmente, as doses diárias são de 2 gramas, ou seja, 4 cápsulas. Isso serve tanto para a Spirulina quanto para a Chlorella, mas a orientação profissional é fundamental, já que essa quantidade pode variar bastante por pessoa. Alguns atletas, por exemplo, chegam a consumir até 12 cápsulas de Chlorella por dia.

Grande parte dos nutricionistas sugerem uma indicação de consumo entre 2 a 4 gramas por dia de Chlorella. Novos estudos científicos relatam que o consumo entre 2 a 6 gramas diárias dessa microalga podem trazer diversos benefícios adicionais.

Quem não pode tomar Spirulina e Chlorella?

Tanto a Chlorella quanto a Spirulina não possuem nenhuma relação/interação com fármacos ou formulações com princípio ativo. Assim como outros alimentos de origem ligadas ao mar, como peixes e crustáceos, as microalgas e cianobactérias podem causar reações alérgicas.

Fenilcetonúricos também devem evitar o consumo e grávidas, lactantes e crianças não podem consumir.

Quanto tempo demora para a Spirulina e a Chlorella fazerem efeito?

É bom lembrar que, por não serem um medicamento, assim como todo alimento natural e funcional, os efeitos são percebidos a longo prazo. Dependendo do organismo de cada pessoa, os efeitos podem ser notados em 3 ou 4 semanas. É importante realizar o consumo diário para que os benefícios apareçam.

Qual é melhor: Spirulina ou Chlorella?

Não existe melhor, existe a escolha ideal para você! No entanto, a Spirulina e a Chlorella apresentam nutrientes diferentes, que agem em sinergia, otimizando os resultados quando consumidos juntos. Isso ajuda a manter o seu corpo ainda mais nutrido diariamente. 

A Spirulina possui teor excepcionalmente alto de vitamina B12 e de ferro. Ainda, destaca-se pelo seu valor proteico de origem vegetal e também pela presença de ficocianina na composição

Como visto, a Chlorella é um dos alimentos existentes no mundo com maior quantidade de clorofila e o único que contém o Fator de Crescimento Chlorella (FCC). Também apresenta vitamina C em seu conteúdo.

Essa vitamina potencializa a absorção do ferro em fonte vegetais – e esse é mais um dos motivos para você consumir a cianobactéria junto com a microalga verde. Elas possuem benefícios complementares e é interessante destacar que não apresentam risco juntas.

Você pode utilizar cada superfood de maneira diferente para situações específicas do dia a dia, como:

  • Aumento no desempenho físico: consuma Spirulina pré e pós-atividade física para ajudar a energizar e recuperar o seu corpo naturalmente;
  • Evitar lanches desnecessários e excessos na alimentação: tome Spirulina nos horários de maior apetite ou entre as refeições, já que, por possuir fenilalanina, que é um aminoácido essencial, contribuirá com a sensação de saciedade;
  • Recuperar os músculos e outros tecidos: ingira Chlorella após a sua atividade física, pois ela atuará na reparação e construção de novas células dos tecidos.

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre os benefícios da Spirulina e da Chlorella, confira o vídeo a seguir:

Ficaram claras as diferenças entre Spirulina e Chlorella?

Spirulina: tabela
Chlorella: tabela

Essas são as tabelas nutricionais da Super Spirulina e da Super Chlorella da Ocean Drop. Se você já consumiu alguma das duas, conta pra gente nos comentários como foi a sua experiência!

A Ocean Drop é a única empresa no Brasil especialista em nutrição com algas e microalgas.  Nosso portfólio é exclusivo, entre no nosso site e confira!

A Power Box é a união perfeita entre Spirulina e Chlorella. Você pode adquiri-la investindo apenas R$ 2,98 ao dia e ter tudo o que oferecem pelo período de 2 meses!

Nossos superalimentos são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), possuem produtor reconhecido, não contém agrotóxico e nem sofrem modificação genética.

Estão disponibilizados no formato de tablets ou cápsulas para, além de tudo, facilitarem o consumo e proporcionarem praticidade para o seu dia a dia! Incrível, né?!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para mais assuntos sobre saúde e bem-estar! Até a próxima!

Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível