Não apenas manter o corpo em forma, a busca por qualidade de vida e uma alimentação saudável tem sido o objetivo de muitas pessoas.

Depois do incrível aumento dos fast foods, que pareciam se adequar a nossa rotina tão corrida, finalmente as alternativas saudáveis e sustentáveis têm ganhado espaço.

Spirulina e chlorella são chamadas de superalimentos pois ambas têm alta densidade nutritiva, são ricas em vitaminas, minerais, além de serem ótimas fontes de proteína vegetal.

Práticas e 100% naturais, elas fornecem mais energia e substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Saiba como tomar Spirulina e Chlorella pode gerar benefícios para o seu organismo!

Veremos a seguir:

  • Benefícios da Spirulina
  • Benefícios da Chlorella
  • A harmonia das microalgas
  • Como tomar Spirulina e Chlorella

Benefícios da Spirulina

Spirulina é uma cianobactéria ou mais conhecida como uma “alga verde – azul” que foi descoberta como um superalimento. Fonte de proteína, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes, é considerada como “Alimento do Futuro”.

Os seus nutrientes nutrem o corpo de maneira completa, ajudando no bom funcionamento dos órgãos e na produção de energia. 

Dentre os seus efeitos biológicos, podemos destacar os seguintes estudos:

  • Antioxidante e sistema imunológico: Um estudo publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism realizado com idosos demonstrou os efeitos antioxidantes e melhora do sistema imunológico da Spirulina.
  • Obesidade: Em uma pesquisa com pacientes obesos, que receberam 1 g de Spirulina por 12 semanas foi observada redução do peso, apetite, e dos níveis de colesterol total.
  • Rendimento físico e mental: A suplementação com Spirulina 3 g/dia causou melhora do rendimento físico e mental, conforme estudo publicado na International Journal of Food Sciences and Nutrition.
  • Diabetes: Um estudo realizado na Coreia com pacientes diabéticos, que receberam Spirulina por 12 semanas observou uma redução significativa de triglicerídeos e de marcadores de estresse oxidativo.  
  • Saúde da pele: Uma  pesquisa avaliou os efeitos de uma formulação gel-creme contendo Spirulina após 28 dias de aplicação e observou que  houve melhora da hidratação e controle da oleosidade.  

Benefícios da Chlorella

Já a Chlorella, um tipo de microalga de água doce, também oferece uma rica diversidade de nutrientes para o nosso corpo.

Inclusive, já foi utilizada como complemento alimentar por astronautas da NASA em viagens espaciais, devido a sua capacidade de eliminar as impurezas do corpo e promover a renovação celular.

É uma das maiores fontes de clorofila do planeta e possui sais minerais, vitaminas, ácidos graxos (Ômegas 3,6 e 9), antioxidantes e fibras.

Possui diversas vantagens como:

  • Auxílio na eliminação de toxinas e metais pesados do corpo
  • Auxiliar na regeneração dos tecidos e na cicatrização
  • Equilibrar hormônios, colesterol, açúcar e a pressão arterial
  • Ajuda na proteção do sistema nervoso e doenças cardiovasculares

A harmonia das microalgas

É importante ressaltar os benefícios de consumir estes dois superalimentos juntos. Spirulina e Chlorella possuem características nutricionais distintas e por isso possuem benefícios que se complementam.

Como vimos a Spirulina está ligada diretamente ao fornecimento de energia e força para o corpo, proteção contra envelhecimento e beleza do cabelo, pele e unha.

Enquanto a Chlorella ajuda a eliminar as impurezas do corpo e promove a renovação celular diariamente, além proteger os sistemas nervoso e cardíaco com os ômegas 3, 6 e 9.

Confira abaixo o depoimento de uma consumidora da Spirulina e da Chlorella!

como tomar spirulina e chlorella : depoimento

Como tomar Spirulina e Chlorella

São superalimentos encontrados em pó, comprimidos e cápsulas.

O consumo de cápsulas é mais vantajoso, considerando que é possível saber exatamente a dosagem ingerida, a facilidade na ingestão e ainda a inibição do odor característico que pode ser um problema para algumas pessoas.

Para ter melhores orientações de como tomar Spirulina e Chlorella é importante consultar um profissional especializado que, depois de avaliar suas necessidades e composição fisiológica, possa indicar as doses certas de acordo com cada indivíduo.

Normalmente, as doses diárias recomendadas são de 2 gramas (4 cápsulas). Tanto para a Spirulina quanto para a Chlorella. Mas a orientação profissional é fundamental, já que essa quantidade pode variar bastante por pessoa.

Alguns atletas chegam a consumir até 12 cápsulas de Chlorella por dia, por exemplo.

Grande parte das nutricionistas sugere uma indicação de consumo entre 2-4 gramas por dia de Chlorella, bem como novos estudos científicos relatam que o consumo entre 2 -6 gramas diárias dessa microalga podem trazer diversos benefícios adicionais.

É importante saber que o consumo com água ajuda na absorção máxima dos nutrientes. Por isso é indicado sempre tomar junto com um copo de água.

Geralmente devem ser ingeridas carca de meia hora antes das duas principais refeições do dia e ambas as microalgas podem ser consumidas simultaneamente.

Você também pode utilizar a criatividade, abrir as cápsulas e enriquecer os seus alimentos e bebidas do dia-a-dia (ex: como sucos, batidas, iogurtes, molhos e massas em geral).

como tomar spirulina e chlorella : cápsulas de spirulina e chlorella

Você pode utilizar cada superfood de maneira diferente, para situações específicas do seu dia-a-dia como por exemplo:

  • Aumento no desempenho físico: consuma Spirulina pré e pós-atividade física para energizar e recuperar seu corpo naturalmente.
  • Evite lanches desnecessários e excessos na alimentação: consumindo Spirulina nos horários de maior apetite ou entre as refeições. Por possuir fenilalanina, que é um aminoácido essencial, o qual nos proporciona uma sensação de saciedade.
  • Faça uma limpeza profunda: reservando uma dose diária de chlorella para ser ingerida antes de dormir. 
  • Recupere seus músculos e outros tecidos: ingerindo Chlorella após a sua atividade física. Pois ela atua na reparação e construção de novas células nos tecidos.

É bom lembrar que, por não ser um medicamento e não possuir nenhum princípio ativo como todo alimento natural e funcional, os efeitos não são percebidos a curto prazo.

Dependendo do organismo de cada pessoa, os efeitos podem ser notados em até 3 ou 4 semanas. É muito importante realizar o consumo diariamente, para que os benefícios possam surtir efeito.

Se você ficou com alguma dúvida ainda sobre os benefícios da Spirulina e da Chlorella, você pode conferir no vídeo a seguir.

Gostou?

Agora que você já aprendeu sobre os benefícios e como tomar Spirulina e Chlorella, entre em contato conosco para saber mais sobre a nutrição do futuro!

Visite nosso site e saiba como você pode incluir de forma prática mais saúde na sua rotina!

Basta clicar neste link para acessar o site e aplicar o cupom “superblog” no checkout para economizar na compra.

Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.