Não apenas manter o corpo em forma, a busca por qualidade de vida e uma alimentação saudável tem sido o objetivo de muitas pessoas. Depois do incrível estouro dos fast foods, que pareciam se adequar a nossa rotina tão corrida, finalmente as alternativas saudáveis e sustentáveis têm ganhado espaço.

Spirulina e Chlorella são classificadas como superalimentos, pois apresentam alta densidade nutritiva, sendo ricas em vitaminas e minerais, além de serem ótimas fontes de proteína vegetal.

Práticas e 100% naturais, ajudam a  fornecer energia e substâncias essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Saiba como tomar Spirulina e Chlorella pode gerar benefícios para o seu organismo!

Neste artigo você aprenderá: 

  • Benefícios da Spirulina;
  • Benefícios da Chlorella;
  • A harmonia das microalgas;
  • Como tomar Spirulina e Chlorella;

Benefícios da Spirulina

A Spirulina é uma cianobactéria, mais conhecida como alga-azul, que foi descoberta como um superalimento. Fonte de proteínas, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes, já foi considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “O Melhor Alimento para o Futuro”.

A sua composição ajuda a nutrir o corpo de maneira completa, contribuindo com o bom funcionamento dos órgãos e com a produção de energia. Dentre os seus efeitos, podemos destacar os seguintes:

  • Antioxidante e sistema imunológico: um estudo publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism, realizado com idosos, demonstrou os efeitos antioxidantes e a melhora do sistema imunológico com o consumo de Spirulina;
  • Obesidade: em uma pesquisa com pacientes obesos, que receberam 1 g de Spirulina por 12 semanas, foi observada redução do peso, apetite e dos níveis de colesterol total;
  • Rendimento físico e mental: a suplementação com Spirulina 3 g/dia causou melhora do rendimento físico e mental, conforme um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition;
  • Diabetes: um estudo realizado na Coreia com pacientes diabéticos, que receberam Spirulina por 12 semanas, observou uma redução significativa de triglicerídeos e de marcadores de estresse oxidativo;
  • Saúde da pele: uma  pesquisa avaliou os efeitos de uma formulação gel-creme contendo Spirulina e, após 28 dias de aplicação, observou que houve melhora da hidratação e controle da oleosidade da pele.

Benefícios da Chlorella

Já a Chlorella, um tipo de microalga de água doce, também oferece uma rica diversidade de nutrientes para o nosso corpo. Inclusive, já foi utilizada como complemento alimentar por astronautas da NASA em viagens espaciais, devido a sua capacidade nutricional.

Além disso, a Chlorella ajuda a eliminar as impurezas do corpo e a promover renovação celular. É uma das maiores fontes de clorofila do planeta e possui sais minerais, vitaminas, ácidos graxos (Ômegas 3,6 e 9), antioxidantes e fibras. Também possui diversas vantagens, como:

  • Auxílio na eliminação de toxinas e metais pesados do corpo;
  • Contribuição na regeneração dos tecidos e cicatrização;
  • Ajuda para equilibrar hormônios, colesterol, açúcar e a pressão arterial;
  • Atuação na proteção do sistema nervoso e doenças cardiovasculares.

Leia o relato de uma consumidora de Chlorella:

como tomar spirulina e chlorella : depoimento

Como tomar Spirulina e Chlorella

Esses superalimentos são encontrados em pó, comprimidos e cápsulas. O consumo de cápsulas é mais vantajoso, já que é possível saber exatamente a dosagem ingerida, oferece facilidade na ingestão e, ainda, ajuda na inibição do odor característico que pode ser um problema para algumas pessoas.

Para ter melhores orientações de como tomar Spirulina e Chlorella é importante consultar com um profissional especializado que, depois de avaliar as necessidades e composição fisiológica do paciente, poderá indicar as doses certas de acordo com a individualidade.

Normalmente, as doses diárias são de 2 gramas, ou seja, 4 cápsulas. Isso serve tanto para a Spirulina quanto para a Chlorella, mas a orientação profissional é fundamental, já que essa quantidade pode variar bastante por pessoa. Alguns atletas, por exemplo, chegam a consumir até 12 cápsulas de Chlorella por dia.

Grande parte dos nutricionistas sugerem uma indicação de consumo entre 2 a 4 gramas por dia de Chlorella. Novos estudos científicos relatam que o consumo entre 2 a 6 gramas diárias dessa microalga podem trazer diversos benefícios adicionais.

É importante saber que o consumo com água ajuda na absorção dos nutrientes. Por isso, é indicado sempre tomá-las junto ao líquido.

Geralmente, devem ser ingeridas carca de meia hora antes das duas principais refeições do dia, sendo que ambas microalgas podem ser consumidas simultaneamente.

Você também pode utilizar a criatividade e abrir as cápsulas para enriquecer os seus alimentos e bebidas do dia a dia, como sucos, batidas, iogurtes, molhos e massas em geral.

como tomar spirulina e chlorella : cápsulas de spirulina e chlorella

Você pode utilizar cada superfood de maneira diferente para situações específicas do dia-a-dia, como:

  • Aumento no desempenho físico: consuma Spirulina pré e pós-atividade física para ajudar a energizar e recuperar o seu corpo naturalmente;
  • Evitar lanches desnecessários e excessos na alimentação: tome Spirulina nos horários de maior apetite ou entre as refeições, já que, por possuir fenilalanina, que é um aminoácido essencial, contribuirá com a sensação de saciedade;
  • Recuperar os músculos e outros tecidos: ingira Chlorella após a sua atividade física, pois ela atuará na reparação e construção de novas células dos tecidos.

É bom lembrar que, por não ser um medicamento, assim como todo alimento natural e funcional, os efeitos são percebidos a longo prazo. Dependendo do organismo de cada pessoa, os efeitos podem ser notados em 3 ou 4 semanas. É muito importante realizar o consumo diário para que os benefícios possam surtir efeito.

Se você ficou com alguma dúvida sobre os benefícios da Spirulina e da Chlorella, confira o vídeo a seguir:

Gostou?

Agora que você já aprendeu sobre os benefícios e como tomar Spirulina e Chlorella, visite nosso site e saiba como você pode incluir de forma prática mais saúde na sua rotina!

Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.

Referências