cranberry para infecção urinária: capa

Você sabia que as evidências acerca dos benefícios do cranberry para infecção urinária vêm crescendo? Essa é uma boa notícia, principalmente para as mulheres, que sofrem comumente da condição de forma recorrente e precisam se render ao uso de antibióticos todas as vezes.

Só quem tem ou já teve alguma infecção no trato urinário (ITU) sabe como é ruim. O incômodo para fazer xixi é grande – dói, arde e se apresenta de forma urgente. Em alguns casos a urina fica escura e com cheiro forte, há desconforto na região inferior do abdômen e até sangramento.

Então, quer saber porque o cranberry é bom para a infecção urinária? Para isso, continue de olho no conteúdo! Aqui você também descobrirá quais produtos pode consumir para ter os benefícios no tratamento e na prevenção de ITUs de maneira natural e muito mais. Boa leitura!

O que é cranberry

A fruta, de nome científico, Vaccinium macrocarpon, tem origem norte-americana e, por isso, talvez você não a conheça. No entanto, no Brasil, há um interesse crescente no cranberry – onde também é chamado de oxicoco – visto que é considerado um alimento com incríveis propriedades funcionais à saúde.

Seus efeitos positivos estão relacionados à grande presença de nutrientes e compostos bioativos que desempenham ação antioxidante e anti-inflamatória no organismo. Sua cor vermelha brilhante, por exemplo, é decorrente das antocianinas e ele ainda contém proantocianidinas, que atuam contra a ITU. 

Igualmente, em sua composição, encontra-se a D-manose, um carboidrato natural que vem se destacando na prevenção e no tratamento da infecção urinária. Isso porque já demonstrou ser capaz de impedir a adesão de bactérias causadoras ao urotélio (a camada tecidual que recobre grande parte do trato urinário).

Cranberry e infecção urinária: conheça a relação

Com uma uretra mais curta e mais próxima ao ânus, a anatomia do corpo das mulheres têm um papel significativo no desenvolvimento das infecções do trato urinário, quando comparada com a dos homens. Sendo assim, as bactérias têm acesso mais fácil à bexiga, principalmente a Escherichiacoli uropatogênica.

Esse microrganismo é o principal agente etiológico causador das infecções urinárias. Por sua vez, o cranberry apresenta propriedades que interferem na ligação dessa bactéria às células epiteliais e, dessa forma, consegue auxiliar na prevenção e no tratamento de ITUs.

O estudo “Cranberry products inhibit adherence of p-fimbriated Escherichia coli to primary cultured bladder and vaginal epithelial cellsobservou esse benefício em sistemas modelo biologicamente relevantes de bexiga cultivada em cultura primária e em células epiteliais vaginais.

O tratamento padrão preconizado para ITUs consiste no uso de antibióticos. O problema disso se dá na crescente incidência de resistência bacteriana, além de prejuízos à microbiota, propiciando problemas, como o desenvolvimento de candidíase, e justificando a necessidade de outras alternativas.

As ITUs recorrentes ocorrem em até um terço das mulheres após o primeiro episódio de infecção e são caracterizadas pela presença de, pelo menos, duas vezes em seis meses ou três vezes em um ano da infecção. Imagine que é possível prevenir isso e, ainda, de forma natural com o cranberry?!

Outro estudo, que avaliou os efeitos da D-manose, realizado no Departamento de Obstetrícia Ginecologia e Ciências Biológicas da Universidade Sapienza de Roma, sugeriu que o carboidrato presente na fruta pode ser um auxílio eficaz no tratamento da cistite aguda e também um agente profilático de sucesso. 

Para se beneficiar de tudo o que foi apresentado, você pode consumir cranberry em cápsulas para infecção urinária – opção prática e segura quando escolhida de um fabricante confiável. Além disso, há estudos que apontam os efeitos positivos que o consumo de suco de cranberry para infecção urinária têm.

Gostou do conteúdo?

Agora você já sabe a relação existente entre o cranberry e a infecção urinária e que ele pode auxiliar na prevenção e até como um tratamento natural e auxiliar para a ITU, principalmente a de repetição.

Mas atenção: caso você sinta sintomas, é recomendado procurar um médico, inclusive, muitos já estão aderindo à ginecologia natural e apoiam o uso do cranberry para infecção urinária.

Quer continuar lendo sobre o assunto? Acesse: Para Prevenir Infecção Urinária: She She Comfort Já!

Caso tenha ficado com dúvidas ou queira deixar uma sugestão, comente ao final do artigo! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo nossa equipe responsabilizada irá respondê-lo(a)!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais assuntos sobre nutrição, bem estar e saúde. Toda a semana produzimos conteúdos novos para deixar você informado. Até a próxima!