“Cúrcuma: como tomar?” Essa é uma questão bem frequente para quem se depara com os benefícios da raiz alaranjada à primeira vez e deseja incluí-la na alimentação.

A cúrcuma é encontrada em formatos in natura, pó e também cápsulas. Pode ser incorporada em shakes, tomada pura com água ou usada como temperos, por exemplo.

Ela é conhecida principalmente pelo seu poder anti-inflamatório e antioxidante, apresentando grande quantidade de nutrientes em sua composição

O ideal para quem procura obter os benefícios da cúrcuma é definir o modo de consumi-la que mais se adapta à rotina. Quer saber mais sobre o assunto? 

Neste artigo você aprenderá sobre

  • O que é cúrcuma;
  • 5 benefícios da cúrcuma;
  • Quantidade recomendada de cúrcuma;
  • Como tomar cúrcuma;
  • Contraindicações da cúrcuma;
  • Onde comprar cúrcuma.

O que é cúrcuma

A cúrcuma (Curcuma longa L.) é uma raiz da mesma família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Índia e do sudeste da Ásia. Sua coloração varia entre amarelo, alaranjado e marrom.

Também conhecida como açafrão da terra, a planta atinge cerca de 150 centímetros de altura e possui folhas grandes e longas que apresentam odor característico.

É comumente encontrado em supermercados e loja de produtos naturais, sendo comercializada geralmente desidratada e em pó.

5 benefícios da cúrcuma

A cúrcuma é rica em nutrientes,e se destaca a presença da curcumina, associada aos benefícios para o organismo. Veja alguns deles a seguir:

1. Ação antioxidante

Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e prevenir o envelhecimento das células. Estudos relatam que a suplementação com curcumina é benéfica para diminuir o estresse oxidativo, causado pelo excesso de radicais livres.

2. Nutrição

O açafrão-da-terra possui nutrientes, como ferro, manganês, cobre, potássio, vitamina C, vitaminas do complexo B e fósforo. Portanto, aliada à uma boa alimentação, a cúrcuma pode ajudar a fortalecer o organismo.

3. Inflamação

A curcumina ajuda a impedir que uma molécula de dentro do núcleo das células que estimula a ação inflamatória do corpo, se alastre a ponto de gerar uma doença inflamatória crônica.

Um estudo relatou que a suplementação com cúrcuma após 10 semanas reduziu os marcadores inflamatórios em pacientes adolescentes com sobrepeso e obesidade pós-pubescentes.

4. Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), que, como o nome já diz, ocorrem antes da menstruação, compreendem um conjunto de efeitos muito incômodos ao sexo feminino, como cólicas, dores de cabeça, fadiga extrema e sentimentos de tristeza e irritabilidade, por exemplo.Tudo isso impacta negativamente o dia das mulheres, prejudicando a realização de suas atividades. No entanto, a cúrcuma pode ser uma alternativa para o controle da TPM, como indicou um estudo que sugeriu que a curcumina ajuda a modular neurotransmissores, além de desempenhar efeito anti-inflamatório.

5. Saúde do coração

A cúrcuma também ajuda a manter saudáveis os revestimentos dos vasos sanguíneos, atuando assim na regulação da pressão e na coagulação sanguínea.

Além disso, estudos indicam que a raiz apresenta ação eficaz em inibir a mutagênese e carcinogênese e, pela atividade anti-inflamatória e antioxidante, contribui para prevenir o surgimento de cânceres.

Se você quer saber mais sobre a Cúrcuma e seus benefícios, assista abaixo o vídeo:

Quantidade recomendada de cúrcuma

Quando usada como tempero, a quantidade varia de acordo com a receita e não costuma ultrapassar a dosagem recomendada. O importante é não exceder 10 g ao dia.

Não existe uma dosagem ideal estipulada, mas para se obter os benefícios o consumo deve ficar entre 2 g e 3 g.

Quanto aos suplementos, a dosagem irá depender do fabricante e o importante é seguir o modo de consumo orientado pela marca ou pelo profissional da saúde que o acompanha. Salientando que a ANVISA recomenda o consumo de até 1 g do extrato concentrado.

Como tomar cúrcuma

A cúrcuma pode ser encontrada em cápsulas, em pó e a raiz in natura. Entenda mais sobre as diferenças a seguir:

Cúrcuma em pó

O pó é mais simples de ser encontrado e utilizado na culinária. Isso porque o rizoma inteiro nem sempre é comumente comercializado.

Ao procurar em lojas, seja a granel ou em pacotinhos, é possível achar diferentes tonalidades do açafrão-da-terra. A curcumina é responsável pela sua coloração mais intensa.

A escolha depende das preferências e afinidades com o sabor, pois quanto mais curcumina, ou seja, mais escuro o pó, mais acentuado e intenso é o sabor.

É importante lembrar que os nutrientes dos alimentos se perdem quando a comida é cozida com água – e isso pode não garantir a riqueza nutricional da cúrcuma em preparações assim.

Cúrcuma em cápsulas

Para quem consome o açafrão-da-terra em busca de suas propriedades funcionais, pode encontrar suplementos de cúrcuma em versão de cápsulas ou seu extrato seco.

Essas opções são práticas e facilitam a ingestão diária.

Em geral, os fitoterápicos podem ser encontrados em versões de 100 mg até 500 mg e devem sempre ser recomendados por um profissional especializado.

Cúrcuma in natura

Quem deseja consumir o açafrão-da-terra fresco, seja pelo sabor ou pela apresentação, não terá grandes dificuldades em usar o produto.

O sabor tende a ser um pouco mais cítrico, fresco e picante do que a versão em pó. Seu uso se assemelha bastante ao do gengibre, podendo ser picado em pedaços pequenos, ralado ou processado (no liquidificador ou processadores).

Contraindicações da cúrcuma

A cúrcuma é um superalimento que não apresenta grandes riscos à saúde.

Ela é contraindicada para pessoas com sensibilidade ou alergia a curcumina ou que usam medicamentos que atuem na coagulação sanguínea.  Pacientes com riscos de obstrução de vias biliares ou que tenham cálculos biliares, ou que possuam úlceras estomacais e hiperacidez do estômago não devem fazer o consumo. Também é contraindicado para crianças.

Onde comprar cúrcuma

A Bloom Bits é uma marca especializada em superalimentos que oferecem nutrição completa e segura de forma prática.

Todos superalimentos contêm ingredientes 100% naturais, vegetais e livres de contaminantes. Importante quando se trata de saúde, não é verdade?!

A Cúrcuma da Bloom Bits é de origem brasileira e cumpre os requisitos mais rigorosos de qualidade.

Com unidades de 240 cápsulas vegetais, o superalimento tem duração de 2 meses, custando apenas R$1,99 por dia. Menos que um cafézinho!

Ficou interessado? Clique aqui para encontrar esse superalimento no site da Bloom Bits!

Tem dúvidas ou sugestões? Escreva nos comentários, nosso time especializado irá te ajudar!

Para ficar por dentro de outras dicas sobre nutrição, alimentação e saúde, siga @Bloom.Bits no Instagram!

Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.