emagrecer de forma saudável: capa

Emagrecer de forma saudável parece um objetivo inatingível para você? Já tentou diversos tipos de dieta, fica empolgado com a ideia de cada nova que surge, mas não consegue seguir nenhuma por muito tempo?

Isso é mais comum do que parece! Geralmente, as famosas “dietas da moda” prometem resultados quase que imediatos, tentadores. No entanto, não significa que sejam saudáveis, pois costumam ser muito restritivas. 

Além disso, se você não tiver hábitos parecidos com o protocolo, dificilmente conseguirá cumprir a longo prazo mesmo. Caso consiga, correrá o risco de sofrer efeito rebote, ou seja, recuperar o peso perdido, ou mais, após.

Mas então, com todas essas informações, ficou ainda mais desesperançoso? Fique calmo! Neste artigo iremos te mostrar que você não precisa fazer grandes sacrifícios para alcançar o peso ideal.

Ainda, no final do conteúdo, você conhecerá um blend de superalimentos, o Naturbio, e tudo o que os estudos científicos falam sobre a relação dele com o emagrecimento de forma saudável e natural! Boa leitura!

Dicas para emagrecer de forma saudável

Para emagrecer, você precisa ter consistência nos hábitos diários e, como mencionado, as dietas restritivas não costumam favorecer isso. Abaixo, separamos 11 dicas fáceis para você implementar na sua rotina a fim de conquistar o seu objetivo. Confira:

  1. Beba em torno de 2 l de água por dia;
  2. Coma proteínas, carboidratos e gorduras de forma balanceada;
  3. Prefira os carboidratos de baixo índice glicêmico;
  4. Evite consumir alimentos processados e ultraprocessados;
  5. Consuma mais alimentos in natura;
  6. Inclua alimentos funcionais no cardápio diário;
  7. Não belisque entre as principais refeições;
  8. Pratique atividades físicas diariamente;
  9. Tenha boas noites de sono;
  10. Controle o estresse;
  11. Reduza a ingestão alcoólica.

Gostou das nossas orientações? Clicando aqui você descobrirá um pouco mais sobre cada uma delas! Ao longo deste texto, iremos falar detalhadamente sobre uma em específico, que refere-se a incluir alimentos funcionais no cardápio diário.

Você sabe o que são alimentos funcionais?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alimentos funcionais são aqueles que apresentam outros benefícios além de nutrir, desde que o consumo esteja associado a uma alimentação equilibrada e a hábitos de vida saudáveis.

O Naturbio é um suplemento alimentar constituído por 4 alimentos funcionais: Spirulina (Arthrospira platensis), Psyllium (Plantago ovata), Ágar-ágar e berinjela liofilizada. Tal composição age sinergicamente, potencializando os efeitos sobre o emagrecimento.

Alimentos funcionais do Naturbio e o controle de peso

Spirulina

A Super Spirulina é uma incrível cianobactéria, conhecida popularmente como alga azul. Ela é considerada um superalimento, devido sua composição nutricional diferenciada, e já recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial da Saúde.

Por muito tempo, a Spirulina foi comercializada e consumida principalmente pela sua fama de “potente emagrecedor”. Isso começou na década de 80, quando foi publicado o livro Doctor’s Praise: A Safe Diet Pill – You’ll Never Go Hungry.

Traduzindo para o português, o título do livro significa “Elogio do Médico: uma Pílula Dietética segura – Você Não Sentirá Fome”, que relatou a capacidade do superalimento de atuar no aumento da saciedade, ou seja, na inibição do apetite.

Ao contrário do que muitos pensam, a Spirulina não pode ser considerada um emagrecedor milagroso. No entanto, seu conteúdo comporta propriedades funcionais que trazem, sim, grandes benefícios para o controle e a perda de peso.

Um estudo realizado com indivíduos saudáveis obesos ou com sobrepeso, relatou que a Spirulina platensis melhorou efetivamente as medidas antropométricas e os distúrbios metabólicos relacionados à obesidade, como peso corporal, circunferência da cintura e gordura corporal.

Psyllium

O Super Psyllium (Plantago ovata Forssk.) é uma planta que possui grandes quantidades de fibras naturais em suas sementes e cascas das sementes. Essas fibras, consideradas solúveis, quando entram em contato com a água, chegam a aumentar até 20 vezes de tamanho.

Por isso, o Psyllium vem sendo muito utilizado na alimentação para diversos fins. É considerado um ótimo regulador intestinal e também um complemento para auxiliar no aumento da sensação de saciedade, que ajuda a diminuir a quantidade de alimento ingerida no dia.

O menor número e tamanho das refeições ocasiona a diminuição do consumo calórico diário, favorecendo assim, a perda de peso. Ainda, o Psyllium também atua como prebiótico, isto é, como alimento para as bactérias boas que vivem no trato gastrointestinal.

Com isso, a microbiota é beneficiada, resultando na redução de processos inflamatórios e otimizada absorção de nutrientes, que contribuem para um metabolismo funcionante. Para saber mais sobre alimentos prebióticos e conferir outros exemplos, clique aqui!

Um estudo clínico, controlado por placebo, que avaliou os efeitos do Psyllium em pacientes com diabetes tipo 2 e constipação crônica, constatou melhora no peso corporal, glicemia, colesterol, além de outras variáveis, no grupo tratamento.

Ágar-ágar

Você já ouvir falar no Super Ágar-ágar? Ele consiste em uma gelatina vegetal criada a partir de diversas espécies de algas marinhas. Considerado um ótimo aliado para receitas veganas, também oferece muitos benefícios para a saúde no geral.

Assim como o Psyllium, o Ágar-ágar também apresenta fibras na composição, servindo como alimento prebiótico, auxiliando na regulação do intestino e no aumento da saciedade. Como já mencionado, esses três fatores são favoráveis ao controle de peso e ao emagrecimento.

Um estudo realizado no Japão evidenciou que uma dieta rica em Ágar resultou em acentuada perda de peso dos pacientes que a consumiram. Tal situação foi justificada pela reduzida ingestão calórica e melhora nos parâmetros metabólicos do organismo.

Ainda, outro artigo, que teve como objetivo avaliar os efeitos do Ágar-ágar em pacientes homens, observou retardamento do esvaziamento gástrico, que está diretamente relacionado com a sensação de saciedade, no grupo que consumiu a dieta rica na gelatina vegetal marinha.

Gostou dos benefícios do Ágar-ágar? Esse é mais um dos superalimentos que compõe o Naturbio. Para conferir o blend ideal, que ajuda você a ficar em dia com o seu peso, clique aqui e entre no site da Ocean Drop!

Berinjela liofilizada

Os alimentos liofilizados apresentam diversos benefícios, como redução do peso e do volume original, tornando mais fácil o armazenamento e o transporte, além da conservação total dos nutrientes sem a necessidade de refrigeração. 

A berinjela liofilizada também é rica em fibras, assim como o Ágar-ágar e o Psyllium. Todo o seu conteúdo é conservado no Naturbio e oferece benefícios através da funcionalidade de seus nutrientes e outras substâncias presentes na composição.

Como você pode ver, o consumo de fibras tem grande relação com o emagrecimento. Infelizmente, as pessoas dificilmente consomem a recomendação diária desses elementos, já que as dietas costumam ser constituídas por alimentos pobres neles.

Isso, inclusive, é uma das causas do aumento da obesidade no Mundo inteiro, você sabia?! É importante ressaltar que o consumo de fibras deve ser aliado à ingestão correta de água, que fica em torno de 2 litros por dia.

Para fazer o cálculo correto, multiplique 35 ml de água para cada kg do seu peso corporal. Por exemplo, se você pesa 70 kg, multiplicará 70 por 35: 70 kg X 35 ml = 2.450 ml ou 2 litros e 450 ml. Entendido?!

Gostou do conteúdo?

Agora você já sabe o que fazer para emagrecer de forma saudável, mas caso queira continuar se informando sobre o assunto, é só apertar aqui! Para conferir o pré-lançamento do Naturbio, clique aqui!

Siga acompanhando o blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais dicas sobre nutrição, saúde e bem estar! Até a próxima!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.