falta-de-magnesio

A falta de magnésio pode acarretar diversos problemas no bom funcionamento do organismo. Fadiga, insônia, diabetes, depressão, são alguns sintomas que podem estar associados à deficiência do mineral.

É muito importante estar atento aos sintomas e a sua dieta. Dietas pobres em verduras, legumes e oleaginosas e ricas em alimentos industrializados estão diretamente ligadas à carência deste nutriente.

Preste atenção aos sintomas citados neste artigo e caso se identifique, procure um nutricionista ou médico, pois pode ser necessário o consumo de algum complemento de magnésio.

Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

  • Importância do magnésio para o corpo
  • Sintomas da falta de magnésio
  • Causas
  • Suplementos de magnésio

Importância do magnésio para o corpo

O magnésio é um dos mais importantes minerais para o nosso organismo, visto que ele desempenha funções essenciais para desenvolvimento do nosso corpo, estando presente nos ossos, tecidos e músculos.

Este nutriente está associado ao processo de produção de proteínas, transporte de energia e equilíbrio de outros minerais como cálcio, potássio e sódio.

Especificamente falando do equilíbrio de outros minerais: o magnésio atua como um regulador. Ou seja, vai ajudar o corpo a absorver minerais que estão em falta e diminuir a absorção de minerais que já estão presentes no sangue com níveis adequadas. 

Ele ainda auxilia no funcionamento de certas enzimas e células e participa de mais de 300 reações químicas que ocorrem no organismo.

Neste sentido, o magnésio apresenta como principais benefícios:

  • Equilibrar a pressão arterial
  • Prevenir a Diabetes
  • Aliviar azia e má digestão
  • Manter os ossos saudáveis
  • Melhorar o desempenho atlético
  • Prevenir a prisão de ventre

Problemas de saúde como osteoporose, diabetes, fibromialgia, dentre outras, podem estar associadas à falta de magnésio.

Por isso, vamos entender melhor sobre os sintomas desta deficiência? Descubra a seguir!

Sintomas da falta de magnésio

A falta de magnésio é algo cada vez mais comum em grande parte dos países e o Brasil não está fora disso. Isso devido à alimentação pouco saudável que estamos vivendo.

Preste atenção então aos seguintes sintomas que podem estar relacionados à falta do mineral.

Fadiga

O magnésio é um nutriente essencial para a produção do Trifosfato de Adenosina (ATP), que é responsável pela energia do corpo.

A falta do mineral faz com que a produção de ATP fique prejudicada gerando menos energia ao corpo e consequências como cansaço e fadiga diária.

Insônia

A falta de magnésio pode gerar um aumento na taxa de cortisol no organismo. Esse hormônio que é conhecido com hormônio do estresse, esta associado ao aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos.

O aumento na pressão e nos batimentos dificulta o relaxamento e pode prejudicar a qualidade do sono.

Constipação

O magnésio está relacionado também à boa saúde intestinal. A falta do mineral diminui os movimentos peristálticos, fazendo com que se tenha dificuldade de ir ao banheiro.

Inclusive, alguns suplementos de magnésio resultam diretamente na reversão destes quadros, pois contêm propriedades laxativas.

Dores de cabeça e enxaqueca

A falta de magnésio pode estar relacionada a quadros de enxaqueca.

A carência do mineral diminui a contração dos vasos sanguíneos, os níveis de serotonina e afeta as funções neurotransmissoras levando a possíveis dores de cabeça.

Estudos relatam que pelo menos 50% das pessoas que sofrem de enxaqueca têm deficiência de magnésio.

Espasmos e Cãibras

O magnésio tem papel importante no relaxamento muscular mantendo o bom funcionamento dos músculos.

É comum associarmos as cãibras à falta de potássio, porém elas também podem ser resultado de falta de magnésio.

Pressão Alta

O magnésio ajuda a baixar a pressão de hipertensos. O mineral é capaz de diminuir a pressão dos vasos sanguíneos facilitando o fluxo sanguíneo.

Desta forma, ele auxilia na manutenção do equilíbrio da pressão arterial, prevenindo e combatendo a hipertensão.

Diabetes do Tipo 2

O magnésio é fundamental na metabolização do açúcar e pessoas que consomem alimentos ricos no nutriente podem prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Estudos inclusive relatam que suplementos de magnésio podem curar a doença.

Arritmia Cardíaca

O magnésio ainda está envolvido ao ritmo dos batimentos cardíacos. O mineral é capaz de controlar os batimentos e mantê-los em ritmo normal.

Por isso, a falta de magnésio pode resultar em palpitações e arritmia em algumas pessoas. Esta instabilidade pode provocar até mesmo um infarto.

Mas quais são as causas da falta de magnésio? Veja abaixo!

Causas da deficiência de magnésio

Uma das principais causas da falta de magnésio no organismo é devido à alimentação cheia de alimentos industrializados que muitas pessoas acabam optando por praticidade.

O consumo alto de alimentos processados, açúcares e refrigerantes e baixo de frutas e legumes leva à carência do mineral no nosso corpo.

Além disso, bebidas alcoólicas podem dificultar a absorção da vitamina D que está relacionada à absorção do magnésio.

Outra causa da falta de magnésio pode ser a má absorção do mineral no intestino. Quanto mais alcalino estiver o PH, menos absorvido será o nutriente.

Suplementos de magnésio

A natureza nos oferece diversos alimentos ricos em magnésio para aumentar a presença desse nutriente na sua alimentação. 

Porém quem realmente quer ou precisa de um reforço adicional pode optar por suplementar.

Existe uma variedade de suplementos de magnésio em diferentes formas, mas o mais importante é avaliar qual é a melhor opção para o seu caso.

Consulte um médico ou nutricionista para fazer esta avaliação e poder indicar em qual forma é melhor consumi-lo e qual a quantidade necessária para o seu caso.

De qualquer maneira, entenda um pouco mais aqui como cada suplemento age no organismo.

  • Hidróxico de magnésio: Também conhecido como leite de magnésio, é utilizado como laxante e para melhorar a má digestão.
  • Cloreto de magnésio: Contém 12% de magnésio e apresenta uma boa absorção do nutriente.
  • Oxido de magnésio: Contém 60% de magnésio, melhora a digestão e tem propriedades laxantes;
  • Glicinato de magnésio: É constituído por magnésio, um mineral essencial e glicina, um aminoácido não essencial e é facilmente absorvido pelo seu corpo.

Resumindo…

A falta de magnésio pode prejudicar diversas funções no nosso corpo, inclusive relacionadas a ossos, tecidos e músculos.

É muito importante estar atento aos sintomas da deficiência e em caso de identificação com dois ou mais deles é importante procurar um médico ou nutricionista.

Se você procura por uma opção eficaz e segura de suplementação de magnésio você pode ser interessar por magnésio marinho.

O magnésio marinho é produzido através de processo biotecnológico avançado que envolve a captação de águas profundas dos oceanos, garantindo extrema pureza.

Se interessou? Encontre o Magnésio Marinho aqui!