Carregando...

12 sinais de uma flora intestinal desregulada

A flora intestinal desregulada ainda é uma complicação de saúde que as pessoas desconhecem e, paradoxalmente, estão apresentando cada vez mais quadros. Isso porque, atualmente a prevalência de uma alimentação com poucas fibras e cheia de industrializados e açúcares é alta. Logo, reforçando a importância do suplemento de fibras, prebiótico e uma alimentação balanceada.

Além disso, devido a vida corrida e o excesso de cobranças, os níveis de estresse, ansiedade e depressão também estão elevados em grande parte da população, possuindo influência direta sobre a regulação da flora do intestino, também chamada de microbiota intestinal.

Manter a saúde da flora é extremamente importante para o funcionamento de todo o organismo. Então, se você ainda está por fora do assunto e despertou curiosidade para descobrir quais são os sinais de uma flora intestinal desregulada, não deixe de continuar de olho na leitura do artigo!

O que é flora intestinal

Flora intestinal é como ainda é conhecida a microbiota intestinal. Na verdade, esse termo não é mais tão bem aceito, já que não está corretamente empregado. Flora é referente às plantas de uma região específica e, até meados dos anos 60, as bactérias eram consideradas plantas.

Bactérias? Sim! Grande parte da microbiota presente em nosso organismo é constituída por batérias. No entanto, o conceito é mais abrangente e inclui todo o conjunto de microrganismos que vivem em nosso trato gastrointestinal, ou seja, vírus e bactérias também fazem parte.

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, esses microorganismos, quando estão em números adequados e formam uma “colônia do bem”, não são capazes de causar males. Muito pelo contrário, eles trazem diversos benefícios à saúde e, inclusive, são essenciais para a vida.

Por que evitar a flora intestinal desregulada

Quando a nossa flora intestinal encontra-se bem colonizada, ou seja, com mais bactérias “do bem” do que “do mal” – nosso organismo tem a capacidade de funcionar melhor.

O intestino é considerado o segundo cérebro do corpo humano, você sabia? Ele recebeu essa designação, pois grande parte dos neurotransmissores, como a serotonina, são produzidos nele.

Então, imagine, se em nosso segundo cérebro, microrganismos capazes de nos causar males estão em grande maioria, como iremos nos sentir? Mal também – e o raciocínio inicia por aí!

A serotonina, como mencionado, é produzida em predominância no intestino. Ela é conhecida e considerada o neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer e bem-estar.

Há relatos de estudos científicos indicando que, se nosso intestino não vai bem, a predisposição à ansiedade e depressão aumentam. Um dos motivos se explica devido a esse fator!

Além disso, outros porquês de evitar a flora intestinal desregulada incluem:

  • prevenir diarreia e constipação;
  • melhorar problemas de pele, como acne e dermatites;
  • ter mais disposição;
  • evitar dores de cabeça;
  • fortalecer a imunidade;
  • manter a saúde da pele e dos cabelos;
  • evitar gases intestinais.

O que desregula a flora intestinal

O que causa a desregulação da flora intestinal, denominada disbiose intestinal, tem muito a ver com o que consumimos no cardápio do dia a dia. Entretanto, alguns outros hábitos são prejudiciais para a composição da nossa microbiota. Veja os principais:

  • uso exagerado de antibióticos: os medicamentos não matam só as bactérias ruins, mas também as boas do corpo;
  • dieta rica em açúcares e industrializados: esses alimentos servem como combustível para as bactérias consideradas ruins;
  • baixo consumo de alimentos ricos em fibras: tais elementos são o principal alimento das bactérias boas e, por isso, quando não são consumidos, prejudicam o desenvolvimento delas;
  • uso exagerado de laxantes: o funcionamento acelerado do intestino elimina as bactérias boas;
  • exposição constante ao estresse: situações estressantes geram rápidas e pronunciadas mudanças na microbiota intestinal, conforme apresentado em estudos;
  • depressão e ansiedade: assim como o contrário, a saúde mental prejudicada pode interferir na flora intestinal.

Em caso de suspeita de disbiose, é possível realizar um exame de fezes ou um exame de urina específico para identificar o problema. Consulte seu médico para obter mais informações.

Aproveite e veja também

Sinais de uma flora intestinal desregulada

Quando a flora intestinal está afetada, é comum o surgimento de sintomas relacionados com o mau funcionamento do intestino, mas não é só isso. Os sinais da flora intestinal desregulada podem aparecer através de:

  • excesso de flatulência (gases intestinais);
  • diarreia;
  • prisão de ventre (constipação);
  • problemas de pele, como acne e dermatites;
  • náuseas;
  • queda de cabelo;
  • unhas fracas;
  • distensão abdominal;
  • fezes mal-formadas;
  • dores de cabeça;
  • cansaço;
  • candidíase de repetição.

O que fazer para recuperar a saúde da flora intestinal

Evitar se expor aos fatores que causam a desregulação da flora intestinal, apresentados anteriormente, é fundamental. Além disso, incluir outros hábitos na rotina para recuperar a saúde da microbiota trará benefícios. Quer entender melhor na prática? Confira as dicas abaixo:

1. Consuma frutas, vegetais e legumes regularmente

Como você viu, a falta de fibras na dieta implica na desregulação da flora. Frutas, vegetais e legumes são fontes desses elementos e, por isso, ajudam a manter a saúde do nosso intestino.

Além disso, esses alimentos são in natura, ou seja, não passam por nenhum tipo de processamento e também não contêm nenhum açúcar adicionado, prejudiciais à flora.

Uma excelente alternativa para aqueles que enfrentam dificuldades em consumir mais frutas e vegetais é adicionar sucos à dieta, como o suco verde, por exemplo. Essas bebidas são uma fonte rica de fibras, minerais e vitaminas essenciais para o nosso organismo.

2. Prefira consumir alimentos integrais

Você costuma consumir alimentos, como pão, macarrão e arroz branco, por exemplo? Pois é! Eles contêm poucas fibras, já que passaram por um processo de refinamento.

Esses alimentos também apresentam menores quantidades de nutrientes na composição. Por isso, se você deseja consumir mais vitaminas, minerais e fibras, prefira as opções integrais!

3. Utilize probióticos

Enquanto as fibras, presentes em alta quantidade nos alimentos acima, atuam como prebióticos, alimentando as bactérias boas da flora intestinal, os probióticos são as próprias bactérias boas.

Portanto, consumir alimentos ou suplementos probióticos ajudará na modulação da microbiota intestinal e, assim, contribuirá para a saúde e o bem-estar geral.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.