Carregando...

8 Maneiras para evitar o inchaço

Inchaço é o jeito popular para chamar a retenção de líquidos no corpo ou em parte dele. Voos de avião, alterações hormonais e a ingestão de excesso de sódio podem ocasionar isso, fazendo com que o indivíduo se sinta mais pesado, menos ágil e ativo e até insatisfeito com as próprias medidas por questões estéticas.

Então, ficou interessado(a) e quer saber mais sobre o assunto? Para isso, siga de olho na leitura do artigo!

O que é retenção de líquidos?

Quem é que nunca se pesou de manhã e, ao final do dia, estava com 1 ou 2 kg a mais? Um dos motivos disso acontecer é, justamente, o aumento da retenção de líquidos. O sistema linfático é o responsável por levar o excesso de fluidos dos tecidos e órgãos para o sangue e, nesse caso, pode estar havendo falha.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a rede de vasos que compõe o sistema linfático apresenta o processo de chegada dos fluidos aos tecidos mais intenso que o de saída. Dessa forma, há excesso de líquido no espaço entre as células, que é, então, reabsorvido pelos capilares linfáticos.

Quando esse mecanismo natural do organismo está sobrecarregado por causas decorrentes de fatores externos, a água localizada no interstício aumenta, resultando em aspecto “mole e esponjoso” no corpo.

Além do edema corporal, há também a retenção de líquidos intramuscular. Essa é desejada por praticantes de atividades físicas, já que dá a sensação de músculos maiores e duros, mas não será o foco do conteúdo.

Sintomas de inchaço

Como mencionado, a retenção de água, também conhecida como edema ou inchaço, ocorre quando o excesso de fluidos fica acumulado dentro do corpo. Veja os principais sintomas abaixo:

  • aumento do peso observado na balança ao final do dia;
  • mãos, pés, tornozelos e pernas com tamanhos alargados (inchados);
  • marcas de pressão no corpo causadas por meias e sapatos, por exemplo.

Causas da retenção hídrica

Antes de você aprender o que fazer para melhorar o inchaço corporal, é importante saber o porquê dele acontecer. Afinal, só assim será possível diminuir os gatilhos para que a retenção de líquidos ocorra. Um dos fatores bastante comuns é a ingestão de excesso de sódio através da alimentação.

No entanto, o inchaço também pode estar sendo causado por diversos outros mecanismos, como:

  • estresse;
  • aumento do consumo de carboidratos;
  • falta de atividade física;
  • problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
  • doenças da tireoide;
  • voos longos;
  • gravidez;
  • tensão pré-menstrual (TPM).

Aproveite e veja também

8 Dicas para evitar o inchaço

É importante ressaltar que a retenção de água pode ser um sintoma de uma condição médica grave, como citado anteriormente. Se você estiver passando por situações de inchaço grave, procure atendimento médico imediatamente. Se não for o caso, veja as 8 dicas que separamos a seguir para aplicar no dia a dia:

1. Diminua o consumo de industrializados

Quando se fala em sódio, muita gente pensa apenas no sal adicionado. Porém, o sódio está muito presente nos produtos industrializados para aumentar o tempo de prateleira, assim como a palatabilidade. No entanto, esse ingrediente não faz nada bem à saúde em excesso – e pode, inclusive, ser a causa do inchaço.

Visto isso, é muito importante conferir os ingredientes da lista dos alimentos e a tabela nutricional antes de consumi-los. Congelados são exemplos de alimentos industrializados com grandes quantidades de sódio.

2. Restrinja o sal adicionado na comida

O sódio está presente no sal adicionado, isto é, no sal branco e refinado que é utilizado na comida pronta ou no preparo de receitas em geral. O problema da alta ingestão de sódio se explica porque o mineral é absorvido pelas células e permite a água passar do meio celular externo para o interno.

Dessa forma, quando há o consumo de uma refeição com quantidades excessivas de sódio, as células acabam retendo água temporariamente até que haja um equilíbrio celular a nível de fluídos novamente.

3. Aumente a ingestão de magnésio

O magnésio está envolvido em mais de 300 reações metabólicas importantes para manter o organismo funcionando. Além disso, um estudo relatou que houve redução significativa na gravidade dos sintomas de tensão pré-menstrual (TPM), incluindo inchaço, após a administração de magnésio.

O mineral pode ser encontrado em alimentos, como abacate, nozes, amêndoas e leguminosas. Ainda, pode ser consumido através de suplemento de magnésio.

4. Pratique atividade física

Outra solução para afastar o inchaço do corpo é realizar a prática regular de algum tipo de atividade física. Isso porque a contração muscular, proporcionada pelo exercício, facilita a circulação. Ainda, o suor decorrente do esforço da atividade física, também ajuda na eliminação do excesso de água. 

A recomendação é separar – pelo menos – 30 minutos ao dia para realizar algum tipo de exercício, que pode ser musculação, caminhada, natação, andar de bicicleta e até subir escadas, por exemplo.

5. Experimente chás com propriedades diuréticas

Diversos chás, como hibisco, cavalinha e dente de leão, possuem propriedades diuréticas. Eles são muito utilizados para ajudar a combater o inchaço corporal, mas alguns grupos especiais, incluindo crianças, grávidas e lactantes, precisam ficar atentos ao consumo para não sofrerem dos efeitos adversos.

Uma revisão que analisou as propriedades do dente de leão (Taraxacum officinale), ressaltou uma atenção particular para seus efeitos diuréticos, anti-inflamatórios, antioxidantes, prebióticos, entre outros.

6. Evite o consumo de carboidratos refinados

O consumo de carboidratos refinados, como, por exemplo, açúcares e grãos processados, levam ao rápido aumento dos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, de insulina também. Por sua vez, níveis elevados de insulina no organismo fazem com que o corpo retenha mais sódio.

Como visto, o aumento de sódio no corpo está diretamente relacionado a elevação do inchaço. Isso porque o mineral é reabsorvido pelos rins, acarretando no aumento de volume de fluido dentro do organismo.

7. Beba água

Pode parecer estranho e contraditório à primeira vista, mas beber água ajuda a diminuir o inchaço – sim. Isso ocorre porque a filtragem do sangue acaba sendo de forma mais rápida e otimizada, eliminando assim, o sódio acumulado no corpo e, portanto, o edema igualmente.

De forma geral, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o consumo de, ao menos, 2 litros por dia de água para adultos saudáveis. A conta também pode ser feita multiplicando 0,35 ml pelo peso do indivíduo.

8. Faça sessões de drenagem linfática

Segundo a SBD, a drenagem linfática tem influência sobre a quantidade de líquidos a ser eliminada e, ainda, aumenta a oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, a absorção de nutrientes e as condições de absorção intestinal.

Ela é realizada por meio de manobras que imitam o bombeamento fisiológico através dos vasos e ductos linfáticos. É importante lembrar que as sessões devem ser feitas por profissionais capacitados.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.