L-teanina: matchá

Você sabe para que serve a L-teanina? Os efeitos desse aminoácido, presente na planta Camellia sinensis e em uma espécie de cogumelo (Xerocomus badius), se destacaram muito nos últimos anos. 

A letra “L” como prefixo do nome “teanina” é a forma como é encontrada nas folhas de chá e como ingrediente nos suplementos alimentares. Há também a D-teanina, que não é muito utilizada.

A L-teanina foi descoberta como parte da composição do chá-verde em 1949 e, desde então, vem sendo muito estudada. Alguns anos depois, em 1964, foi aprovada como um aditivo alimentar no Japão.

A L-teanina oferece efeitos positivos, especialmente para relaxamento da mente e do corpo, desempenho cognitivo, status emocional, qualidade do sono e para a prevenção de algumas doenças.

Muita gente ainda desconhece da existência e dos benefícios dessa substância. Então, para que você saiba mais o que a L-teanina tem a oferecer, fizemos este conteúdo. Aqui você aprenderá mais sobre:

  • Mecanismo de Ação da L-teanina;
  • 5 Benefícios da L-teanina;
  • Onde Encontrar a L-teanina.

Mecanismo de Ação da L-teanina

A L-teanina age aumentando a produção de serotonina e dopamina no organismo – dois importantes neurotransmissores do cérebro, responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar. 

Além disso, essa substância tem sido amplamente estudada por conta de outras ações, como o seu poder antioxidante e sua capacidade de aumentar as ondas alfa cerebrais. 

A L-teanina também pode neutralizar o efeito estimulante da cafeína, o que é muito interessante. Para entender mais o que esses mecanismos de ação oferecem, não deixe de ler os benefícios da L-teanina!

5 Benefícios da L-teanina

1. Proporciona relaxamento

O relaxamento é o principal benefício da substância no organismo. Isso se dá pelo poder da L-teanina em aumentar as ondas alfa no cérebro. 

Diferentemente de outros compostos, que costumam causar sono junto com o relaxamento, a L-teanina não apresenta tal efeito colateral – fator que recebe destaque.

2. Ajuda no desempenho cognitivo

A L-teanina por si só tem a capacidade de aumentar os níveis de foco e concentração. A combinação com a cafeína, através do consumo de alguns chás, potencializa as melhorias no aprendizado e agilidade mental.

Um estudo realizado com idosos com disfunção cognitiva, constatou que o consumo de chá-verde, composto por l-teanina e cafeína, foi eficaz na melhoria e redução da progressão da doença.

3. Tem a capacidade de equilibrar o status emocional

Para inibir os sentimentos ruins de tristeza, desânimo e cansaço mental, é muito interessante manter os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina elevados.

Como foi apresentado, nos mecanismos de ação da L-teanina, ela desempenha função direta nesse quesito – o que ajuda a manter um estado de equilíbrio emocional com o consumo constante.

4. Auxilia na melhora da qualidade do sono

O sono é fundamental para diversas funções biológicas e sua qualidade interfere na rotina do dia a dia. Por isso, é muito importante ter noites de sono tranquilas – e a L-teanina é bastante eficaz na promoção disso.

Embora a L-teanina não cause diretamente o sono, ela tem a capacidade de contribuir com o relaxamento. Com o corpo e a mente relaxados, é mais fácil dormir e descansar, mesmo em casos mais difíceis.

5. Fator de proteção para as doenças hepáticas

Outro ponto interessante sobre a L-teanina, é que ela consegue reduzir os riscos de doenças e lesões hepáticas. Em relação ao álcool, ela tem a capacidade de acelerar o seu metabolismo e ajudar na recuperação dos antioxidantes do fígado.

Um estudo que avaliou a associação entre o consumo de chá-verde e o risco de doenças hepáticas, relatou que a ingestão do chá é capaz de atuar como um fator de proteção.

Onde posso encontrar a L-teanina?

O chá é a bebida mais consumida no Mundo depois da água. Além de serem muito saborosos, eles são conhecidos por apresentarem propriedades medicinais há muito tempo.

O chá-verde, por exemplo, pode ser consumido quente ou frio e apresenta grande quantidade de antioxidantes flavonoides. O que muita gente não sabe, é que também contém L-teanina na composição.

Outra opção para consumir L-teanina é através do matchá. Esse chá é em pó e da mesma espécie do chá-verde, porém, em uma versão mais concentrada (com mais antioxidantes e outros compostos).

Há também no mercado, suplementos isolados com o aminoácido L-teanina. Você deve se atentar para escolher os produtos testados e que possuem garantia para comercialização.

A Bloom Bits oferece superalimentos reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com todos os requisitos mais rigorosos de qualidade.

Você pode encontrar o Matchá em pó em nosso site clicando aqui! Esse superalimento rende 60 porções, cada por R$ 1,32! Surpreendente esse custo x benefício, né?!

Caso tenha ficado com dúvidas, escreva nos comentários! Logo nossa equipe especializada irá ajudá-lo(a)!

Para ficar por dentro de mais assuntos como este, continue acompanhando o nosso Blog da Ocean Drop!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.