Carregando...

L-teanina – o que é, para que serve e benefícios

Você sabe para que serve a L-teanina? Os efeitos desse aminoácido, presente na planta Camellia sinensis e em uma espécie de cogumelo (Xerocomus badius), se destacaram muito nos últimos anos. A letra “L” como prefixo do nome “teanina” é a forma como ela é encontrada nas folhas de chá como o chá-verde ou matchá, por exemplo, e também como ingrediente nos suplementos alimentares. Há também a D-teanina, que não é muito utilizada.

A L-teanina foi descoberta como parte da composição do chá-verde em 1949 e, desde então, vem sendo muito estudada. Alguns anos depois, em 1964, foi aprovada como um aditivo alimentar no Japão. Ela oferece efeitos positivos, especialmente para relaxamento da mente e do corpo, desempenho cognitivo, status emocional, qualidade do sono e para a prevenção de algumas doenças. Muita gente ainda desconhece da existência e dos benefícios dessa substância. Então, para que você saiba mais o que a l-teanina tem a oferecer, fizemos este conteúdo!

Mecanismo de ação da l-teanina

A L-teanina age aumentando a produção de serotonina e dopamina no organismo – dois importantes neurotransmissores, responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar. Além disso, essa substância tem sido amplamente estudada por conta de outras ações, como o seu poder antioxidante e sua capacidade de aumentar as ondas alfa cerebrais. A L-teanina também pode neutralizar o efeito estimulante da cafeína, o que é muito interessante. Para entender mais o que esses mecanismos de ação oferecem, não deixe de ler os benefícios da l-teanina!

5 benefícios da l-teanina

1. Proporciona relaxamento

O relaxamento é o principal benefício da substância no organismo. Isso se dá pelo poder da L-teanina em aumentar as ondas alfa no cérebro. Diferentemente de outros compostos, que costumam causar sono junto com o relaxamento, a L-teanina não apresenta tal efeito colateral – fator que recebe destaque.

2. Ajuda no desempenho cognitivo

A L-teanina por si só tem a capacidade de aumentar os níveis de foco e concentração. A combinação com a cafeína, através do consumo de alguns chás, potencializa as melhorias no aprendizado,  agilidade mental e energia. Um estudo realizado com idosos com disfunção cognitiva constatou que o consumo de chá-verde, composto por l-teanina e cafeína, foi eficaz na melhoria e redução da progressão da doença.

Um outro composto de aminoácidos que pode auxiliar na cognição é a creatina. A creatina é a junção de arginina, glicina e metionina. Estudos sugerem que a creatina desempenha um papel importante na produção de energia no cérebro, contribuindo para a função cognitiva, incluindo a memória e a capacidade de processamento de informações.

3. Tem a capacidade de equilibrar o status emocional

Para inibir os sentimentos ruins de tristeza, desânimo e cansaço mental, é muito interessante manter os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina elevados. Como foi apresentado, nos mecanismos de ação da L-teanina, ela desempenha função direta nesse quesito – o que ajuda a manter um estado de equilíbrio emocional com o consumo constante.

Uma outra substância que está relacionada ao equilíbrio emocional é a Coenzima Q10. Um estudo encontrou que a suplementação com Coenzima Q10 diminui expressivamente a gravidade dos sintomas em pessoas com depressão. A suplementação melhorou os sintomas de fadiga, tristeza e dificuldade de concentração.

4. Auxilia na melhora da qualidade do sono

O sono é fundamental para diversas funções biológicas e sua qualidade interfere na rotina do dia a dia. Por isso, é muito importante ter noites de sono tranquilas – e a L-teanina é bastante eficaz na promoção do sono com qualidade. Embora a L-teanina não cause diretamente o adomercimento, ela tem a capacidade de contribuir com o relaxamento. Com o corpo e a mente relaxados, é mais fácil dormir e descansar, mesmo em casos mais difíceis.

5. Fator de proteção para as doenças hepáticas

Outro ponto interessante sobre a L-teanina, é que ela consegue reduzir os riscos de doenças e lesões hepáticas. Em relação ao álcool, ela tem a capacidade de acelerar o seu metabolismo e ajudar na recuperação dos antioxidantes do fígado. Um estudo que avaliou a associação entre o consumo de chá-verde e o risco de doenças hepáticas, relatou que a ingestão do chá é capaz de atuar como um fator de proteção.

Onde posso encontrar a l-teanina?

O chá é a bebida mais consumida no Mundo depois da água. Além de serem muito saborosos, eles são conhecidos por apresentarem propriedades medicinais há muito tempo. O chá-verde, por exemplo, pode ser consumido quente ou frio e apresenta grande quantidade de antioxidantes flavonoides. O que muita gente não sabe, é que também contém L-teanina na composição.

Outra opção para consumir L-teanina é através do matchá da Ocean Drop. Esse chá é em pó e da mesma espécie do chá-verde, porém, em uma versão mais concentrada (com mais antioxidantes e outros compostos). Há também no mercado, suplementos isolados com o aminoácido L-teanina. Você deve atentar-se para escolher os produtos testados e que possuem garantia para comercialização.

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.

Aproveite e veja também

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.