L-teanina – O que é, Para que Serve e Benefícios

Você sabe para que serve a L-teanina? Os efeitos desse aminoácido, presente na planta Camellia sinensis e em uma espécie de cogumelo (Xerocomus badius), se destacaram muito nos últimos anos.
A letra “L” como prefixo do nome “teanina” é a forma como é encontrada nas folhas de chá e como ingrediente nos suplementos alimentares. Há também a D-teanina, que não é muito utilizada.
A L-teanina foi descoberta como parte da composição do chá-verde em 1949 e, desde então, vem sendo muito estudada. Alguns anos depois, em 1964, foi aprovada como um aditivo alimentar no Japão.
A L-teanina oferece efeitos positivos, especialmente para relaxamento da mente e do corpo, desempenho cognitivo, status emocional, qualidade do sono e para a prevenção de algumas doenças.
Muita gente ainda desconhece da existência e dos benefícios dessa substância. Então, para que você saiba mais o que a L-teanina tem a oferecer, fizemos este conteúdo. Aqui você aprenderá mais sobre:
- Mecanismo de Ação da L-teanina;
- 5 Benefícios da L-teanina;
- Onde Encontrar a L-teanina.
Mecanismo de Ação da L-teanina
A L-teanina age aumentando a produção de serotonina e dopamina no organismo – dois importantes neurotransmissores do cérebro, responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar.
Além disso, essa substância tem sido amplamente estudada por conta de outras ações, como o seu poder antioxidante e sua capacidade de aumentar as ondas alfa cerebrais.
A L-teanina também pode neutralizar o efeito estimulante da cafeína, o que é muito interessante. Para entender mais o que esses mecanismos de ação oferecem, não deixe de ler os benefícios da L-teanina!
5 Benefícios da L-teanina
1. Proporciona relaxamento
O relaxamento é o principal benefício da substância no organismo. Isso se dá pelo poder da L-teanina em aumentar as ondas alfa no cérebro.
Diferentemente de outros compostos, que costumam causar sono junto com o relaxamento, a L-teanina não apresenta tal efeito colateral – fator que recebe destaque.
2. Ajuda no desempenho cognitivo
A L-teanina por si só tem a capacidade de aumentar os níveis de foco e concentração. A combinação com a cafeína, através do consumo de alguns chás, potencializa as melhorias no aprendizado e agilidade mental.
Um estudo realizado com idosos com disfunção cognitiva, constatou que o consumo de chá-verde, composto por l-teanina e cafeína, foi eficaz na melhoria e redução da progressão da doença.
3. Tem a capacidade de equilibrar o status emocional
Para inibir os sentimentos ruins de tristeza, desânimo e cansaço mental, é muito interessante manter os níveis dos neurotransmissores serotonina e dopamina elevados.
Como foi apresentado, nos mecanismos de ação da L-teanina, ela desempenha função direta nesse quesito – o que ajuda a manter um estado de equilíbrio emocional com o consumo constante.
4. Auxilia na melhora da qualidade do sono
O sono é fundamental para diversas funções biológicas e sua qualidade interfere na rotina do dia a dia. Por isso, é muito importante ter noites de sono tranquilas – e a L-teanina é bastante eficaz na promoção disso.
Embora a L-teanina não cause diretamente o sono, ela tem a capacidade de contribuir com o relaxamento. Com o corpo e a mente relaxados, é mais fácil dormir e descansar, mesmo em casos mais difíceis.
5. Fator de proteção para as doenças hepáticas
Outro ponto interessante sobre a L-teanina, é que ela consegue reduzir os riscos de doenças e lesões hepáticas. Em relação ao álcool, ela tem a capacidade de acelerar o seu metabolismo e ajudar na recuperação dos antioxidantes do fígado.
Um estudo que avaliou a associação entre o consumo de chá-verde e o risco de doenças hepáticas, relatou que a ingestão do chá é capaz de atuar como um fator de proteção.
Onde posso encontrar a L-teanina?
O chá é a bebida mais consumida no Mundo depois da água. Além de serem muito saborosos, eles são conhecidos por apresentarem propriedades medicinais há muito tempo.
O chá-verde, por exemplo, pode ser consumido quente ou frio e apresenta grande quantidade de antioxidantes flavonoides. O que muita gente não sabe, é que também contém L-teanina na composição.
Outra opção para consumir L-teanina é através do matchá. Esse chá é em pó e da mesma espécie do chá-verde, porém, em uma versão mais concentrada (com mais antioxidantes e outros compostos).
Há também no mercado, suplementos isolados com o aminoácido L-teanina. Você deve se atentar para escolher os produtos testados e que possuem garantia para comercialização.
A Bloom Bits oferece superalimentos reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com todos os requisitos mais rigorosos de qualidade.
Você pode encontrar o Matchá em pó em nosso site clicando aqui! Esse superalimento rende 60 porções, cada por R$ 1,32! Surpreendente esse custo x benefício, né?!
Caso tenha ficado com dúvidas, escreva nos comentários! Logo nossa equipe especializada irá ajudá-lo(a)!
Para ficar por dentro de mais assuntos como este, continue acompanhando o nosso Blog da Ocean Drop!
Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.
Este conteúdo foi revisado e validado por Camile Cecconi Cechinel Zanchett. Consultora Científica da Ocean Drop. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UNIVALI). Pós-graduada em Fitoterapia aplicada à Nutrição Clínica e Pós-graduada em Nutrição aplicada à Estética.

Dúvidas?
Tem alguma dúvida sobre este produto? Pergunte ao lojista e a outros compradores!