Luteína e zeaxantina: o que é e para que serve

Luteína e zeaxantina: o que é e para que serve

Luteína e zeaxantina são muito conhecidas por auxiliarem na saúde ocular. De fato, diversos estudos científicos já identificaram os benefícios desses pigmentos carotenoides para os olhos, seja para proteção contra degeneração macular e deficiência visual ou melhora da função normal.

Não sendo sintetizadas pelo nosso organismo de forma natural, a luteína e a zeaxantina precisam ser obtidas através da alimentação ou suplementação. Ficou interessado(a)? Siga lendo para conhecer mais sobre o assunto acerca das famosas “vitaminas para os olhos“.

Índice
  • O que é e para que serve zeaxantina e luteína?
  • Benefícios da luteína e zeaxantina, as famosas “vitaminas para os olhos”
  • Como tomar?
  • Contraindicações
  • Onde comprar?
  • Perguntas frequentes
    • Quanto tempo devo tomar luteína e zeaxantina?
    • Qual a dosagem ideal por dia de luteína e zeaxantina?

O QUE É E PARA QUE SERVE ZEAXANTINA E LUTEÍNA?

A luteína e a zeaxantina são pigmentos encontrados em vegetais com folhas verdes escuras e gemas de ovos. No corpo humano, estão amplamente distribuídas nos tecidos. São os principais carotenoides presentes no cristalino, conhecido como “lente dos olhos”, e os únicos na região macular da retina, que permite que uma pessoa veja com detalhes.

A luteína e a zeaxantina não são sintetizadas pelo organismo humano, portanto, necessitam ser obtidas por meio da ingestão diária de alimentos ou suplementos. Ambas têm função antioxidante, ou seja, ajudam a proteger as células sadias contra a ação dos radicais livres. Por essa e outras funções, diversos estudos já demonstraram seus benefícios para a saúde dos olhos.

Benefícios da luteína e zeaxantina, as famosas "vitaminas para os olhos"

O mecanismo pelo qual a luteína e a zeaxantina estão envolvidas no cuidado com doenças oculares pode ser explicado devido às suas propriedades físicas de filtração de luz azul e atividade antioxidante local. Inclusive, pesquisas sobre a suplementação de luteína e zeaxantina já indicaram que a ingestão moderada está associada à diminuição do risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e deficiência visual.

Além disso, há evidências crescentes de que os dois pigmentos carotenoides também podem melhorar a função ocular normal, aumentando a sensibilidade ao contraste e reduzindo a deficiência de ofuscamento.

Como tomar luteína e zeaxantina?

A dose combinada de 6 mg de luteína e zeaxantina já é interessante para redução do risco de degeneração macular, de acordo com um estudo. A Ocean Drop oferece 12 mg dos dois pigmentos carotenoides para a saúde dos olhos. Basta ingerir 2 cápsulas ao dia com o auxílio de água ou conforme orientação de médico ou nutricionista. 

Contraindicações

A luteína, assim como a zeaxantina, não devem ser consumidas por gestantes, lactantes e crianças. 

Onde comprar?

A luteína e a zeaxantina da Ocean Drop também contém óleo de semente de uva, vitamina E e vitamina A. Aguarde o lançamento em  nosso site!

Perguntas frequentes

Quanto tempo devo tomar luteína e zeaxantina?

É importante ressaltar que a luteína e a zeaxantina não são um medicamento, portanto, o tempo de efeito pode variar entre as pessoas. Estudos já demonstraram os benefícios dos carotenoides para a saúde dos olhos após um mês de ingestão diária. Consulte um profissional de saúde para obter orientações individualizadas.

Qual a dosagem ideal por dia de luteína e zeaxantina?

A Ocean Drop oferecerá o suplemento de luteína e zeaxantina na dosagem de 10 mg e 2 mg, respectivamente. Você também pode realizar o consumo de acordo com as orientações de seu médico ou nutricionista.

Gostou do conteúdo?

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais artigos sobre saúde, nutrição e bem-estar. Até a próxima!

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível