matcha emagrece: matcha em pó

O matchá emagrece? Essa é uma dúvida frequente entre os consumidores, e também um dos motivos de maior procura do chá para o consumo.

Para quem não sabe, o matchá é da mesma família do chá verde. Ele contém grande quantidade de nutrientes em sua composição, que são preservados devido ao modo como é produzido e colhido.

O matchá oferece enorme diversidade de benefícios para à saúde e, devido seus compostos termogênicos, ajuda a favorecer a perda de gordura corporal. Ficou curioso? Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

  • O que é matchá;
  • Como o matchá ajuda emagrecer;
  • Como tomar matchá;
  • Contraindicações do matchá;
  • Onde comprar.

O que é matchá

Como mencionado, o matchá é da mesma família do chá verde (Camellia sinensis). Ele apresenta-se para o consumo em pó, e é feito através da secagem das folhas da planta de origem.

Muito consumido pelos japoneses, o matchá é rico em antioxidantes, possui ação anti-inflamatória, auxilia no emagrecimento, contribui para diminuir os níveis de colesterol e eliminar toxinas do organismo e, ainda, ajuda a melhorar o desempenho cognitivo e a mémoria.

Como o matchá ajuda emagrecer

Matchá apresenta componentes termogênicos, como cafeína e catequinas, que ajudam na queima de gordura, auxiliando no emagrecimento.

Um alimento termogênico é aquele que tem como objetivo o aumento da taxa metabólica do indivíduo, fazendo com que ele queime mais calorias e, com isso, reduza o peso.

Um estudo publicado em 2005 no American Journal of Clinical avaliou os efeitos dos chás que possuíam catequina e cafeína na composição e observou relação do consumo com a perda de peso.

Segundo o estudo, os homens que tomaram o chá verde com altas doses de catequinas perderam aproximadamente 2,5 kg de peso corporal, enquanto os que consumiram uma bebida com quantidades baixas das substâncias eliminaram apenas 1,3 kg.

Ainda, a presença de cafeína no matchá, ajuda a aumentar a disposição para praticar atividades físicas, que são essenciais para o emagrecimento com saúde.

Como tomar matchá

Tendo em vista que o matchá é encontrado em pó, ele pode ser utilizado tanto em receitas de alimentos, como bolos e pães, como em bebidas.

A forma mais comum de consumo é o chá puro. Ele pode ser preparada com uma colher de chá do pó em uma xícara de 300 ml de água ou conforme as indicações do fabricante.

Para que não haja perda de nutrientes, é importante que a água não esteja fervendo. É indicado o consumo sem açúcar.

Contraindicações do matchá

Por precaução, recomenda-se que mulheres grávidas e lactantes consumam matchá apenas sob prescrição e acompanhamento de um profissional da saúde. 

Além disso, pessoas hipertensas ou com hipertireoidismo devem evitar o consumo, visto que o chá ajuda a acelerar o metabolismo e pode aumentar a frequência cardíaca.

Por conter cafeína, pessoas que sofrem com insônia também devem tomar cuidado com o consumo, principalmente à noite. Porém, pela presença de L-teanina, isso não costuma acontecer, já que ela proporciona sensação de relaxamento.

Onde comprar

A Bloom Bits é uma marca especializada em superalimentos da terra que oferecem nutrição completa e segura de forma prática.

Nosso portfólio contém ingredientes 100% naturais, vegetais e livres de contaminantes. Importante quando se trata de alimentos para melhorar a saúde, não é verdade?!

O Matchá da Bloom Bits é 100% puro e cumpre os requisitos mais rigorosos de qualidade, tendo certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

O chá está no formato de pó com conteúdo de 125 g. A recomendação de consumo é de 2 g ao dia, o que faz com que ele tenha duração de dois meses, custando o valor de apenas R$ 1,40 ao dia.

Ficou interessado? Clique aqui para encontrar esse superalimento em nosso site!

Dúvidas? Escreva nos comentários, nosso time especializado irá lhe ajudar!

Para ficar por dentro de outras dicas de nutrição, alimentação e saúde, siga @Bloom.Bits no instagram!