Melhores vitaminas para o cabelo

melhores vitaminas para o cabelo: cabelo saudável

Você sabia que as melhores vitaminas para o cabelo podem ser facilmente incluídas na dieta? A alimentação impacta diretamente em diversos processos do nosso corpo, e a nossa saúde capilar não está de fora disso.

As vitaminas afetam a estrutura, o crescimento e a manutenção dos fios. Se você está passando por um período de queda ou até mesmo lentidão de crescimento, pode ser que esteja com alguma deficiência nutricional.

Além disso, outros fatores podem prejudicar a saúde do seu cabelo, como questões hormonais e genéticas. A dieta deve também receber atenção no consumo adequado de carboidratos complexos, gorduras boas e minerais.

Pensando nessa questão que incomoda muitas pessoas, fizemos este blog post com as 4 melhores vitaminas para o cabelo e também alguns minerais que contribuem para isso. Fique ligado na leitura! Aqui você aprenderá mais sobre:

  • Melhores vitaminas para o cabelo;
  • Minerais que contribuem para a saúde capilar.

Melhores vitaminas para o cabelo

1. Vitamina A (Retinol)

A falta do nutriente no corpo reduz a atividade celular. Isso porque o nutriente tem participação no processo de renovação das células e também é importante para a manutenção e o desenvolvimento do tecido capilar. 

Estudos mostram ainda, que a deficiência do nutriente está associada a queda de cabelo e a calvície. Mas fique atento: o consumo em excesso da vitamina A também pode prejudicar o crescimento capilar.

Os alimentos ricos em vitamina A são principalmente o fígado, a gema de ovo e os óleos de peixes. A cenoura e o espinafre contêm carotenoides, que no organismo são transformados em vitamina A e, portanto são fontes.

2. Vitaminas do complexo B

2.1 Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

A vitamina B5 é responsável pelo crescimento adequado dos cabelos, devido à sua parte na divisão celular do folículo capilar. Além disso, fornece umidade adequada, hidrata, regula as glândulas sebáceas e a produção de melanina.

Encontramos a vitamina B5 na gema de ovo, nas leveduras, no fígado de animais, brócolis, batata, gérmen de trigo, abacate, tomate, carne bovina magra, leite desnatado, batata doce e melaço.

2.2 Vitamina B7 (Biotina)

A vitamina B7 tem um papel muito importante no metabolismo de todos os macronutrientes, que inclui as proteínas, os carboidratos e os lipídeos. A sua deficiência está relacionada com a fraqueza e a queda dos fios de cabelo.

A biotina, pode ser encontrada principalmente em órgãos de animais, como fígado e rins, e também em alimentos como gema de ovo, cereais integrais e nozes.

3. Vitamina C (Ácido Ascórbico)

O suprimento insuficiente de vitamina C impacta o crescimento e a saúde dos fios, principalmente durante o envelhecimento. Isso porque o nutriente ajuda a combater os radicais livres e impede o estresse oxidativo das células.

Além disso, esse poderoso antioxidante aumenta a absorção de ferro não-heme, originário de produtos vegetais. A deficiência desse mineral e de outros está associada à perda capilar. 

A acerola, o camu-camu, a goiaba, o kiwi, o morango, a laranja, o pimentão, a brócolis, a couve-de-bruxelas, o goji berry, o cranberry e o caju são frutas que ricas em vitamina C.

Minerais que contribuem para a saúde capilar

Segundo o estudo “Nutrição de mulheres com problema de queda de cabelo durante o período da menopausa”, os minerais que influenciam na saúde capilar são zinco, o ferro, o cobre, o selênio, o silício, o magnésio e o cálcio.

1. Ferro

Quando o ferro está em baixas quantidades no organismo, pode resultar em anemia ferropriva, que causa fadiga generalizada no organismo e também o enfraquecimento de cabelos.

Esse mineral beneficia a circulação de oxigênio que vai para todas as células, inclusive as responsáveis pelo couro cabeludo, onde ocorre o crescimento do cabelo.

Entre os alimentos com grandes quantidades de ferro podemos destacar a carne vermelha e os vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre e couve. A spirulina também é uma alga interessante para consumir esse mineral.

2. Magnésio 

O magnésio ajuda a deixar os fios mais fortes e saudáveis. De acordo com alguns especialistas, a alopecia e a calvície, estão diretamente ligadas à deficiência de magnésio no organismo.

A deficiência do mineral pode resultar em inflamação e depósitos de cálcio nos folículos pilosos. Isso diminui o fornecimento de sangue para os folículos pilosos, causando redução do fluxo de nutrientes.

Entre os alimentos que possuem o magnésio estão as frutas como banana e abacate; grãos e derivados como o gérmen de trigo e a aveia; sementes e nozes como gergelim e amendoim; além de leite e outros alimentos.

Gostou do conteúdo?

Você pode encontrar a Spirulina e o Magnésio em nosso site! Somos especializados em superalimentos do mar.

Siga acompanhando o blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais assuntos relacionados à saúde e bem estar.

Deixe nos comentários suas dúvidas. Nossa equipe especializada irá respondê-las!

psyllium-bloom-bits
 

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível