O que é Detox? Como Fazer uma Desintoxicação Corporal

O que é Detox? Como Fazer uma Desintoxicação Corporal

O detox é um processo metabólico de eliminação de toxinas, que se faz necessário quando há um acúmulo dessas substâncias nocivas no corpo.. Se alguma vez você já sentiu alguns dos sintomas abaixo, muito provavelmente seu corpo necessitava de desintoxicação:

 

  • excesso de cansaço físico ou mental mesmo sem ter mudado hábitos de rotina;
  • mudanças na saúde da pele repentinamente;
  • diminuição da libido.

Embora nosso organismo seja capaz de eliminar boa parte das toxinas, elas podem acumular nos tecidos ao longo do tempo, impactando negativamente na saúde e causando até um desequilíbrio hormonal.

 

Isso acontece devido ao contato excessivo com a poluição, fumaça do cigarro e até ingredientes que contenham metais pesados, presentes em alimentos, produtos de limpeza e cosméticos.

 

Por causa disso, dar uma ajuda extra ao corpo para realizar o detox corporal por meio de mudanças de hábitos ganhou popularidade e já mostrou efeitos positivos  para a melhora dos sintomas.

Índice
  • O que é detox?
  • O que são toxinas?
  • Por que a desintoxicação corporal é importante? 
  • Como fazer um detox? 

O que é detox?

Detox vem do inglês: detoxification. Em português, a tradução significa “desintoxicação”, e como mencionado anteriormente, caracteriza-se por um processo metabólico de eliminação de toxinas.

 

Como funciona o processo de desintoxicação natural do corpo: 

 

  1. quando um indivíduo tem contato com substâncias tóxicas, seja pela alimentação, respiração ou outras situações, elas acabam chegando na corrente sanguínea;
  2. o órgão responsável pela filtragem do sangue é o fígado e ele realiza, então, um processo de desintoxicação hepática com o objetivo de proteger a saúde do corpo; Caso o fígado ou o organismo, de forma geral, estiverem com algum tipo de desequilíbrio, a filtragem não ocorrerá com tanta eficácia, necessitando assim, de um auxílio para realizar o detox.

.

O que são toxinas?

Além dos compostos bioativos e nutrientes presentes na alimentação, como carboidratos, proteínas, gorduras, antioxidantes, vitaminas e minerais, o organismo pode acabar absorvendo diversos outros tipos de substâncias que não são benéficas – como é o caso das toxinas.

 

“Mas o que são essas toxinas?” Elas são encontradas nos medicamentos, em alimentos industrializados através dos conservantes, corantes e gordura trans e nos agrotóxicos contidos em vegetais, frutas e verduras inorgânicas, por exemplo.

 

Alguns cosméticos e produtos de limpeza, que apresentam na composição metais pesados, também são considerados tóxicos e, portanto, desfavoráveis à saúde. Ainda, as toxinas são transportadas pelo ar através da poluição – e isso é mais um fator favorável ao contato com tais substâncias prejudiciais.

Por que a desintoxicação corporal é importante?

O processo de desintoxicação funciona perfeitamente quando nosso corpo está em equilíbrio, ou seja, quando a alimentação está saudável e não há contato excessivo com substâncias tóxicas. Nessa situação, não há sintomas referentes às altas quantidades de toxinas.

 

No entanto, com a presença de desordem metabólica, o corpo não dá conta do processo, prevalecendo o excesso de substâncias prejudiciais, resultando em:

 

  • aparecimento de cansaço frequente;
  • dores de cabeça;
  • envelhecimento precoce, devido ao aumento de radicais livres;
  • dificuldades para emagrecer por causa da inflamação gerada por essas substâncias;
  • surgimento de acne, também devido às inflamações. 

 

Tudo o que não faz parte do metabolismo normal e não é totalmente eliminado, faz com que o organismo reaja e sinalize sintomas de que algo não vai bem. Para evitar isso, é importante que você dê atenção ao que o seu corpo pede e ajude ele a realizar o detox através da alimentação e outros hábitos.

Como fazer um detox?

Para realizar um detox, é necessário, principalmente, adotar uma alimentação saudável, rica em vitaminas, proteínas, fibras e minerais. Existem alimentos que possuem uma série de benefícios que auxiliam na potencialização do processo de desintoxicação, como:

  • Chlorella: a microalga é considerada um dos alimentos com maior concentração de clorofila do mundo – o que ajuda a eliminar toxinas. Uma ótima maneira de consumi-la é através da suplementação natural, pois, além de ser uma opção vegana, é muito prática e rica em vitaminas C, E e do complexo B e os minerais, como, potássio e fósforo, além de fibras.
  • Matchá: parecido com o chá verde, esse alimento é um antioxidante natural que auxilia no combate dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce causado pelo acúmulo de substâncias tóxicas nos tecidos do corpo. 

Agora que você já sabe o que detox e como realizar uma desintoxicação corporal, conheça o Box Detox, uma solução prática e eficiente de realizar a eliminação de substância maléficas à saúde do corpo. 

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível