Alguma vez você já se sentiu com excesso de cansaço físico ou mental mesmo sem ter mudado hábitos de rotina? Ou apresentou problemas de pele repentinamente? Ou até mesmo andou com a libido baixa?

A explicação pode estar relacionada ao excesso de substâncias tóxicas acumuladas no seu corpo e, por isso, você precisa saber já o que é detox e como aplicá-lo no seu dia a dia!

Embora nosso organismo seja capaz de eliminar boa parte das toxinas, elas podem se acumular nos tecidos corporais ao longo do tempo, impactando negativamente a saúde e causando até desequilíbrio hormonal.

Isso acontece devido ao contato excessivo com toxinas através da poluição, da fumaça do cigarro e até de ingredientes que contêm metais pesados, presentes em alimentos, produtos de limpeza e cosméticos.

Por causa dessas situações, dar uma ajuda extra ao organismo para realizar o detox corporal por meio de mudanças de hábitos ganhou popularidade e já se mostrou eficaz em contribuir com a melhora dos efeitos.

O que é detox?

Detox vem do inglês: detoxification. Em português, a tradução significa “desintoxicação”, e se caracteriza por um processo metabólico de eliminação de toxinas.

Sabemos que o metabolismo produz energia a partir dos alimentos que comemos, e nosso corpo pode utilizá-la rapidamente nas horas seguintes ou armazená-la nos tecidos corporais.

O fígado, os músculos e as células de gordura são locais que servem de armazenamento e, por meio da desintoxicação, é possível remover as substâncias que não terão serventia.

Afinal, o que são essas toxinas?

Além dos compostos bioativos e nutrientes presentes na alimentação, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, podemos ingerir diversos outros tipos de substâncias que não são benéficas.

Elas são encontradas nos medicamentos, em alimentos industrializados através dos conservantes, corantes e gordura trans e nos agrotóxicos contidos em vegetais, frutas e verduras inorgânicas, por exemplo.

Além disso, como já mencionado, as toxinas são transportadas pelo ar através da poluição, e isso se torna mais um fator favorável ao contato com tais substâncias prejudiciais.

Alguns cosméticos e produtos de limpeza, que apresentam na composição metais pesados, também são considerados tóxicos e, portanto, desfavoráveis à saúde.

Por que o detox é importante?

O processo de desintoxicação funciona perfeitamente quando nosso corpo está em equilíbrio, ou seja, quando a alimentação está saudável e satisfatória e não há contato excessivo com substâncias tóxicas. Nessa situação, não há sintomas referentes à altas quantidades de toxinas.

No entanto, com a presença de desordem metabólica, o corpo não dá conta do processo, prevalecendo o excesso de substâncias prejudicais, resultando no aparecimento de cansaço frequente ou dores de cabeça, por exemplo, sem que exista um motivo aparentemente explicável para isso.

Tudo o que não faz parte do metabolismo normal e não é totalmente eliminado, faz com que o organismo reaja e sinalize sintomas de que algo não vai bem. Para evitar isso, é importante que você dê atenção ao que o seu corpo pede e ajude-o a realizar o detox através da alimentação e outros hábitos.

Como fazer isso? Eliminando a ingestão de compostos que fazem mal e inserindo alimentos que são importantes para os processos metabólicos e para a eliminação de toxinas, especificamente. Para saber mais sobre, acesse: Detox Corporal: 11 Maneiras para Limpar e Renovar seu Corpo!

Quais nutrientes são importantes para o detox?

No caso do processo de desintoxicação, todos os nutrientes e compostos bioativos são importantes: vitaminas, minerais e aminoácidos trabalham juntos para eliminar as toxinas. Por isso, você precisa de uma alimentação variada e, de preferência, com alimentos orgânicos para que seu corpo realize o detox!

Além dos alimentos comumente consumidos, as algas também são excelentes para quem procura desintoxicar o corpo. Isso porque elas apresentam grande quantidade de clorofila na composição, que ajuda a eliminar toxinas. É por esse motivo também que as pessoas tomam suco verde para ajudar no detox!

A chlorella, em específico, é uma microalga considerada um dos alimentos que possui maior quantidade de clorofila no Mundo! Você sabia?! Por isso, ela é muito eficaz para “varrer” as substâncias indesejáveis do corpo, conforme relatam estudos. Para saber mais sobre chlorella detox, clique aqui!

Junto a isso, a chlorella se destaca pela sua alta densidade nutricional, que a fez ser considerada, inclusive, um superalimento. Na sua composição encontram-se as vitaminas C, E e do complexo B e os minerais, como, potássio e fósforo, além de fibras.

Gostou do conteúdo?

Agora que você entendeu o que é detox, é importante compreender que fazer as escolhas certas e pensar nas atitudes diariamente também é necessário! Por isso, pratique hábitos saudáveis todos os dias!

Elimine o cigarro e o açúcar adicionado aos alimentos e evite bebidas alcoólicas e produtos industrializados! Além disso, tome somente as medicações prescritas pelo seu médico e pelo tempo necessário!

Pratique atividade físicas regularmente e beba muito água! Por último, faça a escolha dos alimentos certos, podendo incluir a poderosa Chlorella no seu cardápio diário!

Peça ao seu nutricionista para avaliar suas necessidades e individualidades bioquímicas. A dieta detox não deve ser generalizada para se obter os melhores resultados!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais assuntos sobre saúde, bem estar e qualidade de vida! Até a próxima!