O que é Fenilalanina e Para que Serve? Descubra aqui!

O que é Fenilalanina e Para que Serve? Descubra aqui!

Ainda não sabe o que é fenilalanina? Esse aminoácido essencial é indispensável para o funcionamento adequado do sistema nervoso central. Isso quer dizer que pessoas que sofrem com ansiedade, depressão e falta de motivação e concentração podem ter benefícios ao realizar o consumo de fenilalanina!

A ciência já encontrou evidências de que a fenilalanina também atua como um inibidor de apetite natural, auxiliando assim, no controle da ingestão calórica e até no emagrecimento. Também há relatos de que ela pode melhorar a dor crônica.

“Mas onde podemos encontrar esse aminoácido essencial?” Diversos alimentos com alto ou médio teor de proteínas apresentam fenilalanina na composição. Além disso, já existem suplementos com fenilalanina, extremamente confiáveis e práticos para o consumo. Interessante, não é mesmo?

Para descobrir mais sobre o assunto e conhecer todos os benefícios da fenilalanina à saúde, continue de olho no artigo! Boa leitura!

Índice

  • O que é fenilalanina?
  • Para que serve a fenilalanina?
  • Benefícios da fenilalanina
  • Contraindicações da fenilalanina
  • O que contém fenilalanina?

O que é fenilalanina?

A fenilalanina é um aminoácido natural essencial, ou seja, nosso corpo não consegue produzir de maneira endógena, mas necessitamos obter através da alimentação ou suplementação para manter o bom funcionamento do nosso organismo.

A enzima fenilalanina hidroxilase converte a fenilalanina no fígado no aminoácido L-Tirosina, que é precursor de adrenalina, noradrenalina e dopamina. Esses neurotransmissores atuam, respectivamente:

  • preparando o organismo para um grande esforço físico;
  • promovendo uma maior taxa de fornecimento de oxigênio para as células;
  • provocando sensação de prazer e aumento da motivação.

Para que serve a fenilalanina?

Como mencionado, a fenilalanina serve para formar tirosina, uma substância diretamente relacionada com a produção de diversos e importantes neurotransmissores, incluindo adrenalina, noradrenalina e dopamina.

Assim, esse aminoácido essencial é necessário para o desempenho normal do sistema nervoso central, especialmente em relação à dor crônica, depressão e outros distúrbios relacionados ao seu mau funcionamento.

Além disso, a fenilalanina serve para ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse e aumentar a motivação, concentração e até a saciedade. No próximo tópico, você conhecerá todos os benefícios que o consumo de fenilalanina pode oferecer!

Benefícios da fenilalanina

Para que deseja obter os benefícios da fenilalanina, consumir fontes alimentares ou suplementares é uma boa estratégia! Saiba mais sobre eles:

1. Ansiedade

Sabe-se que as funções noradrenérgicas e dopaminérgicas são extremamente importantes em quadros de ansiedade. Portanto, a baixa ingestão de fenilalanina, essencial para a síntese de noradrenalina e dopamina, pode predispor ao desenvolvimento do problema que acomete grande parte da população.

2. Depressão

De forma recorrente, a fenilalanina é descrita como um agente antidepressivo. Isso se dá porque ela atua na produção de neurotransmissores responsáveis pelas sensações de bem-estar, prazer, euforia e felicidade, auxiliando assim, no combate aos sintomas característicos da depressão.

3. Estresse

Não é mais novidade que a fenilalanina faz parte do processo de produção de dopamina, aliviando o estresse. Estudos já relataram que essa substância auxilia na proteção contra a fadiga mental grave associada à exposição a estressores que podem ocorrer em combate e certas outras operações militares críticas.

4. Motivação

Seguindo a mesma lógica da produção de neutrotransmissores a partir da fenilalanina, como adrenalina, noradrenalina e dopamina, mais um dos benefícios desse incrível aminoácido essencial é melhorar a disposição! Assim, a fenilalanina tem a capacidade de contribuir com a promoção de motivação diária. 

5. Concentração

Evidências científicas destacaram que a deficiência de fenilalanina pode resultar em uma variedade de síndromes, incluindo a incapacidade lógica profunda e permanente, além do desenvolvimento cognitivo prejudicado. Por isso, consumir fenilalanina é uma boa estratégia para quem deseja maior concentração.

6. Controle da fome

A fenilalanina atua na regulação de um hormônio que transmite sinais ao cérebro de que a pessoa está satisfeita após comer. Quem busca reduzir o peso pode consumir fontes de fenilalanina para ajudar no controle sobre o consumo das refeições. Para indicação de um plano alimentar ideal, procure um nutricionista!

7. Dor crônica

Um dos efeitos da fenilalanina é aumentar os níveis de endorfina no cérebro. Essas substâncias atuam como um analgésico natural e têm a capacidade de reduzir dores e desconfortos, mesmo que crônicos. Além disso, ela pode bloquear determinadas enzimas que estão presentes no sistema nervoso central.

Contraindicações da fenilalanina

Alguns alimentos, como refrigerantes e gelatina, e suplementos alimentares apresentam a advertência “contém fenilalanina” no rótulo.

Muitas pessoas, desconhecendo o que é fenilalanina, questionam-se sobre o “risco” de ingerir tais fontes. No entanto, apenas pessoas com fenilcetonúria devem evitar os alimentos. O uso de suplementos de fenilalanina está contraindicado para grávidas e pessoas com hipertensão e doenças cardíacas.

O que contém fenilalanina?

Alimentos com fenilalanina

  • lentilha;
  • grão-de-bico;
  • noz;
  • soja;
  • spirulina;
  • chlorella;
  • semente de gergelim;
  • semente de abóbora;
  • amendoim;
  • feijão lima;
  • milho;
  • levedura de cerveja;
  • banana;
  • amêndoa;
  • laticínios;
  • ovos.

Suplementos com fenilalanina

Para quem deseja maior praticidade e segurança, há opções de suplementos com fenilalanina. Esses produtos também podem conter outros ingredientes, como resveratrol e niacina, que agem sinergicamente com o aminoácido essencial para potencializar o principal benefício, que pode ser o controle do estresse e da ansiedade.

E você, tem se sentido ansioso(a) e estressado(a)? Acesse o site da Ocean Drop e conheça o Calmaria, o smart blend para você conquistar a paz com o seu bem-estar!

Gostou do artigo?

Você também pode assistir ao vídeo do YouTube que fizemos sobre o assunto:

Agora você já sabe o que é fenilalanina! Caso ainda tenha ficado com dúvidas, deixe nos comentários! Logo irei responder você!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais artigos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida! Até a próxima!

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível