O que é Spirulina Azul? Conheça essa cianobactéria poderosa!

A spirulina é uma cianobactéria — também conhecida como “alga azul”. Ela apresenta grande diversidade e quantidade de nutrientes – que seu corpo necessita diariamente.
Sem dúvidas, a característica mais atrativa da spirulina é a sua composição nutricional, que inclui aminoácidos, minerais, vitaminas, óleos essenciais e antioxidantes.
A spirulina tem sido utilizada como complemento alimentar para quem busca uma melhor qualidade de vida, para praticantes de exercícios físicos e também como auxiliar em dietas de emagrecimento.
Entre os principais benefícios da alga está a contribuição para a diminuição da fadiga física, fortalecimento da imunidade, prevenção de doenças e aumento da saciedade.
Mas, afinal, o que é a spirulina e para que ela serve? Neste blogpost iremos lhe explicar! Confira a seguir o vídeo abaixo para saber mais sobre o assunto:
O que é spirulina?
A spirulina é uma cianobactéria de cor azul esverdeada e, por isso, muitos a chamam de “spirulina azul”.
Sua tonalidade se dá devido à presença da ficocianina, um nutriente com cor azul intensa, e à presença de clorofila, que aporta a cor verde.
A spirulina está entre os suplementos que se destaca pela presença de proteína, principalmente por ser de origem vegetal

Mesmo sendo uma fonte tão interessante de nutrientes, a microalga não apresenta alto conteúdo de gorduras e calorias. Tem apenas 7% de gordura, que está na forma de ácidos graxos essenciais.
Como comentado, possui grande variedade de nutrientes, como vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e antioxidantes.
Dentre os nutrientes que se destacam está o teor excepcionalmente alto de vitamina B12, assim como bons teores de beta-caroteno, ferro, cálcio e fósforo, como relatou este estudo.
Para que serve a spirulina?
A spirulina auxilia na produção das células vermelhas do sangue que transportam oxigênio (as hemoglobinas), no armazenamento de oxigênio pelos tecidos e também na formação de enzimas que atuam no processo de respiração celular.
A spirulina ajuda na proteção da ação dos raios ultravioletas e contribui para a saúde da pele. Tais benefícios podem ser justificados pela alta concentração de betacaroteno.
A “alga azul” contribui para a redução da fadiga mental e física, sendo interessante para o consumo de atletas.
Muitos motivos são apontados como responsáveis pelo enfraquecimento do sistema imunológico, tornando você suscetível a doenças.
Dentre os principais, podemos citar o estresse, sedentarismo, alcoolismo, poucas horas de sono e o consumo excessivo de açúcar.
Pela presença de vitamina E, a spirulina ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Essa vitamina auxilia na produção de células de defesa.
Rica em antioxidantes, contribui para evitar o envelhecimento precoce, o desenvolvimento de doenças. Ainda, ajuda a manter as células saudáveis e protegê-las da ação dos radicais livres.
Como tomar spirulina?
O consumo da spirulina pode ser feito através de cápsulas, pó ou comprimidos. Para consumir em pó, a dica é misturar em vitaminas, sopas, sucos ou iogurtes, tornando mais saboroso o consumo.
Se for optar pelas cápsulas, recomenda-se consumir 2 g, em torno de 4 cápsulas ao dia.
Para quem busca emagrecer, a melhor forma de consumir é ingerir antes das principais refeições, ou antes e depois de atividades físicas.
Ela ajuda a aumentar a sensação de saciedade, reduzir o apetite e dar mais disposição para praticar exercícios.
O indicado, no geral, é consumi-la meia hora antes das duas principais refeições do dia, para ter uma melhor absorção dos nutrientes.
Você também pode utilizar a criatividade e abrir as cápsulas para enriquecer alimentos e bebidas do dia-a-dia!
Que tal conferir duas receitas deliciosas com spirulina?
Receitas com spirulina
Para que seja mais fácil inserir a spirulina em seu dia a dia, uma boa ideia é combiná-la com suas principais refeições, como o café da manhã ou o jantar.
Pensando nisso, trouxemos duas receitas para você consumir a spirulina com muito mais sabor. Confira a seguir:
1) Smoothie vegano com calda
Ingredientes para o smoothie:
- 2 bananas congeladas pequenas;
- 1/4 de xícara de abacaxi congelado picado;
- 1/3 de xícara de coco fresco picado;
- 1/4 de xícara de castanhas de caju cruas deixadas de molho, por no mínimo 4 horas;
- 1 cápsula de Spirulina da Ocean Drop (abra a cápsula e utilize o pó);
- 6 folhas de hortelã fresca (opcional);
- Gotinhas de essência de baunilha.

Ingredientes para a calda:
- 1 colher de sopa de cacau em pó;
- 2 colheres de sopa rasas de melado de cana ou agave;
- Gotinhas de baunilha;
- Pitadinha de sal.
Como preparar?
- Em um pote pequeno, apenas misture os ingredientes da calda e reserve.
- Bata todos os ingredientes do smoothie no liquidificador com o mínimo de água possível (só o suficiente para não travar).
- Espalhe a calda no copo que for usar, despeje o smoothie por cima e finalize com mais calda.
2) Crepe de spirulina azul
Ingredientes para a massa:
- 2 ovos;
- 2 colheres de sopa de farinha de quinoa;
- 4 cápsulas de Spirulina da Ocean Drop (abra as cápsulas e utilize o pó);
- Manjericão.
Ingredientes para o recheio:
- 100 g de cogumelos frescos;
- 1/2 abobrinha;
- 1/2 abacate;
- Azeite;
- Sal;
- Pimenta caiena (opcional).

Como preparar a massa?
- Misture todos os ingredientes com um garfo e divida a massa em 2 porções iguais.
- Acenda o fogo, passe um fio de azeite na frigideira para a massa não grudar, espalhe bem uma das porções, até preencher bem a frigideira.
- O crepe deve ficar fininho. Quando conseguir descolar sem desmanchar, vire ao contrário e deixe cozinhar do outro lado por aproximadamente 1 min. Cuidado para não queimar, nem cozinhar demasiado.
- Quanto menos cozinhamos a comida, garantimos que ela preserve mais nutrientes. Por isso, lembre-se de cozinhar somente até o ponto que for necessário.
- Repita o processo para o segundo crepe e reserve os dois em um prato enquanto faz o recheio.
Como preparar o recheio?
- Lave bem os legumes.
- Corte os cogumelos em lâminas e a abobrinha em tirinhas.
- Salteie rapidamente em uma frigideira com um pouco de azeite e sal. Outra vez, sem cozinhar muito. Apenas queremos que apurem os sabores.
- À parte, corte o abacate em lâminas finas.
Para montar:
- Coloque o crepe na frigideira vazia e quente, ponha uma camada de abacate e outra de legumes, tempere a gosto com sal, pimenta caiena e azeite.
- Dobre ao meio e sirva com uma saladinha.
Gostou do conteúdo?
Acesse o site e inclua a spirulina em sua alimentação para aproveitar essas receitas com muito mais nutrição!
Leia outros artigos em nosso blog e veja mais dicas para melhorar a sua saúde!
Conteúdo escrito por Thaylise Scotti. Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional, especialista em algas e microalgas. Inscrita no CRN10-4617.
Este conteúdo foi revisado e validado por Camile Cecconi Cechinel Zanchett. Consultora Científica da Ocean Drop. Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UNIVALI). Pós-graduada em Fitoterapia aplicada à Nutrição Clínica e Pós-graduada em Nutrição aplicada à Estética.

Dúvidas?
Tem alguma dúvida sobre este produto? Pergunte ao lojista e a outros compradores!