o que são produtos veganos: capa

O veganismo abrange todas as áreas da vida e, por isso, os produtos considerados veganos são aqueles em que são dispensadas toda matéria-prima de origem animal, independente do tipo.

Para entender o que são produtos veganos, é mais fácil que esteja claro para você o significado de veganismo. Segundo o grupo The Vegan Society, que criou o termo em 1944:

“Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e, por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente.”

É muito comum as pessoas pensarem que os produtos veganos estão ligados somente com a alimentação. De fato, os alimentos sem origem animal são muito importantes para o veganismo.

Na dieta vegana é essencial que não contenha carne, seja ela vermelha ou branca, mel, ovos, leites e derivados, como queijos e iogurte, etc

No entanto, é preciso ter cuidado também com o vestuário feito de couro de boi, com produtos de higiene e limpeza com banha animal, além da diversão com rodeios, por exemplo.

O que são produtos veganos

Relacionados a alimentação

A dieta vegana não precisa ser monótona. É possível utilizar os alimentos tradicionais, como feijão, grão-de-bico, lentilha, arroz, legumes, verduras e frutas, mas também descobrir todo um novo mundo de ingredientes e sabores para implementar nas receitas.

O tahine, que é uma pasta feita de sementes de gergelim, o tofu, que é um produto à base de soja e similar ao queijo, e o ágar-ágar, muito parecido com uma gelatina, mas feito à base de algas marinhas, são muito versáteis e nutritivos para incluir no cardápio vegano.

Além disso, hoje já existem restaurantes e empresas especializadas em fornecer alimentos sem origem animal. Vale prestar atenção ao rótulo dos produtos e sempre procurar a informação sobre os ingredientes que compõe um prato, por exemplo.

Relacionados ao vestuário

Os hábitos de vida estão mudando e tornando-se mais conscientes. Isso reflete diretamente no modo de consumo, em que surge maior espaço para o desenvolvimento de marcas ecologicamente sustentáveis e veganas.

Já encontra-se facilmente no mercado roupas, sapatos, acessórios, bolsas e outros itens com a proposta de não conter matéria-prima animal em nenhuma parte do conteúdo, ou seja, sem couro, lã, seda, peles, penas e plumas de seres vivos.

A maioria desses tecidos e ornamentos já existem no formato fake e são facilmente substituíveis. Vale lembrar que é preciso ter cuidado, garantindo também, que as colas usadas para sapatos e as tintas de tecidos, não tenham algum resquício de origem animal.

Relacionados aos cuidados pessoais

Você sabia que, a maioria dos cosméticos, apresentam grandes quantidades de componentes de origem animal na composição? Além do leite e do mel, facilmente identificados, existem alguns que estão disfarçados como você verá a seguir!

O colágeno e a elastina, frequentemente encontrados em produtos para corpo, cabelos e unhas, são obtidos através da fervura do tecido conjuntivo de animais. A proteína de soja e o óleo de amêndoas podem ser usados para substituí-los.

Os cosméticos veganos, além de não conterem ingredientes animais, não são testados neles! Cremes, xampus, sabonetes, maquiagens, entre outros, caso sejam veganos, estarão identificados no rótulo do produto. Procure por marcas que carreguem o selo vegano.

Por que consumir produtos veganos?

A Associação Brasileira de Veganismo ressalta que a adesão ao estilo de vida vegano contribui para que cada vez mais os animais deixem de sofrer através da exploração e da morte. Além disso, auxilia na diminuição da reprodução artificial deles, pois quanto menor a procura, menor a oferta.

Consumir produtos veganos auxilia a reduzir o número dos dejetos dos animais que são despejados na natureza e prejudicam a condição climática global. Por isso, a associação também relata que o veganismo gera impactos positivos no meio-ambiente.

Ainda, o estilo de vida desfavorece as indústrias que consomem excessivas quantidades de água, desmatam solos férteis, destroem a camada de ozônio e poluem a atmosfera terrestre; e a pesca industrial, que ajuda a desequilibrar faunas e extinguir espécies.

Gostou do conteúdo?

Agora que já sabe o que são produtos veganos e os benefícios de consumi-los, convidamos você para conhecer o portfólio exclusivo da Ocean Drop, Bloom Bits e Submarine!

As três marcas de superalimentos do mar, superalimentos da terra e cuidados com a pele, respectivamente, são veganas!

Além disso, oferecem todos os produtos com certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com produtor reconhecido, sem agrotóxicos e sem modificação genética. 

Todas são preocupadas com o meio ambiente e destinam parte dos nossos lucros à proteção dos oceanos!

Entre em nosso site e confira mais!

Caso tenha ficado com dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários! Ficamos felizes com a sua contribuição e logo em seguida nossa equipe lhe responderá!

Siga acompanhando o nosso blog, para ficar por dentro de mais assuntos sobre nutrição, saúde e bem estar! Até a próxima!