Carregando...

6 benefícios do uso de Óleo de Babaçu para a pele

O óleo de babaçu (Orbinya speciosa), também conhecido como óleo de cusi, tem origem vegetal. Devido seus incríveis benefícios para a saúde e aparência da pele, é utilizado como componente em cosméticos da área de beleza, principalmente. Ele também pode ser aplicado puro ou misturado com outros óleos vegetais diretamente sobre o seu “cartão de visitas”. Seu cheiro é agradável, embora bem característico. Sua composição rica em ácido láurico e vitamina E é a responsável pelos efeitos percebidos a curto e a longo prazo.

A extração do óleo de babaçu é realizada das sementes da palmeira de coco babaçu, que produz os frutos dispostos em cachos. Essa palmeira é de grande porte, chegando até 30 m de altura, tem origem brasileira e é encontrada principalmente na região amazônica e mata atlântica do Estado da Bahia.

Composição do óleo de babaçu

Diversos ácidos graxos, como ácido láurico, ácido mirístico, ácido palmítico, ácido esteárico, ácido oleico, ácido linoléico, entre outros, encontram-se na composição do óleo de babaçu. O ácido láurico é o que aparece em maior quantidade. Ele apresenta propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que ajudam a proteger a pele da contaminação de bactérias e fungos, por exemplo.

Um estudo que avaliou esse efeito em diferentes ácidos graxos, observou que o ácido láurico foi o melhor atuante como inibidor do crescimento de microrganismos entre os vinte estudados. Além disso, o óleo de babaçu contém vitamina E. Esse nutriente atua como um potente antioxidante, sendo responsável por neutralizar a ação dos radicais livres – agentes que favorecem o envelhecimento da pele. A vitamina E também é capaz de estimular a produção de colágeno, fundamental para manter a firmeza e integridade cutânea. Por isso, óleos que contém vitamina E ajudam a promover a cicatrização de feridas.

6 benefícios do óleo de babaçu para a pele

Agora que você já conheceu os componentes e algumas propriedades do óleo de babaçu, deve estar se perguntando sobre os seus benefícios. Na pele, ele desempenha efeitos emolientes, hidratantes, anti-acne, anti-aging, entre outros. Veja mais a seguir sobre cada um deles:

1. Emoliência

O óleo de babaçu pode ser utilizado para amaciar e suavizar todos os tipos pele, pois é um ótimo emoliente. Mesmo quem sofre com pele oleosa, não precisa ficar com receio de usá-lo, pois é absorvido rapidamente, sem aumentar a oleosidade.

2. Hidratação

O óleo de babaçu funciona como um hidratante para a pele, uma vez que é rico em vitamina E e ácidos graxos, que são dois excelentes agentes naturais para essa função. Isso significa que ele contribui para reter o teor de água da pele, mantendo-a macia e úmida.

3. Firmeza e integridade

Como mencionado, a firmeza e integridade da pele são proporcionadas pelo colágeno, já que ele tem importância fundamental na constituição da matriz do tecido conjuntivo. A vitamina E, presente composição do óleo de babaçu, é uma das responsáveis por estimular a produção da proteína.

4. Regeneração

Também pela presença de vitamina E, o óleo de babaçu auxilia no processo de regeneração celular. Dessa forma, ele contribui para acelerar a cicatrização da pele, útil para manchas de acne, rachaduras causadas pelo frio e até queimaduras e cortes superficiais.

5. Ação anti-acne

A acne é uma desordem de caráter inflamatório e o óleo de babaçu, com suas propriedades anti-inflamatórias, torna-se um grande aliado para os cuidados que visam a sua prevenção e controle. Inclusive, é indicado para amenizar a vermelhidão causado pelas espinhas.

6. Ação anti-aging

Por apresentar abundância de vitamina E na composição, a ação antioxidante do óleo de babaçu ajuda a combater os radicais livres. Essas substâncias, em grandes quantidades, aceleram o envelhecimento da pele. Por isso, ele desempenha efeito anti-aging.

Cosméticos com óleo de babaçu

Para que você possa se beneficiar dos efeitos do óleo de babaçu na pele, você pode adquiri-lo na versão pura e também através de produtos que o tenham como base ou parte da composição. O óleo puro apresenta-se como gordura à temperatura ambiente. Por isso, sua textura varia em líquida ou sólida e sua cor em mais branca ou levemente amarelada. Em cosméticos de beleza, o óleo de coco babaçu vem ganhando presença nos últimos tempos. Esse fato é extremamente justificável apenas com a leitura da sua lista de benefícios, não é verdade?! No entanto, a fama também permanece entre os consumidores após o uso, que relatam que alguns dos seus efeitos podem ser percebidos mesmo a curto prazo.

Aproveite e veja também

3 outras aplicações do óleo de babaçu

Além dos benefício para a pele, o óleo de babaçu pode ser usado em casa para tratar os cabelos, fazer massagens e até como ingrediente ou substituto de outros óleos na cozinha. Você sabia?! Realmente muito versátil! Confira:

1. Melhora da microbiota intestinal

Nos cabelos, o óleo de babaçu ajuda a repor a camada de lipídios danificada dos fios. Assim como na pele, ele oferece ação emoliente, conferindo um toque de maior maciez. Além disso, também contribui para controlar o frizz e para obtenção de um couro cabeludo mais saudável.

2. Massagem

O óleo de babaçu é um ótimo agente para massagem, pois proporciona nutrição para a pele e auxilia a desinflamá-la. Ele também ajuda no combate ao envelhecimento e, através de sua capacidade emoliente, confere toque macio e preservação da elasticidade natural.

3. Alimentação

O óleo de babaçu pode ser utilizado no preparo de diversas receitas ou, ainda, como substituto de algum óleo já presente na rotina alimentar. Dessa forma, tem a capacidade de auxiliar no cozimento de alimentos e temperos para saladas, por exemplo.

Óleo de coco x óleo de coco babaçu

O uso de óleos vegetais para cuidar da saúde e da beleza está sendo cada vez mais difundido. Isso acontece principalmente pelo aumento da porcentagem populacional de adeptos ao veganismo e de pessoas que preferem alternativas naturais para os mais diversos fins. Mas, diante de tantas opções, fica a dúvida: é melhor utilizar o óleo de coco ou óleo de coco babaçu? A resposta para essa pergunta é que ambos produtos têm propriedades muito semelhantes, com poucas diferenças na composição e usos. No entanto, o óleo de babaçu contém mais ácido láurico.

Você conhece o TCM?

Entre óleo de coco e óleo de babaçu, há uma terceira opção na disputa: o MCT, também conhecido como TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média). Na verdade, o TCM é extraído do óleo de coco, mas mais potente, sendo também um combustível natural, saudável e sustentável. Os benefícios não são percebidos na pele, mas são muito interessantes. Segundo um estudo, os TCMs são utilizados como fonte energética rápida e eficiente para o corpo. Além disso, têm a capacidade de ajudar o corpo a utilizar os ácidos graxos livres como fonte de energia, poupando os estoques corporais de glicogênio. Diante disso, foi sugerido que ele pode influenciar no desempenho em provas de ultra resistência.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.