Ômega-3 para gestantes: 5 benefícios e 1 cuidado!

por Thaylise Scotti | 11 maio de 2018 | em Nutrição

ômega-3 para gestantes

Descubra os 5 benefícios do ômega-3 para gestantes e 1 cuidado!

A gravidez é um dos momentos mais importantes e mágicos na vida de uma mulher. Neste período, a futura mamãe não se preocupa mais apenas com a sua saúde, mas sim e principalmente com a nova vida que está gerando, buscando cuidar melhor do seu bem-estar e da sua alimentação. 

Você sabia que o Ômega-3, por exemplo, pode trazer benefícios não só para você, mas também para o seu bebê?

Este ácido graxo ajuda a reduzir a pressão sanguínea, evitando problemas circulatórios e de hipertensão gestacional, melhora o funcionamento cardiovascular e age como um anti-inflamatório para a mamãe.

Ainda, auxilia na redução dos partos prematuros de origem espontânea, ajuda no desenvolvimento cerebral e da retina do bebê e ajuda na prevenção das alergias infantis.

Mas para que se obtenham todos esses benefícios de forma segura, é preciso ficar atento à fonte de ingestão e a quantidade recomendada. Continue lendo, que explicaremos tudo abaixo!

Neste artigo você vai descobrir

  • O que é o Ômega-3
  • A importância do consumo de Ômega-3 para gestantes
  • Fontes de Ômega-3 e recomendação diária para gestantes
  • Cuidados no consumo de Ômega-3
  • Ômega-3 DHA vegetal de algas

O que é Ômega-3?

cápsulas de ômega-3É um ácido graxo essencial que não pode ser fabricado pelo nosso corpo e que se divide em três tipos: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).

  • O DHA tem ação antioxidante e favorece na cognição e conexões entre os neurônios, beneficiando as funcionalidades do cérebro.
  • O EPA tem ação anti-inflamatória, auxilia na saúde do coração e na circulação sanguínea, evitando a formação de trombos (coágulos) no sangue e diminuindo os riscos de trombose e de acidente vascular cerebral.
  • O ALA pode ser convertido em DHA ou em EPA depois de ser ingerido.  Porém, essa conversão é limitada, porque essas enzimas também são usadas pelo corpo para outras funções metabólicas.

Todos esses ácidos graxos são importantes para o nosso corpo durante e depois da gestação. Pois (como falamos acima), o nosso organismo não é capaz de produzi-lo naturalmente, tornando assim necessário que a nossa dieta contenha fontes regulares desse nutriente essencial.

Mas para que serve o Ômega-3? E como este nutriente afeta a criança durante o período de gestação? Veremos isso a seguir!

Os benefícios do ômega-3 para gestantes e para a criança

Recentes pesquisas indicam que os ácidos graxos poliinsaturados são nutrientes essenciais para o desenvolvimento do recém-nascido.

Neste período o Ômega-3 atua na formação de todas as membranas celulares do sistema nervoso.

A acumulação do DHA começa no útero e passa para o bebê pela placenta.

1- O consumo de DHA ajuda no crescimento cerebral e no desenvolvimento cognitivo da criança, podendo ter efeitos benéficos em longo prazo no que diz respeito à capacidade de raciocínio e prevenção do déficit de atenção, muito comum em crianças hoje em dia.

2- Melhora o desenvolvimento psicomotor, a coordenação motora e auxilia no combate a doenças neurológicas.

3- Ajuda no desenvolvimento completo da retina, garantindo uma melhora na visão da criança. O DHA é uma das principais gorduras estruturais na retina do olho. Sendo responsável por até 60% do total de ácidos graxos poliinsaturados.

4- Pode minimizar riscos de aborto espontâneo e de partos prematuros pelo fato de colaborar com o desenvolvimento do bebê.

5- Quanto às mamães, ajuda na saúde cardiovascular e mental, diminuindo o stress gestacional e prevenindo o risco de depressão pós-parto.

Olhando para todos esse benefícios que o Ômega-3 traz, tanto para a criança quanto para a mãe, fica claro que esse nutriente não pode faltar na dieta durante a gestação.

E quais as fontes seguras de consumo do ômega-3 para gestantes? Qual a recomendação diária?  Descubra abaixo!

Fontes de Ômega-3 e recomendação diária para gestantes

O Ômega-3 é encontrado naturalmente em peixes de águas frias (salmão, anchova, atum), mariscos e algas marinhas, as quais são as fontes mais puras desse tipo de gordura.

Outras fontes que contêm esta substância, porém em menores quantidades, são as sementes de linhaça, castanhas e nozes, óleos vegetais – azeite, óleo de soja e canola.

fontes de ômega-3

Nas hortaliças, o ácido alfa-linolênico (ALA) é encontrado em folhas de coloração verde-escura, embora as hortaliças tenham pequenas quantidades do ácido; o agrião, a couve, a alface, o espinafre e os brócolis contribuem para elevar sua ingestão.

Porém, vale lembrar que nosso organismo converte o ALA em DHA e EPA de forma ineficiente, e por isso não podemos considerar as hortaliças como boas fontes de ômega-3.

Para a ingestão deste nutriente, recomenda-se que as gestantes consumam por dia no mínimo 200 mg e no máximo 3g. Independentemente se a fonte for por meio de peixes e/ou os suplementos de DHA.

Lembrando que a quantidade exata deve ser definida pelo seu médico ou nutricionista de acordo com as suas necessidades, peso, idade e condições de saúde.

A tabela a seguir demonstra a quantidade de ômega-3 de acordo com os principais alimentos fontes.

Quantidade de Ômega-3 presente nos alimentos

Durante a gestação a quantidade de Ômega-3 que o corpo necessita aumenta. E por isso o consumo deve ser maior, garantindo assim que não falte para a mãe e para o bebê.

tabela nutricional com comparativos de ômega-3

E você sabe os cuidados que a mamãe deve ter ao definir a fonte de Ômega-3 que irá consumir? Veja a seguir!

Cuidados no consumo de Ômega-3

gestanteHá uma grande preocupação quanto a gestantes consumirem peixes ou suplementos provenientes destes animais. Uma vez que existem riscos de contaminação com metais pesados através da poluição dos oceanos. E também a possibilidade dos animais que foram criados em cativeiro apresentarem um baixo teor de DHA.

Devemos levar em consideração que hoje em dia os oceanos estão poluídos com metais pesados, plásticos e outros poluentes.

Um recente estudo constatou que 50% dos peixes da costa brasileira apresentaram concentrações de mercúrio acima do limite máximo recomendável para humanos.

Alguns contaminantes perigosos presentes nos peixes podem levar a problemas neurológicos, imunológicos e hormonais. A longo prazo para a criança e devido a isso indica-se que mulheres grávidas optem por outras fontes deste nutriente.

A seguir, iremos falar sobre porque Ômega-3 DHA vegetal é a melhor opção dentre todas as outras fontes para a gestante.

Ômega-3 DHA vegetal de algas A solução mais segura para as gestantes

As microalgas se destacam, pois fornecem grandes quantidades de ômega-3 na forma ativas de DHA! Afinal os peixes são ricos em ômega-3 – DHA, pois consomem estas microalgas.

Além de serem uma fonte vegana de Ômega-3 de qualidade e serem produzidos de forma sustentável. As microalgas garantem segurança à gestante que estiver consumindo. Pois são livres de toxinas prejudiciais a sua saúde e a do seu bebê.

ômega-3 DHA vegetalSem dúvidas a melhor alternativa 100% vegetal e isenta de toxinas de ômega-3 para gestantes é a suplementação de DHA proveniente de algas.

A Ocean Drop trouxe como primeira empresa para o Brasil, importado dos EUA, um Ômega-3 DHA 100% vegetal extraído de microalgas!

Nosso ômega-3 contém 200mg de DHA em cada cápsula. Lembrando que essa é a dosagem mínima de ômega-3 para gestantes obterem os benefícios citados acima.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o DHA de algas?

Para você que leu até aqui, deixamos um presente: Um cupom de 15% de desconto no Ômega-3 DHA e outros superalimentos no site da Ocean Drop!

Basta clicar neste link para acessar o site e aplicar o cupom “superblog” no checkout para economizar na compra.

Ficou alguma dúvida sobre o uso de ômega-3 para gestantes?

Podemos responder dúvidas em relação ao assunto através do email nutri@oceandrop.com.br 🙂

Facebook Comentários
Thaylise Scotti

Thaylise Scotti

Nutricionista em Ocean Drop
Nutricionista pela Universidade do Vale do Itajaí com foco em nutrição funcional. Cursando Gestão Empresarial, trabalhou com gestão e inovação por mais de 2 anos no Sebrae.
Apaixonada por praia e por conhecer novos lugares, no tempo livre pratica atividade física e aproveita para estar junto à família e aos amigos.
Thaylise Scotti
Curta a Ocean Drop no Facebook!


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial