A ora-pro-nóbis é uma planta comumente encontrada no estado de Minas Gerais, bastante utilizada por vegetarianos pelo seu alto poder nutricional.

Principalmente por ser uma ótima fonte de proteína, ela pode auxiliar a suprir a recomendação diária deste macronutriente.

Além disso, ela contém boas quantidades de ácido fólico, nutriente essencial para gestantes. Ficou curioso para saber mais ainda sobre os poderes desta planta?

Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

    • O que é;
    • Benefícios da ora-pro-nóbis;
    • Tabela nutricional;
    • Como tomar a ora-pro-nóbis;
    • Receitas;
    • Efeitos colaterais;
    • Contraindicações.

O que é

A ora-pro-nóbis, de nome científico Pereskia aculeata,  é uma planta popularmente conhecida pelos mineiros, considerada uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC),  ou seja plantas que não temos o costume de consumir e que nascem de forma espontânea. É muito comum encontrá-la nos quintais das casas e nos sítios do estado de Minas.

Seu nome popular, ora-pro-nóbis, vem da história que os mineiros a colhiam no quintal de um padre, enquanto ele rezava a missa e repetia a frase em latim “ora pro nóbis”, que significa “ora por nós”.

Suas folhas são ricas em nutrientes e servem para diversos fins medicinais, e seus frutos também podem ser utilizados como alimento.

Benefícios da ora-pro-nóbis 

A ora-pro-nóbis não é um superalimento muito conhecido, exceto em Minas Gerais, e quando é citada surge a principal dúvida: quais os benefícios desta planta para o organismo? Vamos descobrir 9 deles a seguir!

1 – Contribui para a prevenção e o tratamento da anemia

A planta apresenta grande quantidade de proteína e ferro e, por isso,  pode auxiliar no combate da anemia, como indicou uma publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Esta doença é muitas vezes causada pela deficiência do mineral, que gera a diminuição na concentração da hemoglobina ou da produção de hemácias. Seus sintomas incluem cansaço, falta de memória, tonturas e fraqueza.

2 – Apresenta alto valor proteico

Esta planta apresenta elevado teor proteico, cerca de 25% dela é fonte desse macronutriente. É uma boa fonte substituta à carne para veganos e vegetarianos.

Além disso, pode ser uma fonte complementar de proteína para qualquer indivíduo. Visto que a falta influencia na disposição diária, na formação muscular, nas unhas, nos cabelos, entre outros.

3 – Age como um anti-inflamatório

Esta planta apresenta potentes e interessantes  propriedades tanto anti-inflamatórias, quanto cicatrizantes.

Um estudo realizado pela Universidade de Juiz de Fora, indicou que a ora-pro-nóbis pode ser altamente eficaz no tratamento de doenças inflamatórias da pele.

4 – Age como um analgésico

Como vimos acima, um dos benefícios da ora-pro-nóbis é combater processos inflamatórios. Neste mesmo estudo citado, os pesquisadores relataram que ela é capaz de reduzir dores relacionadas a inflamação.

5 – Tem capacidade antioxidante

A ora-pro-nóbis contém fenois  que são conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes,  que ajudam no combate da ação dos radicais livres.

Essas substâncias provocam o envelhecimento das células e podem levar ao aparecimento de doenças graves, principalmente, as degenerativas que surgem e se agravam com o tempo.

6 – Possui ácido fólico na composição

O ácido fólico é um nutriente essencial para gestantes no início da gravidez, pois ele auxilia na formação do cérebro e previne defeitos na estrutura embrionária. A ora-pro-nóbis tem esse nutriente e pode ser indicada para tal grupo.

ora-pro-nobis : colesterol

7- Ajuda a diminui o colesterol ruim

A ora-pro-nóbis auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim, o LDL – o aumento pode provocar diversos problemas de saúde, como AVC e infarto.

8- Contribui para o controle da diabetes

Ainda, a ora-pro-nóbis tem poder de controlar o açúcar do sangue, já que a fibra presente na planta é capaz de absorver e distribuir o açúcar proveniente dos alimentos no organismo.

9- Auxilia na hidratação da pele e dos cabelos

Esta planta é ótima para a pele, pois apresenta boas quantidades de vitamina A (retinol), que auxilia na hidratação da pele e dos cabelos. Além disso, o retinol também é importante para a saúde ocular, prevenindo problemas na visão.

Curtiu os benefícios? Então não deixe incluir a ora-pro-nóbis em sua alimentação. Clique aqui e acesse a loja da Bloom Bits. 

Tabela nutricional

A ora-pro-nóbis é um superalimento com diversos benefícios devido a sua riqueza nutricional. Saiba mais um pouco sobre todos os nutrientes que compõe essa planta incrível!

Como tomar a ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis pode ser encontrada em pó ou em cápsulas. Para se obter os benefícios desta planta, o recomendado é o consumo diário de 2 g. O sabor das folhas de ora-pro-nóbis é neutro e sua textura é macia.

Triturada, ela pode ser utilizada polvilhada em diversas preparações como em sopas, saladas ou até recheio de bolos e salgados, pães, entre outros.

Além disso existem alguns outros modos de consumo comuns, confira:

Inteira: as folhas podem ser consumidas in natura, como salada ou refogadas junto a outras preparações de uma refeição.

Farinha: é possível secar as folhas, triturá-las e transformá-las em um pó, que pode ser acrescentado a outras farinhas para aumentar o valor nutricional das receitas.

Cosmético: a ora-pro-nóbis por conter boas quantidades de vitamina A, como vimos acima, portanto, pode ser utilizada também como fins cosméticos para hidratação da pele e cabelos.

Que tal conferir algumas das receitas em que é possível utilizar está super planta?

Receitas

Chá de ora-pro-nóbis

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de ora-pro-nóbis desidratada (em pó);
  • 300 ml de água.

Modo de preparo:

Ferva a água, acrescente a ora-pro-nóbis e faça uma infusão, tampando por alguns minutos. Adoce a gosto.

Suco verde de ora-pro-nóbis

Ingredientes:

  • 4 maçãs;
  • 200 ml de água;
  • 6 folhas de azedinha;
  • 8 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 1 colher de café de gengibre fresco.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe ou passe por uma peneira.

Máscara de hidratação para o cabelo

Ingredientes:

  • 8 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 5 colheres de água filtrada;
  • 3 colheres de creme de hidratação.

    Modo de preparo:

    Junte as folhas e a água filtrada e amasse com um socador até liberar todo o suco da ora-pro-nóbis.

Em seguida, passe em uma peneira para separar os resíduos do suco.

Faça uma mistura com o suco e uma máscara ou creme de hidratação.

Efeitos colaterais e contraindicações

Não foram encontrados efeitos colaterais no uso dessa planta, não havendo, portanto, contraindicações de uso. Contudo, consuma a planta com moderação.

Resumindo…

Em resumo, a ora-pro-nóbis é uma planta com grande quantidade de proteínas e ácido fólico, que age como anti-inflamatório, antioxidante e ajuda na hidratação da pele.

Quer incluir esse superalimento na sua alimentação? Clique aqui para acessar a loja da Bloom Bits!