Para que serve o picolinato de cromo?

Para que serve o picolinato de cromo?

Você já deve ter ouvido falar que ele “tira vontade de comer doces” ou que ele “ajuda a emagrecer”, mas a verdade é, que o picolinato de cromo pode fazer muito mais do que isso! Ele é um mineral essencial que participa de diversos processos metabólicos e pode ser um bom coadjuvante na regulação da insulina. Descubra aqui, neste artigo, para que serve o picolinato de cromo e se ele pode ou não acabar com a vontade de comer doces, ajudar a emagrecer, entre outras dúvidas.

Índice


  • O que é picolinato de cromo?
  • Para que serve?
  • Benefícios do picolinato de cromo
  • Picolinato de cromo – como tomar?
  • Dosagem
  • Quanto tempo leva para o picolinato de cromo fazer efeito?
  • Existem efeitos colaterais?
  • Contraindicações
  • Onde comprar?

 

O que é picolinato de cromo?

O cromo é um mineral essencial que deve estar presente na dieta – e o picolinato de cromo, nada mais é, do que a forma biodisponível do cromo. Quimicamente falando, o picolinato de cromo é quando o cromo está ligado ao ácido picolínico. É essa união que o torna melhor absorvível pelo organismo. 

O cromo é onipresente nos alimentos em concentrações bem baixas, sendo que a maior parte desse mineral é proveniente do processamento de alimentos em equipamentos de aço inoxidável. Portanto, o picolinato de cromo já está naturalmente presente no organismo humano em pequenas quantidades. Ele atua junto com algumas enzimas no metabolismo energético e participa, principalmente, da regulação dos níveis de glicose sanguínea.

Continue lendo sobre um assunto relacionado e DESCUBRA OS BENEFÍCIOS DA FARINHA DE BERINJELA

Para que serve?

O picolinato de cromo é um mineral e, portanto, um micronutriente. Assim como todo micronutriente, ele tem participação fundamental em diversos processos metabólicos, como:

  • no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras;
  • na ativação de enzimas envolvidas no metabolismo da glicose e na síntese de proteínas;
  • no transporte da glicose para dentro da célula em auxílio à insulina.

Benefícios do picolinato de cromo

O picolinato de cromo é um nutriente essencial, necessário para o metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras. A sua presença otimiza a sinalização de insulina e a absorção dos carboidratos de maneira geral. Sendo assim, a suplementação desse micronutriente tem sido associada, em alguns estudos,  a diversos efeitos benéficos sobre a composição corporal e ao perfil glicêmico de diabéticos.  

Benefícios do picolinato de cromo para o emagrecimento

Um dos pontos chave para o emagrecimento (perda de gordura) é o controle glicêmico e, para isso, é necessário que haja uma boa capacidade do corpo de metabolizar glicose. Neste sentido, alguns trabalhos científicos já investigaram os efeitos do picolinato de cromo. Uma revisão constatou que a suplementação de picolinato de cromo foi capaz de aumentar a atividade da insulina e produzir melhorias no metabolismo da glicose. Tal efeito demonstrou bastante relevância para pessoas com sobrepeso e diabetes.

Outro benefício do picolinato de cromo para o emagrecimento parece ser a diminuição do apetite, especialmente por alimentos açucarados. Um estudo descobriu que o cromo pode suprimir o apetite e estimular a termogênese por meio da sensibilização de glicorreceptores sensíveis à insulina no cérebro.  Esse é o mecanismo que justifica a afirmação popular de que o picolinato de cromo “tira a vontade de comer doces’’.  Ao estimular a produção de calor pelo corpo, o gasto energético aumenta e isso pode contribuir para a perda de gordura. 

Benefícios do picolinato de cromo para a manutenção da massa magra

Perder massa magra em um processo de emagrecimento é bastante comum, especialmente se o emagrecimento ocorre de forma rápida, por meio de uma dieta muito restritiva. No entanto, o declínio da massa magra durante a perda de peso pode afetar negativamente vários processos fisiológicos e, por sua vez, dificultar a manutenção da perda de peso e a composição corporal saudável.

A perda de massa magra impede a sustentabilidade do processo de emagrecimento, causa redução do gasto energético/metabolismo em repouso, fadiga, declínio da função neuromuscular e aumento do risco de lesão. Nesse contexto, o picolinato de cromo parece ajudar. Um estudo demonstrou que o picolinato de cromo auxiliou na perda de gordura e peso corporal geral, preservando a massa muscular magra. A suplementação diária desse nutriente ainda ajudou a melhorar a composição corporal de modo geral, que é um aspecto importante para a saúde metabólica.

Benefícios do picolinato de cromo no diabetes mellitus

Um estudo publicado em 2020 teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de picolinato de cromo sobre o estado glicêmico e perfil lipídico em pacientes com diabetes mellitus 2. Os resultados demonstraram que a suplementação desse mineral pode ajudar os diabéticos a melhorar a resistência à insulina e o distúrbio do perfil lipídico associado à doença. Outro ponto importante, é que o mesmo estudo descobriu que em pacientes diabéticos, a deficiência subclínica de cromo foi associada a níveis elevados de glicose no sangue, insulina e lipídios, afetando negativamente o controle do diabetes.

Benefícios do picolinato de cromo na SOP (Síndrome do Ovário Policístico)

A suplementação de cromo parece melhorar diversos parâmetros de saúde das mulheres com SOP. Um estudo avaliou o efeito da coadministração de carnitina e cromo na saúde mental, hormonal e inflamatória em mulheres que sofrem com SOP. Após 12 semanas da suplementação, foi observado melhora significativa nos parâmetros de saúde mental (depressão e ansiedade) e testosterona total sérica.

Benefícios do picolinato de cromo em transtornos alimentares

De acordo com um estudo, o picolinato de cromo parece ser útil como recurso terapêutico no transtorno de compulsão alimentar periódica. O estudo observou uma redução dos episódios de compulsão alimentar em pacientes diagnosticados com esse transtorno após a suplementação diária com picolinato de cromo.

O declínio dos episódios parece estar relacionado a uma possível ação do picolinato de cromo no aumento da síntese de serotonina, decorrente da melhora na atividade da insulina. Esse mecanismo, favorecido pelo cromo, também ajuda a explicar a crença de que ele “tira a vontade de comer doces”. De maneira geral, o tratamento com cromo demonstrou melhorar o humor, o apetite e a regulação da glicose em diversos pacientes psiquiátricos.

Picolinato de cromo - como tomar?

Não há uma maneira específica sugerida, portanto, o ideal é consumir conforme indicado pelo médico, nutricionista ou farmacêutico. Outro ponto importante é não consumir uma dose acima do que está recomendado no rótulo ou do que foi recomendado pelo profissional de saúde.

Dosagem

A dose diária recomendada para adultos é entre 50 a 300 microgramas (mcg) por dia. No entanto, no caso de atletas, pessoas com obesidade ou quando o cromo é utilizado para melhorar o perfil lipídico, uma dose maior (entre 100 e 700 mcg/dia) pode ser recomendada.

Quanto tempo leva para o picolinato de cromo fazer efeito?

De modo geral, após 12 a 16 semanas de uso o picolinato de cromo começa a fazer efeito no metabolismo. Esse tempo pode variar conforme o objetivo do uso, presença ou não de doenças metabólicas, etc. 

Existem efeitos colaterais?

Até o momento, a Food and Nutrition Board (FNB) não constatou nenhum efeito adverso associado à alta ingestão de cromo em alimentos ou suplementos. No entanto, o FNB apontou que pessoas com doenças renais e hepáticas devem ter cautela ao consumir doses mais elevadas de cromo.

Contraindicações

Apesar de não haver nenhuma contraindicação consolidada ainda, dados sugerem que pessoas com doenças renais e hepáticas podem ser suscetíveis aos efeitos adversos dos níveis excessivos de cromo. O picolinato de cromo também não é indicado para gestantes e lactantes, pois o cromo pode ser transferido para o bebê.

Onde comprar?

O picolinato de cromo pode ser facilmente encontrado em lojas de suplementos, lojas de produtos naturais, farmácias e farmácias de manipulação. O mais importante é comprar o suplemento de uma marca confiável.

De fato, o picolinato de cromo é um mineral relevante para a saúde humana que pode contribuir para o emagrecimento por auxiliar no metabolismo dos macronutrientes. Isso, obviamente, quando associado a plano alimentar adequado e atividade física regular. Você já conhecia o picolinato de cromo ?

Referências

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível