qual é melhor: spirulina ou chlorella? (capa)

“Qual é melhor: Spirulina ou Chlorella?” Essa é uma pergunta muito frequente em quem se depara com os dois superalimentos à primeira vez. Ainda, dúvidas sobre quais são as suas diferenças e os seus benefícios também são comuns.

A Spirulina é uma cianobactéria, também conhecida como alga azul, e a Chlorella é uma microalga verde. De fato, ambas apresentam uma composição nutricional incrível e servem como ótimos complementos alimentares

Para entender mais sobre todas essas questões e saber como você pode incluir a Spirulina e a Chlorella em sua alimentação, fique ligado na leitura do conteúdo que escrevemos! Aqui você aprenderá:

  • O que é Spirulina e quais os seus benefícios;
  • O que é Chlorella e quais os seus benefícios;
  • Qual é melhor: Spirulina ou Chlorella;
  • Como incluir os superalimentos na alimentação.

O que é Spirulina e quais os seus benefícios

Como mencionado, a Spirulina (Arthrospira platensis) é uma cianobactéria. Existe uma certa confusão em relação a isso, já que ela é popularmente conhecida como sendo uma alga de cor azul esverdeada, no entanto, essa informação está incorreta.

Tal coloração é caracterizada pela presença de ficocianina em sua composição, um pigmento azul com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e pela clorofila, um pigmento de cor verde que se destaca pela sua capacidade detoxificante.

As duas substâncias apresentam incríveis utilizações farmacológicas, sendo de grande importância industrial. A spirulina apresenta grande teor de proteínas de alta digestibilidade, maior quando comparado com a chlorella.

Na composição da spirulina fazem-se presente todos os aminoácidos essenciais, ou seja, todos aqueles que precisamos consumir de alguma fonte alimentar, já que o corpo não é capaz de produzir. 

Cerca de 7% do seu conteúdo é composto por ácidos graxos essenciais também. Além disso, segundo estudo, ela contém teor excepcionalmente alto de vitamina B12 e é boa fonte de betacaroteno, ferro, cálcio e fósforo

A spirulina é conhecida globalmente pelo seu poder nutritivo e recebeu o título de “O Melhor Alimento para o futuro” pela Organização das Nações Unidas (ONU). Confira a seguir alguns benefícios da spirulina relatados em artigos científicos:

O que é Chlorella e quais os seus benefícios

A Chlorella (Chlorella pyrenoidosa), sim, é uma microalga, sendo proveniente de águas doces. Ela apresenta coloração esverdeada, pois é um dos alimentos que mais contém clorofila na composição.

Como já comentado, a função principal da clorofila é desempenhar ação detoxificante em nosso organismo. Isso significa que ela ajuda a eliminar substâncias nocivas que estamos expostos diariamente.

De fato, o corpo é preparado para realizar essa função, mas como nosso contato é grande com toxinas, que estão presentes em alimentos, na poluição, nos cosméticos, entre outros, precisamos dar uma ajudinha para eliminá-las. 

O valor nutricional na Chlorella fez com que ela se destacasse e fizesse parte de viagens espaciais, você sabia?! Além de clorofila, ela contém muitas vitaminas, incluindo vitamina B3, C e E, e minerais, como fósforo e potássio.

A Chlorella ainda possui o Fator de Crescimento Chlorella, um complexo nucleotídeo-peptídeo exclusivo da microalga verde, que é responsável por diversos benefícios. Veja a seguir o que o consumo da Chlorella é capaz de proporcionar, segundo alguns estudos científicos:

Qual é melhor: Spirulina ou Chlorella

Não existe melhor, existe a escolha ideal para você! No entanto, a Spirulina e a Chlorella apresentam nutrientes diferentes, que agem em sinergia, otimizando os resultados quando consumidos juntos. Isso ajuda a manter o seu corpo ainda mais nutrido diariamente. 

A Spirulina possui teor excepcionalmente alto de vitamina B12 e de ferro. Ainda, destaca-se pelo seu valor proteico de origem vegetal e também pela presença de ficocianina na composição

Como visto, a Chlorella é um dos alimentos existentes no mundo com maior quantidade de clorofila e o único que contém o Fator de Crescimento Chlorella (FCC). Também apresenta vitamina C em seu conteúdo.

Essa vitamina potencializa a absorção do ferro em fonte vegetais – e esse é mais um dos motivos para você consumir a cianobactéria junto com a microalga verde. Elas possuem benefícios complementares e é interessante destacar que não apresentam risco juntas.

Como incluir os superalimentos na alimentação

Tanto a Spirulina quanto a Chlorella são super versáteis para o consumo. Você pode incluí-las em sua rotina alimentar escolhendo a forma que preferir, já que elas estão disponíveis em , tablets e cápsulas.  

A opção dos superalimentos em apresenta gosto parecido, intenso e peculiar, que pode levar um tempo para acostumar ao paladar. Podem ser incorporadas assim aos alimentos e receitas, como bolos, sucos e shakes.

O formato de cápsulas e tablets é composto essencialmente por Spirulina e Chlorella, no entanto, o sabor é quase imperceptível, pois não é saboreado ao consumir. É ideal para quem gosta ou necessita de praticidade.

Ficou claro as diferenças entre Spirulina e Chlorella?

tabela nutricional da spirulina (ocean drop)
tabela nutricional da chlorella (ocean drop)

Essas são as tabelas nutricionais da Super Spirulina e da Super Chlorella da Ocean Drop. Se você já consumiu alguma das duas, conta pra gente nos comentários como foi a sua experiência!

A Ocean Drop é a única empresa no Brasil especialista em nutrição com algas e microalgas.  Nosso portfólio é exclusivo, entre no nosso site e confira!

A Power Box é a união perfeita entre Spirulina e Chlorella. Você pode adquiri-la investindo apenas R$ 2,66 ao dia e ter tudo o que oferecem pelo período de 2 meses!

Nossos superalimentos são certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), possuem produtor reconhecido, não contém agrotóxico e nem sofrem modificação genética.

Estão disponibilizados no formato de tablets ou cápsulas para, além de tudo, facilitarem o consumo e proporcionarem praticidade para o seu dia a dia! Incrível, né?!

Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para mais assuntos sobre saúde, bem estar e beleza! Até a próxima!

Conteúdo escrito por Suelen Costa. Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduanda em Nutrição Funcional.