Carregando...

Relaxante muscular natural funciona? Veja 5 dicas!

Será que relaxante muscular natural funciona? O sedentarismo, o excesso da prática esportiva, a falta de alongamento, algumas doenças, entre outros exemplos, são alguns fatores que podem gerar dor nos músculos.

No entanto, há algumas opções de relaxante muscular natural que podem te auxiliar nesse desconforto. Pensando no seu bem-estar, preparamos este conteúdo especial com uma lista de relaxantes musculares naturais para você incluí-los no seu dia a dia.

O que causa a dor muscular?

Esse tipo de dor é geralmente causada por microlesões nos músculos, que ocorrem quando o tecido muscular é submetido a um esforço físico excessivo ou quando não está acostumado a uma determinada atividade física.

Isso pode acontecer quando você faz exercícios intensos ou diferentes da sua rotina normal, quando carrega objetos pesados, quando realiza movimentos repetitivos ou permanece em uma mesma posição por muito tempo. A dor muscular também pode ser causada por inflamações, lesões ou infecções musculares, além de doenças como a fibromialgia.

Em geral, a dor muscular é uma resposta normal do corpo ao esforço físico e tende a diminuir com o tempo e o repouso adequado. Mas, quando a dor dura muitos dias ou quando é muito intensa, recorrer a um relaxante muscular pode ser necessário.

Saiba também como a creatina pode ajudar na recuperação muscular.

O que saber antes de buscar um relaxante muscular natural?

Tanto o relaxante muscular natural quanto o os medicamentos, têm como finalidade tornar os músculos menos tensos e/ou rígidos. O grande problema dos medicamentos com esse efeito, é o risco de dependência por conta das sensações que proporcionam. Além de relaxar os músculos, eles podem causar a sensação de leve sedação e sonolência.

Os recursos naturais têm menos ou quase nenhum efeito colateral e, portanto, são considerados mais seguros. Por outro lado, podem demorar um pouco mais para promover o efeito desejado. A escolha vai depender do grau da dor muscular e da avaliação médica. No próximo tópico você conhecerá algumas opções de relaxantes musculares naturais.

5 dicas de relaxante muscular natural

1. Cereja

Durante uma corrida de longa distância ou de qualquer outro exercício intenso, os músculos sofrem danos agudos que levam à inflamação e redução da capacidade de gerar força. Nesse contexto, um estudo encontrou que as cerejas são uma fonte rica de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias que podem proteger contra o dano muscular e a dor causados pelo exercício extenuante.

2. Gengibre

evidências de que o gengibre tem efeitos benéficos nos músculos, particularmente no que diz respeito à recuperação e prevenção de dores musculares. Um estudo publicado no Journal of strength and conditioning research descobriu que o consumo de gengibre pode reduzir a dor de exercícios de resistência e corrida prolongada.

3. Ginkgo biloba

A alta concentração de flavonóides encontrada na folha de Ginkgo biloba confere a ela uma importante capacidade antioxidante. No contexto do esporte de alto rendimento, um estudo constatou que a Ginkgo biloba ativa a liberação do fator relaxante derivado do endotélio, que pode aumentar o fluxo sanguíneo do tecido muscular por meio de uma melhora da microcirculação.

4. Capsaicina

A capsaicina é um componente encontrado na pimenta caiena e na pimenta malagueta. Essa substância é muito usada topicamente para aliviar a dor muscular. Segundo um estudo, após 3 semanas de tratamento, foi observado que 60,8% dos pacientes que receberam o tratamento com capsaicina experimentaram um alívio da dor. 

Esse efeito, segundo estudos,  se deve possivelmente à capacidade da capsaicina de bloquear a transmissão de sinais de dor dos nervos para o cérebro, promovendo a liberação de endorfinas, que são analgésicos naturais produzidos pelo corpo.

5. Magnésio

O magnésio é um mineral que, segundo estudos, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação nos músculos. Além disso, se sabe que deficiência de magnésio pode resultar em tensão muscular, dor e espasmos, portanto, estudos mostram que a suplementação de magnésio pode ajudar a aliviar esses sintomas.

Como existem diversos tipos de magnésio, é importante levar em conta qual usar para ter o alívio muscular.

Dica extra: alimentação anti-inflamatória

Se o seu desejo é viver com qualidade, é muito importante que você cuide da sua alimentação. Fazer mudanças na sua dieta pode contribuir para reduzir as dores no corpo. Como você pôde ver, os relaxantes musculares naturais apresentam propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a aliviar as dores musculares. Portanto, assim como os alimentos com esse potencial devem ser incluídos na dieta, os alimentos que fortalecem a inflamação devem ser evitados. Confira abaixo alguns exemplos:

  • produtos industrializados, como os de pacotes e os congelados, que tem muitos ingredientes na composição;
  • cereais refinados, como pães e massas de farinha branca;
  • carnes com muita gordura;
  • embutidos, como peito de peru, presunto, salsicha e linguiça;
  • refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • doces e frituras.

Incluir alimentos e nutrientes com potencial antiinflamatório pode ajudar os músculos a distensionar e relaxar. Não deixe de buscar ajuda médica caso a dor muscular seja intensa ou persistente.

Aproveite e veja também

Referências

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 7˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para a área da saúde desde 2016.

Você ganhou um super presente!

Olá, tudo bem? Seja bem-vindo(a) ao nosso oceano de superalimentos.

Você recebeu o convite de um amigo(a) para nutrir o seu corpo com os melhores ativos dos oceanos e da Terra.

Por isso, você ganhou R$50,00 de desconto no seu primeiro pedido.

Basta escolher os seus produtos e ver o seu desconto na etapa de pagamento. Qualquer dúvida fale com a nossa equipe através do chat.