Qual o Melhor Remédio Natural para o Cansaço Físico e Mental?

Qual o Melhor Remédio Natural para o Cansaço Físico e Mental?

Você tem sentido que seu corpo e sua mente chegaram no limite? Saiba que os remédios naturais para cansaço físico e mental podem ajudar – e muito! Eles contribuem para dar aquela energia extra para que possamos nos sentir mais dispostos e, assim, conseguirmos realizar todas as atividades diárias.

QUER SABER MAIS? NESTE ARTIGO VOCÊ CONHECERÁ ALGUMAS ALTERNATIVAS DE REMÉDIOS NATURAIS PARA CANSAÇO FÍSICO E MENTAL. CONTINUE DE OLHO NA LEITURA E SAIBA COMO VIVER A VIDA COM MAIS VIGOR NATURALMENTE!
ÍNDICE
  • O que é cansaço e qual a diferença entre cansaço físico e mental?
  • 5 remédios naturais para o cansaço físico e mental
  • Qual chá é bom para o cansaço físico e mental?
  • Qual a melhor vitamina para o cansaço físico e mental?
  • O que tomar para dar mais energia e disposição?

o que é cansaço e Qual a diferença entre cansaço físico e mental?

Sabe aquela sensação de desconforto, desânimo e desmotivação? Isso é cansaço, um sintoma físico ou mental que está diretamente relacionado ao esforço realizado ao longo do dia ou de um determinado tempo. 

Antes de você conhecer qualquer tipo de remédio natural para o cansaço físico e mental, é importante que saiba diferenciar o que é cada tipo de cansaço, para assim, poder escolher o que será ideal incluir na rotina.

Quem nunca chegou do trabalho ou da faculdade e pensou que não conseguiria ir treinar na academia ou realizar outra atividade porque estava simplesmente com a “cabeça cheia”? Isso é cansaço mental.

O cansaço mental é causado pelo estresse, trabalho ou estudo em excesso, principalmente sem pausas ou férias, extensos períodos de estímulo intelectual, assim como depressão e ansiedade.

Por sua vez, o cansaço físico é geralmente descrito pelos indivíduos como uma falta de força ou desânimo para fazer tarefas que requeiram esforços físicos, estando relacionado à fadiga muscular.

O cansaço físico pode ser causado pelo inadequado preparo físico, pela estimulação do corpo em excesso, além da falta de tempo para descansar. Ainda, pode estar relacionado à doenças específicas.

5 remédios naturais para o cansaço físico e mental

Agora que você já sabe o que é cansaço físico e mental, está pronto para conhecer os 5 remédios naturais que ajudarão você a ter mais energia e disposição. Conheça eles logo abaixo:

1. Açaí

O açaí é uma fruta com valor nutricional altamente energético, já que contém elevado teor de lipídios, carboidratos e proteínas. Além disso, apresenta compostos bioativos, incluindo os polifenois, que tem ação antioxidante.

Toda essa composição nutricional ajuda a dar mais energia para o corpo e para a mente. No entanto, é preciso prestar atenção para não consumir o açaí com xarope de guaraná a fim de não fazer mal à saúde.

2. Magnésio Marinho

magnésio tem participação no metabolismo energético, ou seja, no conjunto de reações com o objetivo de satisfazer as necessidade de energia do organismo, e auxilia no funcionamento muscular e neuromuscular.

Não é surpresa, portanto, que sua falta no corpo está relacionada à sensação de fadiga. Um estudo que avaliou a suplementação de magnésio em idosas observou que o mineral aumentou o desempenho físico delas.

3. Spirulina

Você já ouviu falar sobre a spirulina? Essa cianobactéria, conhecida comumente como alga-azul, já foi eleita pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Melhor Alimento para o Futuro.

Um estudo realizado com homens observou que o consumo de spirulina melhorou o desempenho dos indivíduos em testes de raciocínio e exercícios físicos, estando assim, relacionada ao benefício de energia.

4. Matchá

Da mesma família do chá-verde, o matchá é considerado um chá mais potente, já que apresenta maior concentração de nutrientes e compostos bioativos, sendo rico em antioxidantes, principalmente.

Um estudo da Holanda trouxe como resultado que o consumo de matchá melhorou o funcionamento do cérebro devido a três componentes: L-teanina, galato de epigalocatequina e cafeína.

5. Guaraná

Atenção: não estamos falando do refrigerante! Pois é, quando é falado a palavra “guaraná”, é comum lembrar da bebida calórica, porém, o guaraná é uma fruta muito nutritiva que ajuda a dar energia.

A melhor forma para usar o guaraná como remédio natural para o cansaço físico e mental é tomá-lo em pó e misturado com água. Dessa forma, ele está no formato de extrato seco sem nenhum outro tipo de aditivo.

Qual chá é bom para o cansaço físico e mental?

Além do matchá, alguns outros chás podem ser consumidos com a intenção de aumentar a energia, melhorar o desempenho físico e ter mais foco e alerta mental. Em um estudo, o Panax ginseng, uma planta cultivada no oriente, foi capaz de provocar efeitos benéficos no sistema nervoso central, ajudando na melhora do aprendizado e da memória.

O chá-verde (Camellia sinensis), por exemplo, também ajuda a deixar nosso organismo em alerta e a impulsionar a função cerebral. Além de conter na composição a cafeína, um estimulante bastante conhecido, também apresenta o aminoácido L-teanina. Como mencionado, estudos comportamentais sugerem que esse aminoácido auxilia na melhora do aprendizado e da memória. 

Qual chá é bom para o cansaço físico e mental?

Qual a melhor vitamina para o cansaço físico e mental?

O consumo adequado dos grupos de nutrientes é muito importante para a manutenção das diversas funções metabólicas do organismo, inclusive da função cognitiva.

Dentre as principais vitaminas que, quando estão deficientes no organismo tem relação direta com o cansaço físico e mental, estão as vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina D. Sendo elas, as melhores vitaminas para o cansaço físico e mental!

Quer saber mais sobre o assunto? Leia: VITAMINA PARA CANSAÇO FÍSICO E MENTAL – VEJA AS MELHORES OPÇÕES!

o que tomar para dar mais energia e disposição?

Como já mencionado, alguns chás, como Panax ginseng, Camellia sinensis, matchá e guaraná em pó, podem servir de alternativas naturais para o cansaço físico e mental. 

Suplementos também podem auxiliar, o Extra Battery, por exemplo, possui ingredientes específicos para essa condição e pode servir como remédio para o cansaço físico e mental.

Gostou do conteúdo?

Agora você já sabe o que é cansaço, qual a diferença entre o cansaço físico e mental e alguns exemplos de remédios naturais para o cansaço físico e mental para incluir no seu dia a dia e viver a vida com maior qualidade. No entanto, saiba que a fadiga constante pode indicar algumas doenças e, por isso, caso os sintomas persistam, procure um profissional especializado.

Para ficar por dentro de mais assuntos sobre saúde e bem-estar, siga acompanhando o Blog da Ocean Drop! Toda a semana novos conteúdos são publicados para deixar você mais informado! Até a próxima!

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível