Remédio Natural para Prisão de Ventre – Conheça os Melhores!

Remédio Natural para Prisão de Ventre – Conheça os Melhores!

Muitas pessoas sofrem de constipação e, diante disso, optar por um remédio natural para a prisão de ventre pode ser uma ótima saída para resolver o problema. Mais do que inchaço e dor abdominal, o intestino preso pode ocasionar estresse, mau humor e até ansiedade e depressão, você sabia?

No corpo, cerca de 90% da serotonina, hormônio relacionado às sensações de bem-estar, é produzida no intestino. Então, se você tem interesse em ficar livre da constipação e, ainda, manter o seu intestino saudável e a qualidade de vida em alta, não deixe de ler este artigo!

Aqui você aprenderá:

  • o que é prisão de ventre;
  • causas da constipação;
  • 5 tipos de remédio natural para a prisão de ventre;
  • suplemento funcional para constipação – Fosfiber.

O que é prisão de ventre

Você tem prestado atenção em quantas vezes vai ao banheiro na semana? Se a resposta for não, comece a fazer as contas! Mais de três dias consecutivos sem evacuar é uma característica importante da prisão de ventre, que pode causar prejuízos para além do intestino.

Também chamada de intestino ressecado ou constipação, a prisão de ventre é determinada pela dificuldade frequente ou eventual de defecação, causando desconforto e outros problemas ao indivíduo. É importante ressaltar que ela se trata de um sintoma e não de uma doença.

Causas da constipação

Diversos fatores são capazes de contribuir para a prisão de ventre, incluindo:

  • alimentação pobre em fibra;
  • ingestão de líquidos insuficiente;
  • sedentarismo;
  • alguns medicamentos;
  • abuso no uso laxativos;
  • fatores psicológicos;
  • viagens e mudanças de rotina.

5 tipos de remédio natural para prisão de ventre

A prisão de ventre sempre deve ser tratada e nunca ignorada. Remédios são todos os recursos utilizados para curar ou aliviar a dor e o desconforto. No caso dos remédios naturais para constipação, eles atuam melhorando o trânsito intestinal e a consistência das fezes. Confira 5 exemplos a seguir:

1. Suco de mamão com laranja

Conhecido como um ótimo remédio natural para tratar a prisão de ventre, o suco de laranja e mamão é uma excelente fonte de fibras. Além disso, o mamão contém uma substância chamada papaína, que estimula os movimentos intestinais, facilitando a expulsão das fezes e livrando você da constipação.

O modo de preparo do suco é muito fácil:

  1. Esprema 2 laranjas e reserve;
  2. Descasque o mamão tirando toda a casca e a semente e corte em pedaços médios;
  3. Coloque no liquidificador todos os ingredientes com água e bata até formar uma mistura homogênea.

2. Água com psyllium

De nome científico, Plantago ovata, o psyllium é muito utilizado na alimentação para auxiliar na regulação intestinal, embora também receba destaque como uma opção natural para ajudar a baixar o colesterol.

Ele absorve o excesso de água no intestino, aumentando o volume das fezes e estimulando os movimentos peristálticos. Isso é benéfico tanto para a constipação quanto para quadros de diarreia.

Segundo um estudo publicado na Revista Científica FAEMA, o psyllium é a única fibra viscosa que aguenta à total fermentação por meio do trânsito intestinal, o que lhe concede efeito laxativo.

Para utilizar o psyllium como remédio natural para a prisão de ventre, você pode dissolver 5,8 g da fibra em um copo de água e beber 3 vezes ao dia. É importante ressaltar que, ao aumentar o consumo de fibras, é necessário tomar mais água. Leia mais sobre em: Psyllium – O que é? Para que serve? E como tomar?

3. Chá de ameixa seca

A ameixa seca é rica em fibras e, por isso, é capaz de auxiliar no funcionamento saudável do intestino. Entre os principais benefícios do consumo, destaca-se o combate à prisão de ventre.

Ainda, a fruta possui uma substância chamada de sorbitol, que age como um laxante natural, intensificando o seu poder no combate à constipação, já que aumenta a frequência de idas ao banheiro. 

Para preparar o chá de ameixa seca, basta ferver 200 g em 2 copos de água. A dica é consumir a bebida antes de dormir para sentir os benefícios logo no dia seguinte ao acordar. É indicado comer a fruta também.

4. Ágar-ágar em cápsulas

Similar a uma gelatina, o ágar-ágar apresenta fibras em sua composição que fazem com que ele atue como um remédio natural para a prisão de ventre. Isso porque esses elementos servem como incrementadores do bolo fecal, proporcionando volume às fezes e, assim, melhorando o trânsito do intestino.

Ele é muito utilizado na culinária de veganos e vegetarianos para substituir a gelatina que tem ingredientes de origem animal. No entanto, quem deseja praticidade, pode consumir o ágar em cápsulas. A indicação é de dois tabletes antes das duas principais refeições. Por exemplo: antes do café da manhã e do almoço.

5. Vitamina de banana com aveia

Chegando até aqui, não é mais novidade que as fibras ajudam a regular o intestino. Por esse motivo, a aveia é mais um dos alimentos que entram para a lista de remédios naturais para prisão de ventre.

A vitamina de banana com aveia também pode ser feita com diversos outros tipos de frutas e consumida a qualquer hora do dia. Veja o passo a passo para o preparo a seguir:

  • adicione 1 banana, 300 ml de leite desnatado e 2 colheres de aveia no liquidificador;
  • ligue e deixe bater até não ficar nenhum pedaço da banana;
  • coloque em um copo grande e beba.

Se você for vegano ou desejar experimentar algo diferente, pode substituir o leite desnatado por alguma bebida vegetal, como a de castanha, amêndoa ou coco.

Suplemento funcional para constipação - Fosfiber

O Fosfiber é um suplemento funcional fonte de fibras, 100% natural, que tem como principal função regular o funcionamento intestinal. Trata-se de um composto de psyllium, ágar-ágar, spirulina, berinjela, tamarindo e frutooligossacarídeos para você se sentir mais leve no dia a dia.

Além disso, devido à quantidade e qualidade das fibras dos seus ingredientes, o Fosfiber contribui para o desenvolvimento da microbiota intestinal, oferecendo também, efeitos prebióticos incríveis e benefícios que vão além do intestino. Ele vem com 240 cápsulas, ou seja, rende 2 meses de consumo!

Como tomá-lo? O consumo indicado é de 4 cápsulas ao dia em qualquer horário, sempre acompanhado da ingestão de bastante água. Ficou interessado?

Leia já o conteúdo especial sobre o Fosfiber e descubra tudo sobre esse incrível composto natural que atua como um remédio natural para prisão de ventre:  Fosfiber: 6 ingredientes para um intestino saudável

Gostou do artigo?

Agora você já sabe como ficar longe da constipação! Caso o problema intestinal persista, é extremamente importante consultar com um profissional de saúde para investigar melhor as causas.

Gostou dos benefícios do Fosfiber? Leia mais sobre o composto clicando aqui e fique por dentro de mais assuntos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida acompanhando o nosso blog! Até a próxima!

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível