Descubra 5 incríveis remédios caseiros para amigdalite

Descubra 5 incríveis remédios caseiros para amigdalite

Você já se perguntou para que servem as amígdalas? Elas têm a importante função de nos proteger contra vírus e bactérias. No entanto, também são comumente infectadas por eles, causando a amigdalite. Apesar de desconfortável e dolorosa, essa infecção não é grave e pode ser aliviada através de remédios caseiros para amigdalite como o própolis! O própolis tem excelente aplicabilidade para a saúde humana, sendo utilizado como um antibacteriano, antifúngico, anti-inflamatório, antiviral, anestésico e antioxidante.

Descubra a seguir como o própolis pode ajudar a aliviar os sintomas da amigdalite.
Índice
  • O que é amigdalite?
  • Sintomas
  • Como confirmar o diagnóstico?
  • Como é feito o tratamento?
  • 5 remédios caseiros para amigdalite

O que é amigdalite?

É a inflamação das amígdalas em decorrência de uma infecção causada por um vírus ou por uma bactéria. As causas virais são mais comuns do que as bacterianas – e a bactéria que tipicamente infecta as amígdalas é a Streptococcus beta-hemolítico.

Saber se a infecção é viral ou bacteriana é essencial para o tratamento, pois os remédios para combatê-la serão diferentes. De modo geral, a amigdalite é uma infecção muito comum e de baixa gravidade. 

Sintomas

Os sintomas típicos de uma amigdalite incluem:

  • dificuldade em engolir;
  • dor de garganta e ao engolir;
  • tonsilas vermelhas e inchadas;
  • febre;
  • tosse;
  • cansaço;
  • mau hálito.

Há sintomas menos comuns que uma amigdalite pode causar, como dor de cabeça, dor nas orelhas e pescoço, náuseas e dor de estômago.

Como confirmar o diagnóstico?

Somente um médico poderá avaliar e confirmar o diagnóstico, que é geralmente efetuado através de uma consulta. Para diagnosticar a amigdalite, o médico examinará o paciente para verificar se as amígdalas estão inchadas e avermelhadas. Uma inspeção da parte exterior da garganta também pode ser realizada na busca por sinais de gânglios linfáticos aumentados e erupção cutânea, que às vezes ocorre. 

Por fim, para determinar se a causa da infecção é viral ou bacteriana, o médico precisa saber em detalhes sobre todos os sintomas que o paciente está experimentando. Caso ainda haja dúvidas, uma amostra do muco da amígdala pode ser coletada para uma inspeção mais detalhada.

Como é feito o tratamento?

Uma infecção nas amígdalas raramente se torna grave e a maioria das pessoas se recupera em alguns dias. Para infecções bacterianas mais persistentes, o médico geralmente prescreve antibióticos. No entanto, isso não funciona se a amigdalite é viral. Para aliviar os sintomas e acelerar a remissão da infecção, há alguns remédios caseiros que podem ajudar muito.

5 remédios caseiros para amigdalite

1. Repousar

Pessoas com amigdalite devem descansar o máximo possível. Isso permitirá que o corpo direcione as energias para combater a infecção. 

2. Umidificador de ambientes

O ar seco pode irritar ainda mais a garganta e as amígdalas infectadas. Portanto, os umidificadores são uma boa opção para adicionar umidade ao ar – isso ajuda muito a aliviar a irritação e o desconforto.

3. Fazer gargarejo com água morna e sal

Esse remédio é antigo! Fazer gargarejos com água morna salgada pode aliviar temporariamente a dor na garganta.

4. Beber líquidos quentes

A dor também pode ser aliviada através da ingestão de líquidos quentes. Isso inclui sopas, caldos e chás.

5. Própolis-verde

Ele está entre os remédios naturais utilizados há séculos pela humanidade e atuais investigações laboratoriais confirmam que o própolis possui uma ampla gama de propriedades benéficas para a saúde, incluindo antisépticas, anti-inflamatorias, antioxidantes, antibacterianas, antimicóticas, antifúngicas, antiúlceras, anti-câncer, cicatrizantes e imunomodulatórias.

Alguns estudos não só mostraram que o própolis exibe atividade antibacteriana e antiviral significativa, mas também destacaram sua atividade anti-inflamatória e anestésica. Tudo isso contribui para o alívio dos sintomas de uma infecção nas amígdalas, bem como para a remissão tanto da amigdalite viral quanto da amigdalite de origem bacteriana.

Esses benefícios são possíveis porque o própolis é rico em compostos polifenólicos, principalmente flavonoides, ácidos cinâmicos e ésteres. Hoje em dia, o própolis é um remédio natural encontrado em muitas lojas de produtos naturais em diferentes formas de uso. 

Saber que podemos contar com essa poderosa substância fornecida pela natureza como um remédio caseiro para amigdalite é maravilhoso não é? 

No site da OMV,  você encontra o própolis verde em cápsulas! Uma forma fácil, prática e segura de receber todos os benefícios que o própolis oferece.

Referências

Conteúdo escrito por Rafaela Galvão, publicitária pela ESPM-SUL e estudante do 6˚ semestre de nutrição na Unisul. Desenvolve projetos de comunicação e produção de conteúdo para área da saúde desde 2016.

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível