Resveratrol: O que é, Para que Serve e Como Consumir

Resveratrol: O que é, Para que Serve e Como Consumir

Você sabe para que serve o resveratrol? A principal função desse incrível fitonutriente é combater o estresse oxidativo no organismo. Isso se dá através de sua ação antioxidante, que é capaz de atuar na prevenção de doenças e desordens, incluindo problemas no coração, ansiedade e depressão.

Além da ação antioxidante, evidências científicas já demonstraram que o resveratrol apresenta efeitos anti-inflamatórios e anticâncer. Impressionante, não é mesmo?

“Mas como consumir resveratrol?” Diversos alimentos e suplementos contêm o composto bioativo, sendo uma ótima estratégia incluí-los no cardápio alimentar diário para acrescentar benefícios adicionais à saúde desde já.

Então, quer saber mais sobre o assunto? Para isso, continue a leitura do artigo ou assista o vídeo sobre resveratrol ao final do conteúdo!

Índice

  • O que é resveratrol?
  • Para que serve o resveratrol?
  • Benefícios do resveratrol
  • Onde encontrar o resveratrol?
  • Qual a quantidade de resveratrol para consumir ao dia?
  • Quais os efeitos colaterais do resveratrol?

O que é resveratrol?

Caso você já tenha ouvido falar que consumir vinho tinto faz bem à saúde, é muito provável que também já tenha escutado sobre o resveratrol – o muito elogiado composto vegetal que está presente na bebida.

O resveratrol é um composto bioativo classificado como polifenol e encontrado em uma variedade de alimentos, como na uva e no amendoim. Esse fitonutriente possui ação antioxidante, anti-inflamatória e anticâncer. 

Para que serve o resveratrol?

O consumo de resveratrol serve para complementar a alimentação e oferecer benefícios adicionais à saúde devido as ações que oferece:

  • Ação antioxidante: o excesso de radicais livres no corpo predispõe o aparecimento de doenças e desordens, incluindo o envelhecimento precoce. Por sua vez, o resveratrol ajuda a neutralizar a ação dessas substâncias;
  • Ação anti-inflamatória: o composto bioativo contribui para atenuar a inflamação silenciosa e inibir a ativação de substâncias pró-inflamatórias que podem trazer malefícios ao organismo;
  • Ação anticâncer: além de auxiliar na prevenção, há relatos científicos de que o resveratrol também contribui para aumentar a eficácia de tratamentos contra o câncer.

Benefícios do resveratrol

1. Função cardiovascular

Estudos clínicos já relataram que consumir resveratrol regularmente está associado à proteção cardiovascular, diminuindo o risco de aterosclerose, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), infarto e insuficiência cardíaca.

2. Pele

Muitas doenças de pele derivam da radiação ultravioleta e do estresse oxidativo. Por sua vez, o resveratrol já demonstrou ser promissor contra uma ampla gama de desordens cutâneas, incluindo envelhecimento precoce da pele e câncer de pele.

3. Câncer

Além de auxiliar na prevenção do câncer de pele, estudos científicos atestaram que o resveratrol pode reverter a resistência das células cancerosas à múltiplas drogas e sensibilizá-las aos agentes quimioterápicos padrão.

4. Depressão

Um estudo realizado pela Universidade de Buffalo nos Estados Unidos, apontou que o resveratrol bloqueia uma enzima relacionada ao controle de estresse no cérebro, afetando a saúde mental positivamente e atuando contra a depressão.

5. Ansiedade

O interesse da utilização do resveratrol nos transtornos mentais se deve as suas características anti-inflamatórias e antioxidantes. Assim como na depressão, o composto bioativo pode oferecer benefícios para prevenir e tratar a ansiedade.

6. Cognição

O resveratrol pode auxiliar na regulação da função cerebral e de fatores comportamentais associados ao aprendizado. Inclusive, estudos já demonstraram que ele melhorou significativamente algumas medidas de desempenho cognitivo.

7. Doenças degenerativas

Os benefícios do resveratrol relacionados a prevenção de doenças degenerativas pode ser associado à atividade antioxidante e anti-inflamatória do fitonutriente. São exemplos: Alzheimer, a doença de Huntington e de Parkinson.

Onde encontrar o resveratrol?

Alimentos que contêm resveratrol
Vinho é uma boa fonte de resveratrol?

Sim! No entanto, visto que o resveratrol está presente na casca da uva, mas não na polpa, o vinho branco contém quantidades muito pequenas de resveratrol, em comparação com o vinho tinto. Além disso, é preciso ter cuidado com a quantidade de consumo, já que também apresenta álcool na composição.

Suplementos com resveratrol

Para quem deseja maior praticidade e segurança, há opções de suplementos com resveratrol. Esses produtos também podem conter outros ingredientes que agem sinergicamente com o composto bioativo para potencializar o principal benefício, como controle do estresse e da ansiedade.

Você gosta de praticidade e tem se sentido estressado(a) e ansioso(a)? ACESSE O SITE DA OCEAN DROP E CONHEÇA O CALMARIA, O SMART BLEND PARA VOCÊ CONQUISTAR A PAZ COM O SEU BEM-ESTAR!

Qual a quantidade de resveratrol para consumir ao dia?

Não há uma quantidade ideal para consumir de resveratrol ao dia. Por esse motivo, é importante verificar o modo de uso do suplemento pelo fabricante e consultar com um profissional de saúde especializado para saber a dose certa para cada pessoa.

De maneira geral, a dose diária indicada para pessoas saudáveis fica entre 30 e 120 mg, não devendo exceder a quantidade de 5 g/dia. 

Quais os efeitos colaterais do resveratrol?

O excesso de resveratrol pode causar transtornos gastrointestinais, como diarreias, náuseas e vômitos. Além disso, nenhum outro efeito colateral foi encontrado.

Gostou do artigo?

Agora que você já sabe para que serve o resveratrol! Caso ainda tenha ficado com dúvidas, deixe nos comentários! Logo irei responder você!

Você também pode assistir o nosso vídeo do YouTube sobre o assunto:




Siga acompanhando o Blog da Ocean Drop para ficar por dentro de mais artigos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida! Até a próxima!

Referências

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível