Saiba como tomar Ômega 3 – Cuidados e advertências

Saiba como tomar Ômega 3 – Cuidados e advertências

Saber como tomar Ômega 3 e extrair o máximo dos benefícios desse nutriente é fundamental para quem o consome. Esse ácido graxo tem papel essencial no crescimento e desenvolvimento de qualquer individuo.

Para isso, horários e regularidade no consumo garantem a eficácia do Ômega no organismo. Há recomendações específicas para algumas pessoas. Porém, de maneira geral, o uso pode ser feito como mostraremos aqui!

Índice
  • Recomendação diária
  • Como tomar Ômega 3
  • Cuidados com os suplementos
  • Ômega 3 DHA

Recomendação diária

Não há uma quantidade ideal de Ômega 3 que deva ser consumida. O indicado é consultar um médico ou nutricionista que possa analisar as necessidades, idade, peso e condições de saúde. Porém, de um modo geral, algumas organizações da saúde recomendam o consumo de 250 a 500 mg ao dia para adultos  saudáveis.

O consumo pode ser feito através de fontes, como salmão, atum, bacalhau, vegetais de folhas verdes escuras (brócolis, couve e espinafre), sementes e óleo de linhaça, óleo de girassol, chia, castanhas e nozes, entre outros.

Além desses alimentos, existem suplementos fontes de Ômega 3. Porém, vale ressaltar a importância de tomar cuidado com a qualidade destes produtos observando sempre o rótulo e a concentração de Ômega.

Existem alguns fatores que melhoram a eficácia da absorção desse nutriente no organismo e, por isso, a seguir descubra como tomar Ômega 3 e ter o melhor aproveitamento dele pelo seu corpo.

Como tomar Ômega 3?

A suplementação de Ômega 3 é indicada para quem não consegue consumir a quantidade recomendada através dos alimentos. Segundo estudos, os benefícios desse nutriente só ficam perceptíveis após 8 semanas de uso regular.

Segundo a Food and Drug Administration (FDA), tomar suplemento de Ômega 3 é seguro e saudável, não ultrapassando a dosagem de 2000 mg por dia.

Vale ressaltar ainda, que esse suplemento pode ter interação com outros tipos de produtos. Por esse motivo, o recomendado é que ele não seja consumido com outros remédios ou suplementos.

Considerando a recomendação diária comentada acima e a concentração de 200 mg de DHA presente nas cápsulas do Super Ômega 3 da Ocean Drop, o consumo indicado é de 2 cápsulas ao dia.

Cuide e observe o rótulo do produto para ver a concentração de Ômega que o suplemento possui. Produtos muitos baratos e com concentrações baixas podem fazer com que você tenha que consumir mais cápsulas ao dia e, no final das contas, pode não compensar.

Os resultados dos suplementos de Ômega 3 podem ser mais eficazes quando ingeridos após uma refeição que contenha gorduras, pois há a liberação da bile e isso faz com que seja melhor absorvido pelo organismo.

Tente consumir alimentos que contenham gorduras em todas as refeições que ingerir o Ômega 3, ou seja, coma ovos, laticínios, leites, óleos vegetais como óleo de canola, oliva e soja. Dessa maneira, a absorção deste ácido graxo será potencializada.

Mas esse nutriente não pode ser consumido por qualquer indivíduo e, por isso, há algumas contraindicações. Leia e entenda mais abaixo!

Cuidados com os suplementos

Por ser proveniente de peixes ou algas, o Ômega 3 é contraindicado para pessoas alérgicas a esses animais. Nesse caso, é melhor optar por outras fontes, como sementes e leguminosas.

Essas fontes só possuem ALA que é convertido em EPA e DHA após ser absorvido no organismo. Estima-se que a taxa de conversão de ALA para EPA no fígado seja de cerca de 21% nas mulheres e entre 0,3% e 8% nos homens, e quanto ao DHA, a conversão fica entre 1% e 9%.

Nesse sentido, é importante levar em conta esta conversão, pois para obter os benefícios destes ácidos graxos essenciais, o consumo de sementes e leguminosas deve ser em quantidades suficientes.

O Ômega 3 também não é indicado para pessoas com problemas de coagulação, pois corre o risco de ocasionar hemorragia, visto que o sangue se torna mais fluido.

Gestantes devem ter cautela quanto à dosagem e, por isso, só devem consumir a quantidade recomendada pelo médico ou nutricionista.

Outros cuidados que devem ser tomados são em relação à quantidade de mercúrio presente nos peixes atualmente. O mercúrio pode trazer sérios problemas para a saúde, causando intoxicação e danos para o cérebro, rins, entre outros órgãos.

Os principais sintomas relacionados à intoxicação por mercúrio são: dor de cabeça, fraqueza, insônia e atrofia muscular.

Vale ressaltar que até mesmo plantas e animais de pequeno porte podem estar contaminados por mercúrio e causar intoxicação.

Outro ponto importante é que grande parte dos peixes consumidos no Brasil são criados em cativeiro e alimentados por ração – o que não propicia que o animal seja uma boa fonte de Ômega 3.

Dessa forma, explicaremos no próximo tópico sobre o Ômega 3 Vegetal proveniente de algas, uma fonte segura e rica em DHA.

Ômega 3 DHA

As microalgas se destacam, pois fornecem grandes quantidades de Ômega-3 na forma ativas de DHA! Afinal os peixes são ricos em Ômega-3 – DHA, pois consomem essas microalgas.

Além de serem uma fonte vegana de qualidade, diferentemente dos óleos de peixe, o Ômega-3 de microalgas é produzido de forma sustentável.

Sendo produzidas em cultivos isoladas, evitam a exploração, garantem o controle e a segurança alimentar e, ainda, se tornam livres de contaminantes que estão presentes em nosso oceano.

Uma melhor alternativa para o consumo é o óleo de microalgas, que possui o Ômega-3 puro e já isolado (DHA), pronto para o consumo humano, com uma absorção mais rápida pelo o organismo.

A maior concentração, melhor absorção e sustentabilidade fazem com que o óleo de microalgas seja – sem dúvidas – a melhor alternativa 100% vegetal, capaz de suprir o consumo de Ômega-3 de todas as opções alimentares e estilos de vida, em especial para os veganos que sofrem com a sua escassez.

A Ocean Drop trouxe como primeira empresa para o Brasil, importado dos EUA, um Ômega-3 DHA 100% vegetal de microalgas! 

Conheça o Ômega 3 vegano da Ocean Drop!

Ficou interessado e quer saber mais sobre o DHA de algas? Então acesse nosso site clicando aqui e conheça o DHA-100% vegetal!

Ficou com dúvida?

Tire suas dúvidas que iremos responder o mais rápido possível