Spirulina emagrece? Pare agora e descubra de uma vez por todas

por Lucas Marder | 28 dez de 2016 | em Spirulina


Spirulina emagrece? Ao contrário do que muitos pensam, spirulina não é um emagrecedor milagroso.

Porém a sua riqueza nutricional e suas propriedades funcionais especiais podem trazer grandes benefícios para quem está buscando emagrecer.

Estamos vivendo um tempo de revolução no que diz respeito à saúde e beleza do corpo humano.

Sendo que a redução é um dos assuntos de maior interesse nesse contexto.

Na busca pelo emagrecimento, somos bombardeados com técnicas e produtos “milagrosos”, além de falsas informações, que acabam nos frustrando.

A spirulina foi mencionada durante muitos anos como um emagrecedor milagroso.

Mas hoje, o especialista vai tirar todas as suas dúvidas!

Leia agora e aprenda:

– O que é spirulina
– Quais os principais benefícios para o corpo
– Se a spirulina emagrece e como pode auxiliar neste processo

Para que você entenda como a spirulina pode ajudar no emagrecimento, é fundamental entender rapidamente algumas características  sobre ela! Vamos lá:

spirulina emagrece : spirulina em pó O que é spirulina?

Spirulina é uma cianobactéria ou comumente chamada de “alga-azul”, muito similar as primeiras formas de vida que habitaram o planeta. Existem relatos de mais de dois mil anos sobre o consumo desse microorganismo por povos asiáticos, índios, incas, na África.

Que faziam a colheita da biomassa de lagos próximo aos povoados para alimentação própria.

Posteriormente, muitos cientistas passaram a investigar as propriedades nutricionais da spirulina e chegaram a uma importante conclusão:

SPIRULINA É UM SUPERALIMENTO – Isso se deve a sua grande riqueza nutricional, o que na prática significa uma grande diversidade de nutrientes essenciais para o organismo humano em concentrações muito superiores a grande maioria dos alimentos.

Outra característica importante de ressaltarmos é a alta digestibilidade da spirulina no organismo, que aproveita até 95% dos nutrientes presentes.

Todo esse conjunto, rendeu a spirulina o título de “o melhor alimento para o futuro”, conferido pela Organização Mundial da Saúde, sendo capaz de combater inclusive a desnutrição mundial.

Vamos agora, compreender resumidamente as características nutricionais e benefícios da spirulina:

Características nutricionais

Spirulina é fonte de mais de 50 nutrientes essenciais ao organismo humano. Possui em sua composição proteína de fácil absorção, 18 aminoácidos (incluindo todos os essenciais), vitaminas A, D, E, K e todas as do complexo B, ao menos 10 minerais e óleos essenciais.

A spirulina é uma das maiores fontes de beta-caroteno do mundo (10 vezes mais do que a cenoura) e rica em  antioxidantes, como a ficocianina.

Principais Benefícios da Spirulina

  • Nutrição Completa: Consumir spirulina diariamente é uma excelente forma de adicionar muitos nutrientes naturais a sua dieta, isso porque o consumo em cápsulas é prático e eficiente.
  • Energia para o dia-a-dia: Spirulina é rica em muitos minerais, sendo a maior fonte de ferro do mundo, ideal para energizar o seu corpo para as tarefas do cotidiano.
  • Fonte Vegetal de Proteína: Possui a maior concentração de proteína do que qualquer alimento do planeta. Cerca de 60% de sua composição é de proteína de fácil absorção. Ideal para vegetarianos e veganos e todos que desejam fontes saudáveis e menos calóricas de proteína.
  • Poder Antioxidante: Rica em ficocianina, um poderoso e raro antioxidante, além de vitaminas B1 e E, magnésio, ferro, manganês e beta-caroteno, que combatem a ação dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas, como o Parkinson, Alzheimer e câncer.
  • Sistema Imunológico: Seus componentes nutricionais aumentam as células de defesa no organismo, além de estimular o bom funcionamento das células responsáveis por detectar organismos invasores e prejudiciais, reforçando sua imunidade.
  • Beleza: Spirulina é a maior fonte de beta-caroteno do mundo, que auxilia na manutenção da saúde e beleza do cabelo, unha e pele. A presença do magnésio também evita o ressecamento e aumenta o brilho do seu cabelo.

 

Gostou das características nutricionais e benefícios da spirulina? Temos tudo isso detalhado em um post, é só clicar aqui!

Mas você chegou até aqui para saber se a spirulina emagrece, não é mesmo? Então vamos lá!

Spirulina emagrece? Saiba agora!

Como você viu, a spirulina é um alimento de qualidade nutricional avançada e não um emagrecedor milagroso.

Mas agora vamos explicar como ela pode auxiliar você neste processo e o melhor, de forma saudável.

O consumo comercial de spirulina ganhou força nos Estados Unidos na década de 80, quando foi publicado um livro que comprovou a capacidade da spirulina em inibir o apetite (Doctor’s Praise: A Safe Diet Pill—You’ll Never Go Hungry / Elogio do médico: Uma pílula dietética segura – Você não sentirá fome)

A partir deste ponto, a spirulina virou uma febre por lá, e após passar pela revisão das mais rigorosas instituições americanas, como o FDA (Food and Drug Administration).

A spirulina pode ser considerada um alimento dietético, tendo como base os estudos científicos realizados.

Desde então a spirulina vem sendo estudada como agente do emagrecimento saudável, que pode ser de modo direto e indireto.

Vamos então entender:

1. A spirulina pode auxiliar no processo de emagrecimento, estimulando a sensação de saciedade — com a consequente redução da vontade de comer uma quantidade excessiva de alimento.

Isso se deve à elevação dos níveis de aminoácidos no sangue, principalmente a fenilalanina, que estimulam a produção do hormônio colecistocinina que atua no intestino e propicia a sensação de saciedade.

2. Além disso, a spirulina quando ingerida, absorve água e aumenta de volume no estômago, reduzindo a vontade de comer.

Para obtenção desse efeito é recomendada a ingestão de ao menos 2 cápsulas de spirulina, 30 minutos antes da refeição.

Considere ainda que a ingestão de spirulina antes das refeições, devido ao seu elevado teor de proteínas, retarda a digestão, fazendo também com que se sinta menos fome.

3. Outra parte da contribuição da spirulina para o emagrecimento também vem da ação do ácido gamalinoleico.

Ele age na redução do tamanho das células que armazenam gordura (os adipócitos), em especial daquelas da região abdominal, ideal para quem deseja perder “aquela barriguinha”.

4. O desejo de comer doce, que atrapalha muita gente no período da dieta, também pode ser solucionado com spirulina.

Isso acontece pelo mineral magnésio existente no microrganismo, que transforma o triptofano em serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, sendo que a falta de serotonina aumenta a vontade de comer doces.

Gostou?

Aprendemos aqui algumas maneiras de como a spirulina pode auxiliar no seu processo de emagrecimento, mas lembre-se da palavra AUXILIAR!

Não pense que a spirulina emagrece e acredite fielmente nisso! Para atingir seus objetivos e principalmente uma vida mais saudável, você deve equilibrar a sua alimentação com a prática regular de atividade física e assim, os resultados vão aparecer.  Uma vida saudável vale muito mais do que o esforço desproporcional pelo emagrecimento.

Lembra quando falamos que a spirulina é muito rica em ferro? Junto com os muitos nutrientes, ela pode dar “aquele empurrãozinho” para você manter a prática de atividade física regular.

Spirulina é ótima para energizar seu corpo e também recuperar os nutrientes consumidos na sua atividade, de maneira 100% natural.

Além disso, a spirulina é capaz de regular o metabolismo para queima de gordura, facilitando o fornecimento de energia constante e duradoura durante seu exercício.

Então mais do que pensar que a spirulina emagrece, devemos lembrar que é um superalimento, podendo ser consumido com segurança com muitos benefícios para quem busca uma vida em equilíbrio com o corpo.

Agora que você já tem a resposta para o questionamento “ spirulina emagrece? ”, que tal conhecê-la na forma como está disponível para consumo? Acesse o site e conheça todos os benefícios desse superalimento.

Facebook Comentários
Lucas Marder

Lucas Marder

Diretor de Inovação em Ocean Drop
Oceanógrafo com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais envolvendo trabalhos inovadores com microalgas, área que se dedica desde os 15 anos de idade. Ainda jovem foi finalista da International Science and Engineering Fair, maior feira de jovens cientistas do mundo.
Na universidade desenvolveu técnicas inovadoras de cultivo de microalgas e posteriormente atuou internacionalmente, criando novas tecnologias e processos para o setor em Portugal.
No tempo livre, gosta de se reunir com os amigos, cozinhar e viajar para conhecer novas praias.
Lucas Marder

Últimos posts por Lucas Marder (exibir todos)

Curta a Ocean Drop no Facebook!


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial