spirulina emagrece

A spirulina emagrece? Ao contrário do que muitos pensam, a spirulina não é um emagrecedor milagroso. No entanto, sua composição nutricional possui propriedades funcionais que trazem grandes benefícios para quem está buscando a perda de peso.

Vivemos em um tempo de revolução no que diz respeito à saúde e à aparência física do corpo humano. Na busca pelo emagrecimento, é comum sermos bombardeados com técnicas e produtos com promessas “milagrosas”, mas de falsas informações.

Tudo isso acaba gerando frustração e, por muito tempo, a spirulina incluiu-se nessas propagandas enganosas. Mas hoje, você entenderá melhor sobre o assunto com o auxílio de um especialista! Fique ligado na leitura e aprenda:

  • O que é spirulina;
  • Características nutricionais da spirulina;
  • Principais benefícios da spirulina;
  • Como a spirulina pode auxiliar no processo de emagrecimento.

O que é spirulina?

A spirulina é uma cianobactéria, comumente chamada de “alga-azul”, muito similar às primeiras formas de vida que habitaram o planeta.

Existem relatos de mais de dois mil anos sobre o consumo desse microrganismo por povos asiáticos, africanos, índios e incas.

Eles faziam a colheita da biomassa de lagos próximos aos povoados para a alimentação própria. 

Posteriormente, muitos cientistas passaram a investigar as propriedades nutricionais da spirulina e chegaram a um importante consenso:

spirulina emagrece : spirulina em pó

A spirulina é um superalimento! Ela é considerada de tal forma, pois possui grande riqueza nutricional!

A spirulina apresenta enorme diversidade de nutrientes essenciais para o organismo humano em concentrações superiores a maioria dos alimentos.

Outra característica importante para se ressaltar é a alta digestibilidade da spirulina no organismo, que aproveita até 95% dos nutrientes presentes.

Tudo isso, rendeu a spirulina o título de “O Melhor Alimento para o Futuro”, conferido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Compreenda resumidamente a seguir, as características nutricionais e os principais benefícios da spirulina:

Características nutricionais da spirulina

A spirulina fornece gorduras essenciais, como, por exemplo, ácidos oleico gama-linolênico e concomitantes a ácidos nucleicos de baixo conteúdo.

Também possui um teor excepcionalmente alto de vitamina B12, além de betacaroteno, ferro, cálcio e fósforo.

Principais Benefícios da Spirulina

  • Nutrição completa: consumir spirulina diariamente é uma excelente forma de adicionar muitos nutrientes à dieta. Seu consumo pode ser feito através de cápsulas, de modo prático e eficiente.
  • Energia para o dia-a-dia: a spirulina é composta por muitos minerais, como ferro, ideal para dar uma ajudinha para o seu corpo realizar as tarefas do cotidiano.
  • Fonte vegetal de proteína: ideal para vegetarianos, veganos e todos que desejam aumentar a ingestão proteica de forma saudável e menos calórica.
  • Poder antioxidante: apresenta ficocianina na composição, um raro antioxidante, vitaminas do complexo B,  betacaroteno, entre outros, que ajudam a combater a ação dos radicais livres e prevenir o envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas.
  • Sistema imunológico: seus componentes nutricionais contribuem para fortalecer o sistema imune;
  • Beleza: a spirulina é uma interessante fonte de betacaroteno, que auxilia na manutenção da saúde e beleza da pele, por exemplo.

Gostou das características nutricionais e dos benefícios da spirulina? Temos tudo isso detalhado em um blogpost, é só clicar aqui e saber mais para que serve a spirulina!

Você chegou até aqui para saber se a spirulina emagrece, não é mesmo? Então vamos lá!

Spirulina emagrece? Saiba agora!

Como você viu, a spirulina é um alimento de qualidade nutricional impressionante. Agora vamos explicar como ela pode auxiliar no processo de emagrecimento de forma saudável.

O consumo comercial de spirulina ganhou força nos Estados Unidos na década de 80, quando foi publicado o livro Doctor’s Praise: A Safe Diet Pill—You’ll Never Go Hungry (Elogio do médico: Uma pílula dietética segura – Você não sentirá fome), que relatou a capacidade da spirulina de inibir o apetite.

A partir disso, a spirulina virou febre pelo país e passou pela revisão das mais rigorosas instituições americanas, como o FDA (Food and Drug Administration).

Desde então, a spirulina vem sendo estudada como agente de emagrecimento saudável, que pode ser de modo direto e indireto.

Vamos entender melhor então:

1. A spirulina pode auxiliar no processo de emagrecimento estimulando a sensação de saciedade, que, como consequência, reduz a vontade de comer quantidades excessivas de alimentos.

Isso se deve à elevação dos níveis de aminoácidos no sangue, principalmente a fenilalanina, que estimulam a produção do hormônio colecistocinina, que atua no intestino e propicia a sensação de saciedade.

2. Além disso, a spirulina quando ingerida, absorve água e aumenta de volume no estômago, reduzindo a vontade de comer.

Para obtenção desse efeito é recomendada a ingestão de, ao menos, 2 cápsulas de spirulina, 30 minutos antes da refeição.

3. Considere ainda que a ingestão de spirulina antes das refeições, devido ao seu elevado teor de proteínas, ajuda a retarda a digestão, fazendo com que se sinta menos fome também.

4. Outra parte da contribuição da spirulina para o emagrecimento vem da ação do ácido gama linoleico.

Ele age na redução do tamanho das células que armazenam gordura (os adipócitos), em especial daquelas da região abdominal, ideal para quem deseja perder “aquela barriguinha”.

5. O desejo de comer doce, que atrapalha muita gente no período da dieta, também pode ser melhorado com uso da spirulina.

Isso acontece pelo mineral magnésio, existente no microrganismo, que transforma o triptofano em serotonina, responsável pela sensação de bem-estar – a falta de serotonina aumenta a vontade de comer doces.

Gostou?

Aprendemos aqui algumas maneiras como a spirulina pode auxiliar no processo de emagrecimento, mas lembre-se da palavra: auxiliar!

Para atingir seus objetivos de perda de peso e ter, principalmente, uma vida mais saudável, você deve equilibrar a sua alimentação com a prática regular de atividade física!

A spirulina é uma ótima opção como alimento funcional para um up no processo! 

Um estudo que avaliou a relação entre a suplementação de spirulina e o peso corporal, circunferência da cintura, gordura corporal e IMC dos pacientes, observou redução significativa após o uso.

Agora que você já tem a resposta para o questionamento  “spirulina emagrece? ”, que tal conhecê-la na forma como está disponível para consumo?

Acesse o site e conheça todos os benefícios desse superalimento.

Conteúdo escrito por Lucas Marder. Oceanógrafo com mais de 20 prêmios nacionais e internacionais envolvendo trabalhos inovadores com microalgas.