Spirulina para atletas – 9 benefícios para o corpo

por Juliana Pellizzaro | 23 mar de 2016 | em Spirulina - Desempenho

Revisado pela nutricionista Janaína Porto Alegre da renomada Clínica Winner em Florianópolis.


Se você leva uma vida ativa no trabalho, pratica treinos para performance atlética, e gostaria de melhorar seu desempenho sem necessitar de suplementos sintéticos e sem aumentar de forma drástica a quantidade de alimento que consome…

Não deixe de ler este artigo!

Os superfoods vêm se tornando cada vez mais comuns entre os atletas, por serem alimentos naturais com alta densidade de nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes se comparado com alimentos comuns disponíveis no mercado.

Independente do esporte ou atividade física que você pratica, se está procurando um superalimento que oferece energia “limpa”, resistência, força, recuperação pós-treino e benefícios para a saúde, a Spirulina é uma ótima opção.

Neste artigo você descobrirá:

  • O que é Spirulina
  • O que faz dela um alimento tão benéfico
  • Quais benefícios reais este superalimento traz durante as praticas de exercício
  • E qual a melhor forma de consumo

surfista como exemplo de spirulina para atletas

 


 

O que é Spirulina?

A Spirulina é um micro-organismo microscópio chamado por muito tempo de microalga, mas que recentemente foi classificada como uma cyanobactéria de cor verde-azulada.

É considerada pelas Nações Unidas como a resposta para a fome no mundo e aprovado por pesquisas da NASA, que relatam que a Spirulina tem cerca de mil vezes mais nutrientes do que qualquer outra fruta ou vegetal.  As pesquisas da NASA mostram ainda que a Spirulina tem: spirulina para atletas: spirulina em po

  • 300% mais cálcio do que o leite integral
  • 2.300% mais ferro do que o espinafre
  • 900% a mais beta-caroteno do que cenouras
  • Uma das maiores fontes naturais de antioxidantes

Além disso, a Spirulina contém inúmeras vitaminas, minerais e Omega 3 e 6. Possui mais de 60% de proteína em sua composição, a maior concentração de proteína em peso no mundo.

Em atletas de alto desempenho e pessoas praticantes de atividades físicas, esta rica composição acaba trazendo diversos benefícios de forma natural e sem nenhum efeito colateral reportado.

Um dos primeiros atletas a vincular o seu sucesso ao consumo de Spirulina foi Lee Evans, quatro vezes medalhista de ouro americano e quatro vezes titular dos recordes mundiais no atletismo. Evans disse “a Spirulina melhorou a minha forma, me deu velocidade e melhorou a minha resistência, todos os quais resultaram em meus tempos mais rápidos”.

Você também pode melhorar seu desempenho!
Conheça a lista de 9 benefícios do consumo de Spirulina para quem pratica esporte:

Benefícios da Spirulina para atletas

spirulina para atletas : mulher correndo1. A Spirulina é capaz de regular o metabolismo para a queima de gordura

Isto facilita o fornecimento de energia constante e duradoura, levando a uma maior resistência nos exercícios. O que não acontece em suplementos a base de frutose ou géis de carboidratos à base de maltodextrina, que fornecem uma breve explosão, mas não dão resistência ao músculo.

2. Estas algas contém todas as vitaminas do complexo B.

A falta de vitaminas B leva ao mau desempenho atlético e uma diminuição da capacidade de construir ou reparar o músculo. É comum que outros produtos energéticos contenham vitaminas B, mas elas tendem a ser em quantidades mais baixas e são geralmente produzidas artificialmente, o que diminui a capacidade de absorção pelo corpo.

3. As algas não causam mal-estar no estômago.

As algas não contêm ingredientes que irritam o estômago, e de maneira especial a Spirulina é uma alga de fácil digestão já que não possui parede celular, tornando-se ideal para o consumo durante o treino.

Açúcares, cafeína entre outros compostos energéticos consumidos durante os treinos, possuem um alto valor calórico e baixa densidade de nutrientes, necessitando de um maior fluxo sanguíneo para a digestão. Isso leva o corpo a um conflito, já que parte do fluxo sanguíneo tem que ser mantido para o fornecimento de oxigênio dos músculos.

4. A Spirulina contém a maior concentração de ferro do mundo. Surfer in the air

Até 2.300% mais ferro do que o espinafre cru e 28 vezes mais ferro do que fígado bovino!

O ferro é um componente essencial para os glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio ao redor do corpo. Isso significa que ele nos ajuda a produzir energia em nossos músculos.
Quantidades insuficientes de ferro reduzem o consumo de oxigênio e podem levar a sintomas de anemia e redução momentânea do desempenho atlético.

Este formulário de contato está disponível apenas para usuários conectados.

5. Algas fornecem ocorrência natural de óxido nítrico.

Óxido nítrico é um vasodilatador que abre os vasos sanguíneos e facilita o fluxo de sangue para melhorar o desempenho atlético. Como o fluxo de sangue aumenta, mais oxigênio é entregue para os músculos e cérebro do atleta, então a fadiga é reduzida e o foco é reforçado.

Outros produtos energéticos, tais como géis e bebidas esportivas não contêm este tipo de óxido nítrico natural.

6. As algas têm a maior concentração conhecida de antioxidantes.

Quando você se exercita, o seu consumo de oxigênio aumenta 10 vezes. Consequentemente, existe um aumento significativo na produção de oxidantes que podem danificar as estruturas celulares e pode contribuir para a fadiga muscular, alem de gerar radicais livres.

Graças à grande variedade de antioxidantes, tomando Spirulina você combate estes radicais livres, adia a exaustão muscular e impede danos celulares de longo prazo, retardando o envelhecimento.

7. Ótima fonte de proteína.

Todos já sabem que as proteínas são de extrema importância para praticantes de exercício, uma vez que atuam na construção e recuperação muscular. Mas um ponto que poucos se atentam é a qualidade desta proteína.
A proteína a partir de algas é formada por aminoácidos de ótima qualidade. A Spirulina contém 18 dos 20 aminoácidos, incluindo os 9 aminoácidos essenciais que seu corpo não pode produzir, tornando-se uma proteína completa.
Hawaiian Surfer training with rock under water

Estes aminoácidos são rapidamente absorvidos com ajuda das vitaminas B e entram na corrente sanguínea imediatamente, causando:

  • Reparação muscular
  • Diminuição dos danos musculares durante o exercício
  • Bloqueio do que é chamado de dor muscular de início tardio após o treinamento intenso.

8. As algas podem aumentar o foco e diminuir a fadiga

Isto deve-se a muitos fatores, incluindo o óxido nítrico, bem como uma alta concentração de ácidos graxos essenciais, como o Omega-3.
O óleo de peixe tem sido referido como um alimento para o cérebro útil devido à sua alta concentração de ômega-3, mas um fato pouco conhecido é que os peixes não sintetizam Omega-3, eles obtêm ao se alimentar das algas!

9. A Spirulina é uma alga alcalina.

A dieta alcalina pode regular o ph sanguíneo e melhorar o desempenho de um atleta.

Na prática de exercício, são liberadas grandes quantidades de radicais livres e íons de hidrogênio a partir de ácido lático, podendo causar um efeito ácido. A acidez faz com que a hemoglobina se aglutine e reduza a capacidade de transportar ferro ou oxigênio. O resultado é que os músculos e cérebro de um atleta são privados de oxigênio vital, por isso o desempenho potencialmente diminui e a fadiga muscular aumenta.

Gostou dos benefícios? Ainda tem um bônus!!

A Spirulina, assim como outras algas, é produzida a partir de cultivos sustentáveis uma vez que liberam oxigênio e removem o dióxido de carbono, um dos gases causadores do efeito estufa.

A produção requer também pequenas áreas de terra e pequena quantidade de água se comparada com a produção se soja ou carne bovina. Tornando-se uma das culturas mais eficientes do mundo e um composto de nutrição esportiva ético.

Consumo

Mas como eu consumo a Spirulina?

Hoje você encontra Spirulina na forma de cápsulas, que tornam o consumo muito prático. Você pode levar para qualquer lugar para consumir com água, ou ainda pode adicionar as cápsulas em sucos e shakes que alem deliciosos ficam com uma cor linda. Outra opção é na forma de pó, que é menos comum e mais difícil de ser encontrar.

Para praticantes de atividade física que buscam uma melhora no desempenho físico a indicação de consumo são duas cápsulas (1 grama) antes da atividade física e duas cápsulas após o treino, para obter benefícios pré e pós treino. É super prático!

Para atletas profissionais que possuem uma carga de exercícios bastante elevada a indicação é que as doses sejam maiores para suprir as demandas do corpo. Lembrando que esta sobredosagem deve ser sempre orientada pelo seu nutricionista responsável!

Dicas de consumo de spirulina para atletas

Gostou?

Dá uma olhadinha no site, lá você encontra esse superalimento maravilhoso além de outras microalgas e diversas informações interessantes.

Outras dicas estão nas redes sociais da Ocean Drop no Facebook e Instagram, é só acessar e seguir para descobrir mais novidades sobre estes superalimentos! 

Facebook Comentários
Juliana Pellizzaro

Juliana Pellizzaro

Diretora Operacional em Ocean Drop
Oceanógrafa pela Universidade do Vale do Itajaí. Desenvolveu pesquisas com órgãos ambientais e universidades, desde 2012 desenvolve pesquisas com microalgas e atualmente é responsável pelas atividades operacionais da Ocean Drop.
Além da ciência é apaixonada pela natureza e a prática de atividades físicas. Passa seu tempo livre com a família e amigos, curtindo a praia e praticando atividades físicas.
Juliana Pellizzaro

Últimos posts por Juliana Pellizzaro (exibir todos)

Curta a Ocean Drop no Facebook!


Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial