Spirulina para atletas capa

Spirulina para atletas? Isso mesmo! Os superfoods vêm se tornando cada vez mais comuns entre atletas por serem naturais e possuirem alta densidade de nutrientes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes, quando comparado com alimentos comuns disponíveis no mercado.

Além de treinos de alta performance, se você leva uma vida ativa no trabalho ou gostaria de melhorar o seu desempenho em qualquer outra área sem necessitar de suplementos sintéticos… Também não deixe de ler este artigo!

Se está procurando um superalimento que oferece energia, resistência, força, recuperação pós-treino e benefícios para a saúde, a Spirulina é uma ótima opção. Ficou curioso? Neste artigo você aprenderá:

  • O que é Spirulina;
  • 9 benefícios da Spirulina para atletas;
  • Como consumir Spirulina.

O que é Spirulina

A Spirulina é um microorganismo que foi conhecido por muito tempo como sendo uma microalga, especificamente chamada de alga-azul. No entanto, recentemente, foi classificada como uma cianobactéria de cor verde-azulada.

É considerada pelas Nações Unidas como uma opção para acabar com a fome no mundo e foi aprovada por pesquisas da NASA. Está relatado de que 1 g de spirulina equivale a 1 kg de frutas e vegetais. Além disso:

spirulina para atletas: spirulina em po
  • 380% mais cálcio do que o leite integral;
  • 24.000% mais ferro do que o espinafre;
  • Uma das maiores fontes naturais de antioxidantes.

Ainda, a Spirulina contém outras vitaminas, minerais e ácidos graxos. Possui mais de 60% de proteína em sua composição, uma das maiores concentrações de proteína, visto que nos vegetais esse percentual fica em torno de 35%.

Em atletas de alto desempenho e pessoas praticantes de atividades físicas, essa rica composição acaba trazendo diversos benefícios de forma natural e sem nenhum efeito colateral reportado.

Um dos primeiros atletas a vincular o sucesso ao consumo de Spirulina foi Lee Evans, quatro vezes medalhista de ouro americano e quatro vezes titular de recordes mundiais no atletismo.

Evans disse: “a Spirulina melhorou a minha forma, me deu velocidade e melhorou a minha resistência, que fizeram os resultaram mais rápidos em meus treinos”.

Você também pode melhorar seu desempenho! Conheça a lista com 9 benefícios do consumo de Spirulina para quem pratica esporte:

9 benefícios da Spirulina para atletas

1. Capaz de contribuir com o controle de peso

Estar no peso certo é benéfico para o aumento do desempenho de um atleta, contribuindo com uma maior resistência nos exercícios. 

Segundo um estudo, o peso e a gordura corporal, a circunferência da cintura e o índice de massa corporal (IMC) reduziram significativamente no grupo que consumiu o superalimento.

Surfer in the air

2. Possui vitaminas do complexo B

A Spirulina tem teor excepcionalmente alto de vitamina B12. A falta de vitaminas do complexo B favorece o mal desempenho atlético e a diminuição da capacidade de construir e recuperar os músculos.

É comum que alguns produtos energéticos contenham vitaminas do complexo B, mas tendem a ser em quantidades mais baixas e são geralmente produzidas artificialmente, o que diminui a capacidade de absorção pelo corpo.

3. Não causa sensação de mal-estar

As algas não contêm ingredientes que irritam o estômago e, de maneira especial, a Spirulina é uma alga de fácil digestão já que não possui parede celular. Por isso, torna-se ideal para o consumo durante o treino.

É importante ressaltar que o consumo regular também ajudará você a obter os benefícios do superalimento. A Spirulina não precisa, necessariamente, ser consumida apenas durante a atividade física.

4. Boa fonte de ferro

Um estudo indicou que a Spirulina possui bons teores de ferro! Esse mineral é um componente essencial para os glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio ao redor do corpo. Isso significa que ele nos ajuda a produzir energia em nossos músculos

Quantidades insuficientes de ferro reduzem o consumo de oxigênio e podem levar a sintomas de anemia e redução momentânea do desempenho atlético. Veja a Importância da Reposição de Ferro no Combate a Anemia aqui!

5. Estimula a produção natural de óxido nítrico

Óxido nítrico é um vasodilatador que abre os vasos sanguíneos e facilita o fluxo de sangue para melhorar o desempenho atlético. Como o fluxo de sangue aumenta, mais oxigênio é entregue para os músculos e cérebro do atleta, então a fadiga é reduzida e o foco é reforçado.

Outros produtos energéticos, tais como géis de carboidratos e as bebidas esportivas têm essa capacidade. Entenda mais Para que Serve o Óxido Nítrico clicando aqui e lendo o blogpost especial sobre o assunto!

6. Alta concentração de antioxidantes

Quando você se exercita, o seu consumo de oxigênio aumenta em torno de 10 vezes. Consequentemente, também aumenta a produção de oxidantes que podem danificar as estruturas celulares e contribuir para a fadiga muscular, além de gerar radicais livres.

Graças à grande variedade de antioxidantes, tomando Spirulina você ajuda a combater os radicais livres, adia a exaustão muscular e impede danos celulares de longo prazo, retardando o envelhecimento.

7. Contém proteína 

Todos já sabem que as proteínas são de extrema importância para praticantes de exercício, uma vez que atuam na construção e recuperação muscular.

No entanto, um ponto que poucos se atentam é a qualidade da proteína. A proteína de algas é formada por aminoácidos de ótima qualidade.

A Spirulina contém 18 dos 20 aminoácidos, incluindo todos os essenciais. Eles são rapidamente absorvidos com ajuda das vitaminas do complexo B, ocasionando:

  • Reparação muscular;
  • Diminuição dos danos musculares durante o exercício;
  • Bloqueio do que é chamado de dor muscular de início tardio após o treinamento intenso.
Hawaiian Surfer training with rock under water

8. Aumento de foco e diminuição da fadiga

Esse benefício da Spirulina pode ser explicado através de muitos fatores, incluindo a estimulação da produção de óxido nítrico, bem como a alta concentração de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3.

Os pacientes do grupo teste de um estudo controlado por placebo consumiram Spirulina por 8 semanas. Como resultado, ficou relatado que o superalimento pode aumentar a capacidade das pessoas de resistir à fadiga mental e física. 

9. Alga alcalina

A dieta alcalina pode regular o pH sanguíneo e melhorar o desempenho de um atleta. Isso porque na prática de exercício são liberadas grandes quantidades de radicais livres e íons de hidrogênio a partir de ácido lático, podendo causar um efeito ácido.

A acidez faz com que a hemoglobina se aglutine e reduza a capacidade de transportar ferro ou oxigênio. O resultado é que os músculos e cérebro de um atleta são privados de oxigênio vital e, por isso o desempenho potencialmente diminui e a fadiga muscular aumenta.

Gostou dos 9 benefícios da Spirulina? Confira mais 1 como bônus! 

A Spirulina é produzida a partir de cultivos sustentáveis, uma vez que libera oxigênio e remove dióxido de carbono, um dos gases causadores do efeito estufa.

A produção requer também pequenas áreas de terra e pequena quantidade de água, quando comparada com a produção de soja ou carne bovina.

Por isso, torna-se uma das culturas mais eficientes do mundo e um composto de nutrição esportiva ético.

Como consumir Spirulina

Hoje é possível encontrar Spirulina na forma de cápsulas, que torna o consumo muito prático. Você pode levar para qualquer lugar e tomar com água ou, ainda, pode adicioná-las em sucos e shakes que ficam com uma cor linda. Também é encontrada em pó.

Para praticantes de atividade física que buscam uma melhora no desempenho físico, a indicação para consumo são duas cápsulas (1 g) antes da atividade física e duas cápsulas após o treino, para obter benefícios pré e pós treino. É super prático!

Para atletas profissionais que possuem uma carga de exercícios bastante elevada a indicação é que as doses sejam maiores para suprir as demandas do corpo. Lembrando que o ideal é buscar orientação com seu nutricionista responsável!

Dicas de consumo de spirulina para atletas

Gostou?

Dê uma olhadinha em nosso site, lá você encontra esse superalimento maravilhoso que vai ajudar a deixar você mais nutrido, energizado e protegido! Tudo isso por menos de 2 reais ao dia!

Deixamos um presente para você que leu até aqui: um cupom de 15% de desconto na Spirulina e nos outros superalimentos no site da Ocean Drop!

Basta aplicar o cupom “superblog” no checkout para economizar na sua compra!

Outras dicas estão nas redes sociais da Ocean Drop no Facebook e Instagram, é só acessar e seguir para descobrir mais novidades sobre estes superalimentos!

Conteúdo escrito por Juliana Pellizzaro, oceanógrafa pela Universidade do Vale do Itajaí. Desenvolveu pesquisas com órgãos ambientais e universidades, desde 2012 desenvolve pesquisas com microalgas.